Experiência do Lar, de Devi Titus : Resenha do livro mudou minha vida em família!

Mulher, esposa, dona-de-casa e mãe

A minha experiência do lar teve início de fato após o nascimento do meu filho. É nítido que sem filhos, é muito mais tranquilo cuidar da rotina e manutenção da casa não é mesmo?

Mas aí, eu fui demitida após ser mãe. E tudo mudou na minha vida! Inclusive a minha rotina de dona-de-casa.

Não há como fugir, se você escolhe trabalhar menos ou ainda ser uma mãe empreendedora, você precisa abraçar os cuidados e manutenção com a casa. A não ser, claro, que você seja rica!

A experiência do lar

Entretanto, foi recentemente que descobri o livro A Experiência do Lar, da autora Devi Titus e sua filha Trina. Este livro me transformou como mulher, esposa e mãe! E neste artigo você vai descobrir porque.

O livro a Experiência do Lar

O livro é dividido em três sub capítulos :

  • O LAR: um lugar de amor
  • O LAR: um lugar de paz
  • Estilo de vida no LAR
  • Guia da Mentora

E vamos explorar resumidamente cada subcapítulo agora!

O LAR: UM LUGAR DE AMOR

Aqui Devi e sua filha retratam sobre os princípios essenciais da experiência do lar. Embora eu até já conhecesse esses princípios, confesso que fiquei impactada pela forma que o conteúdo foi exposto.

Guardiã do lar

Algo bastante forte que foi mencionado é que a mulher é a guardiã do lar. E que o lar é a base da sociedade humana.

A-experiência-do-lar-2-1

É dentro do lar que se define valores e principalmente, que se define o caráter de quem vive nele. Aliás uma casa não é necessariamente um lar. São os vínculos que vão possibilitar isso.

Guardiã, significa que ela está por dentro de tudo o que flui dentro do lar. A mulher deve estar e ser presente na vida do esposo, cuidados com a casa e não menos importante filhos.

Também significa manter a paz dentro do lar. Você já observou que se a esposa não está bem, muito provavelmente o lar também não estará?

Com sabedoria se constrói a casa, e com entendimento ela se fortalece. Pelo conhecimento seus cômodos se enchem de toda espécie de bens preciosos e desejáveis. PROVÉRBIOS 24:3-4

O Princípio da Mesa

A mesa é o lugar criado por Deus para proporcionar redenção e conexão entre pessoas.

Você já observou que a mesa é um lugar de negociações familiares? É lá que os conflitos familiares são negociados.

Conflitos de casamento, entre pais e filhos (principalmente os adolescentes) e ainda as reuniões de família!

A experiência do lar (4)

O princípio do também

Sabe aquela questão de fazer algo além do necessário? Esse princípio é justamente sobre isso!

Isso para que você, como guardiã do lar sempre esteja fazendo além da medida, do “necessário”. Um exemplo é, após tomar banho, tire você mesma os cabelos do ralo. Pra quê deixa isso para depois?

Este princípio tem muito a ver com quem vive postergando as atividades diárias que precisam ser feitas. E ainda, para alguns isso pode ser entendido como preguiça.

Use o que você tem

Você foi fiel na administração dessa quantia pequena, e agora lhe darei muitas outras responsabilidades. Venha celebrar comigo. MATEUS 25:21

Este princípio abrange três elementos: fidelidade, administração e consequências.

A alegria, a realização e a prosperidade estão diretamente relacionadas a assumir responsabilidade por multiplicar o que temos, a aproveitá-lo ao máximo.

O princípio da Honra

Amem-se com amor fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros. ROMANOS 12:10

É impossível passar pela experiência do lar sem a honra. A honra é o ingrediente essencial para todo relacionamento saudável.

Honrar pai e mãe com certeza você já sabe. Mas honrar o seu marido mesmo que ele não seja uma pessoa honrada é a premissa.

Relacionamento entre pais e filhos

Certamente, é impossível viver esta experiência negligenciando os filhos! Os filhos são presentes de Deus para o casal. E neste livro, Devi e sua filha ensina muita coisa “óbvia” sobre a criação de filhos.

A experiência do lar (1)

Porém, se você não está acostumada a praticar tudo que lê, vale a leitura das referências Bíblicas deste capitulo!

Dinâmicas de personalidade

Fui surpreendida neste capítulo! Eu não conhecia os tipos de personalidade e fiquei maravilhada ao conhecer e nomeá-las. O livro ensina a nomear a sua personalidade, assim como a deu seu esposo e filhos.

Posteriormente, há a solução de conflitos familiares tendo como premissa o tipo da personalidade de cada um! Não é incrível?

O LAR: UM LUGAR DE PAZ

Neste capítulo há trés subtítulos que descrevem a ordem da administração de prioridades, organização da casa e até mesmo a limpeza da casa!

Prioridade

A experiência do lar necessita cumprir a ordem de prioridade adequada para que você possa desfrutar de verdade de tudo que tem, inclusive da família.

E logo no início a autora nos diz que Deus, o temos NELE deve ser a primeira prioridade. A segunda deve ser o seu esposo, e não os filhos como certamente muitas mães pensam!

A experiência do lar (5)

Os benefícios de uma família que tem como centro o casamento são grandes tanto para os filhos como para os pais.

Aliás, acreditem e pasmem (por que eu pasmei!). Os filhos são nossa quarta prioridade! Até mesmo os cuidados e manutenção da casa estão antes deles!

Óbvio que tudo é explicado e muito bem justificado no livro, através de experiências e claro da Palavra de Deus, da Bíblia.

Organização da casa

Logo que li este capítulo imaginei que a autora iria destinar todo o serviço de casa para as mulheres. Mas eu estava enganada.

A-experiência-do-lar-7

Todo o trabalha de manutenção, cuidados e organização do lar deve iniciar com a mulher única e exclusivamente por que as mulheres levam mais jeito para a execução deste tipo de tarefa.

Entretanto, é papel dela ensinar os filhos a cumprirem também estas tarefas e também administrar todos os trabalhos domésticos para que inclusive o esposo aja de modo a colaborar.

A autora oferece dicas práticas para organizar cômodo por cômodo, passos práticos e até dicas de lavagens de roupas.

Limpeza

Este capitulo foi temido por mim. Eu odeio faxina! E estava de fato receosa do que ia ler. Mas fiquei surpresa com todo o conteúdo.

Foi através do livro A Experiência do Lar que passei a enxergar com outros olhos os “terríveis” momentos de faxina e manutenção da casa.

A-experiência-do-lar-9

E eu precisava resolver esta questão para poder administrá-la e colocar a família toda para contribuir não é mesmo?

E foi nesse momento que o livro me ajudou muito! Além das dicas mega detalhadas, Devi conseguiu unir a gratidão ao fato de eu sentir prazer em manutenir algo meu. Confesso que nunca havia pensado assim! O livro me abriu os olhos!

Estilo de vida no lar

Neste capítulo é ensinado e incentivado a hospitalidade, o simples fato de “como receber convidados em casa”.

Regras de boas maneiras (etiquetas) também são explanadas aqui. Dicas de decoração da casa também.

Mas a parte mais interessante que achei (dentre tantas outras…) foi as dicas de culinárias juntamente com o acervo de receitas pessoais! Muito legal esta parte!

A-experiência-do-lar-8

Guia da mentora

Nesta parte as autoras nos entusiasmam a repassar tudo que aprendemos neste livro para novas mulheres através de mentorias.

E para esta realização, há toda uma orientação muito bem elaborada. E esta é baseada, assim como boa parte do livro, no versículo à seguir:

Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. TITO 2:3

Tenho certeza que este livro será bastante útil para você! Caso se interesse, clique aqui! E conta pra mim nos comentários como sua vida mudou após a leitura hein!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.