Mãe empreendedora que trabalha em casa. Um desafio?

Olá mamãe empreendedora! Tudo bem? Hoje vou contar pra você um pouco da minha rotina de “mãe empreendedora que trabalha em casa”. É muito equilíbrio não é mesmo? Empreender tantas atividades e responsabilidades nos exige certo empenho mental e físico! Mas não podemos perder a calma e a perseverança! Vamos descrever um pouco sobre tudo isso agora!

Mudança de padrão de vida

A minha rotina antes de ser mãe se resumia a trabalho, trabalho e trabalho. Basicamente era isso! Eu almoçava no trabalho, passava o dia todo no endereço dele. Até as compras de mercado quem fazia era meu marido (que sempre trabalhou em horários mais flexíveis).  E com a maternidade, ou melhor com o fato de eu não estar mais trabalhando fora, muita coisa mudou.


VEJA AQUI PORQUE EU FUI DEMITIDA POR SER MÃE

VEJA AQUI PORQUE VOCÊ É UMA MÃE EMPREENDEDORA, E NÃO SABE!

SEJA UMA MÃE EMPREENDEDORA TRABALHANDO EM CASA COMO ASSISTENTE VIRTUAL!


Permanecendo em casa e com um bebê de dois anos eu tinha muitas atividades e responsabilidades bem diferentes das que tinha antes. Em contrapartida, eu participava bastante do desenvolvimento do meu filho. Mas junto com esta oportunidade, veio também a responsabilidade de cuidar com zelo e bastante participação ativa da manutenção e limpeza da casa.

E assim fui abraçando minha vida de mãe que trabalha em casa, preparando almoço diariamente (eu almoçava fora, lembra?), passeando no parquinho com frequência com Estêvão e ainda lidando com toda organização da casa. E você sabe que é complicado lidar com isso e uma criança de 2-3 anos em casa. Nesta época Estevão não estava estudando.

A descoberta do Empreendedorismo

Quando meu filho tinha 3 anos eu descobri o empreendedorismo digital. Contei detalhes desta descoberta aqui. Neste momento já visualizei a oportunidade de trabalhar em casa e mais que isso: gerar renda!



SER MÃE EMPREENDEDORA EQUILIBRA A ROTINA DA MULHER MÃE E PROFISSIONAL!

VOCÊ QUER TRABALHAR EM CASA MAS NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR? VOCÊ PRECISA CONHECER O CURSO COMO SER ASSISTENTE VIRTUAL!


Era algo formidável e muito sonhado! Todavia era desafiador, já que eu deveria equilibrar mais esta atividade na minha rotina. Mas continuei perseverando e criei toda estrutura do blog que você já conhece.

Equilibrar a vida de mãe empreendedora que trabalha em casa não tem sido fácil! Até porque empreender não é sinônimo de trabalhar apenas. O que de certa forma torna este processo mais fácil, é que o Estêvão já tem 5 anos e está na escola. Ele estuda no período matutino, e eu faço tudo que não consigo fazer com a presença dele neste período.

O lado positivo de ter escolhido o empreendedorismo digital é que consigo trabalhar não só em casa. Na verdade eu só preciso de um celular com internet para realizar a maioria das atividades relacionadas ao blog. Isso facilita muito!

Mas o segredo mesmo é contar ao menos com uma diarista duas vezes ao mês para lidar com a limpeza da casa! Vida de dona-de-casa não tem fim (e não trás renda né)!

A vida da mãe que trabalha em casa

Eu costumo dizer que a mãe que trabalha em casa trabalha mais. Isso por que ao executar as atividades competentes ao trabalho que te gera renda, você estará em casa, em meio à atividades da casa que precisam ser realizadas.

Um grande exemplo é ligar o computador para desenvolver algo pensando nas roupas que precisam ser estendidas logo após a máquina concluir o processo de lavagem! Com isso, afirmo que a mãe que trabalha em casa trabalha em dobro.

Mesmo contratando frequentemente alguém para cuidar da manutenção da casa, nós que trabalhamos em casa temos o pensamento envolvido nas coisas que precisam ser feitas. E não é fácil driblar isso! Quando há filhos pequeno na situação então, só aproveitando a ausência deles (ou quando estão dormindo) para executar uma tarefa pertinente ao trabalho de fato.

Se você pode contar com avós ou parentes como rede de apoio para cuidar de seu filho por alguns instantes para trabalhar em casa, excelente! Só não torne isso rotina! Mas uma vez na semana, por exemplo pode ser saudável até mesmo para as crianças. Por aqui conto com as vovós!

A mãe empreendedora pode trabalhar fora de casa

A maior vantagem de ser mãe empreendedora é justamente esta: trabalhar onde quiser! É justamente por esta flexibilidade que o empreendedorismo tem ganhado cada vez mais a atenção de mulheres e principalmente mamães.

Esta oportunidade de decidir o momento de trabalhar e onde é muito oportuno para as mães que desejam conciliar a vida profissional com a maternidade. Todavia elas acabam por trabalhar mais. Mas isso também não é problema, já que o “problema “maior foi solucionado (permanecer com o filho).

Eu mesma noto que trabalho mais que quando saía todos os dias e permanecia fora integralmente. Acontece de todos estarem dormindo e eu estar no computador organizando conteúdo.

Em contrapartida eu posso dormir tarde no dia seguinte. Posso ir malhar na academia a hora que eu achar mais conveniente! E tem também as consultas médicas das crianças né. Quando eu trabalhava fora me criticavam por levar meu filho ao médico, já que precisava faltar e solicitar atestado!

Filhos pequenos facilitam a rotina?

Atualmente, trabalhando em casa com uma criança de 5 anos, minha conclusão é que seu meu filho fosse menor (um bebê), minha rotina seria facilitada! Quando ele era bebê eu trabalhava fora, então comecei a usufruir desta vida de mãe empreendedora que trabalha em casa com ele mais grandinho.

Esta minha conclusão só é válida se o seu bebê tiver rotinas diárias estabelecidas, como a hora da soneca. Estêvão tem 5 anos mas faço meu tempo render quando ele tira aquela soneca no meio da tarde! E é justamente pela ausência delas que considero mais difícil a rotina de trabalhar em casa e driblar os cuidados que uma criança em fase escolar exige.

Quanto maior seu filho, mais a sua presença é requisitada na educação dele. Sua presença deverá ser mais recorrente em tarefas escolares, atividades na escola e por aí vai.

Desafios comuns na educação infantil deverão ser encarados de um modo diferente quando a criança entra na escola. Um desafio a mais para a mãe empreendedora que trabalha em casa não é mesmo?

VOCÊ CONHECE A EDUCAÇÃO INFANTIL EMBASADA NA DISCIPLINA POSITIVA?

A minha sugestão é que você crie toda estrutura do seu negócio preferencialmente antes do seu filho iniciar na escola! É ilusão achar que por ele estar na escola você terá mais tempo em casa.

Na verdade, o que acontece é que você terá meio período de ausência dele. Mas em contrapartida, ele fase escolar demanda muito cuidados e presença que são difíceis de serem substituídas por outra pessoa (talvez o pai, apenas). Por exemplo, a demanda dos deveres de casa, que aumentam conforme a idade escolar aumenta.

Equilibrista ou Equilibrada?

Já se perguntou isso? Eu já! Aliás eu vivo pensando nisso e não tenho a resposta! Entretanto, tudo mudou quando a Cláudia (do blog mães que trabalham em casa) me apresentou o projeto da Prospera, cujo propósito é buscar a prosperidade de forma integral, beneficiando famílias e incentivando as pessoas a viverem para a Glória de Deus em tudo.

O foco da Prospera é o empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, crescimento espiritual, treinamento de liderança, coaching e inovação. E foi em uma das reuniões que conheci o livro “equilibrista ou equilibrada?”

Durante minha leitura descobri que eu estava mesmo era desequilibrada! E esta realidade é bastante comum, principalmente se considerarmos um mãe empreendedora trabalhando em casa!

Não tem como negar, mas uma casa já tem tantas atividades, então uma mãe que trabalha em outras atividades (mas também em casa), quase surta!

Eu fui uma dessas mães! E li este livro no momento adequado! Muitas de nós somos equilibristas ou até tentamos ser. Agora equilibrada? Não, a grande maioria sequer é! Sabe porque? A visão que adquiri com este livro é a de que o equilíbrio vital é o emocional!

Se estamos equilibradas emocionalmente, Somos equilibradas! Quando isso não acontece, abre uma grande lacuna para a depressão ou até mesmo um transtorno de ansiedade.

Afim de não colocar a família toda em risco, sugiro fortemente que você leia este livro (estou falando sério)! Além de tratar do assunto que mencionei anteriormente, ele trata também sobre questões da autoimagem equilibrada, equilíbrio das múltiplas funções (específicos para nós mães).

Como lidar com a cobrança (ela é um passo para você entrar e desequilíbrio sabia?), equilibrar as finanças e ainda os 10 passos práticos para uma vida equilibrada. Isso foi um resumo, pois o livro contempla muito mais conteúdo de valor! Clique abaixo e confira!

LIVRO EQUILIBRISTA OU EQUILIBRADA?

Concluindo

Agora quero saber de você! É uma mãe que trabalha em casa ou fora dela? Conte pra mim nos comentários. Vamos conversar sobre a rotina da vida de mãe! Ah, curta e compartilhe este artigo! Tenho certeza que você conhece uma mamãe que precisa deste conteúdo! 😃Abraços!

 

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    2 Comentários

    1. Bruna

      Olá, eu gostaria de saber como comprar o livro.. não consegui pelo link.

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.