30 ideias de decoração de cozinha com prateleiras para você se inspirar

A decoração de cozinha com prateleiras são uma tendência. Entretanto muitas pessoas ainda deixam de aproveitá-la justificando que com prateleiras expostas haverá mais locais para a poeira assentar.

Isso até pode ser verdade. Mas cá entre nós, aberto ou fechado, TODOS os locais de armazenamento da cozinha precisam receber uma limpeza não é mesmo?

Então, vamos conferir alguns tipos, modelos e ainda tirar dúvidas sobre como inserir na aí uma decoração de cozinha com prateleiras. É mais fácil que você imagina. E até barato em muitos casos. Vamos lá?

Como fazer a decoração de cozinha com prateleiras?

Basicamente você pode inserir prateleiras onde haveria armários fechados com portas. Mas não é bem assim.

A cozinha é um dos ambientes que mais precisa de funcionalidade organização. É por isso que o uso de prateleiras é uma dica valiosa para quem deseja tudo à mão e muita praticidade.

Todavia há alguns modelos que vão harmonizar mais ou menos com o seu ambiente real. E é isso que veremos agora.

Uma dica imprescindível que sempre forneço é que você valorize o espaço da cozinha que tenha maior alcance visual. Aquele em que ao entrar no ambiente você logo vê. Insira as prateleiras neste espaço.

Outra dica é estar atenta ao que colocar em cima da prateleira . Não adianta nada ela estar bagunçada não é mesmo? Você pode colocar alguns itens na prateleira como:

  • Plantas (jibóia é lindo)
  • Objetos decorativos (pratos, relógios)
  • Aquelas louças incríveis (perfeitamente organizadas)
  • Garrafas de vinho
  • Faqueiros
  • Aquele eletrodoméstico lindo
  • Mantimentos em potes

O material da prateleira não é muito difícil de errar. Na maioria das vezes será mdf. Mas e a cor? Isso sim é algo particular e que vai transmitir com toda certeza a identidade da sua cozinha.

Quanto ao modelo, não se engane achando que todas são iguais. Não são. Há prateleiras com maior e menor profundidade (o mínimo costuma ser 35 cm para armário superior).

VOCÊ PODE GOSTAR:

COMO A SUSTENTABILIDADE PODE SE ENCAIXAR NA DECORAÇÃO?

Há aquelas apropriadas para armazenar livros de culinária, temperos. Aquelas que são fabricadas em vidro, ferro, aço inox. E isso sem contar com as formas de fixação disponíveis no mercado.

Há também as chamadas prateleiras criativas, que em alguns casos acabam se assemelhando mais à nichos que prateleiras.

Nichos possuem as formas fechadas. Prateleiras são totalmente abertas e lineares

Vamos aos exemplos?

Acima você confere prateleiras de madeira. Na verdade são prateleiras estruturadas lateralmente (quase um nicho). É uma solução bem barata se você não tem condição de fazer armários sob medida. Entretanto o que vai fazer diferença são os utensílios que você vai colocar em cima das prateleiras.

decoração de cozinha com prateleiras 28

Mais uma vez as prateleiras estruturadas. Todavia nessa cozinha ela é coadjuvante, já que a geladeira roda e vintage ocupa o personagem principal.

decoração de cozinha com prateleiras 27

Agora sim temos um nicho. E vermelho, para contrastar bastante a louça branca de decoração e o fundo amadeirado.

decoração de cozinha com prateleiras 26

Tons madeirados, preto e branco. Não tem erro! Na imagem acima as prateleiras são fixadas com mão francesas metálicas pintadas. Lembrando que o espaço entre uma prateleira e outra deve ser de no mínimo 40 cm. Todavia isso vai depender das suas intenções de armazenamento nela.

decoração de cozinha com prateleiras 25

Prateleiras ou Nicho criativo. Tão criativo que tem até gavetas (bem minúsculas!). O interessante da cor branca é que ela vai destacar o que você colocar de colorido na prateleira.

decoração de cozinha com prateleiras 24

Prateleira estruturada com multimateriais. Laterais em madeira, prateleira em mdf (provavelmente, pela foto) e estrutura do fundo de aço. Aí soma-se a isso o fundo azul para gerar aquele contraste que a gente ama.

decoração de cozinha com prateleiras 23

Esse é um armário aberto com nichos. Mas se sua intenção é expor o que há de belo na cozinha, ele cumpre a função. E fabricado em cor clara dá um realce para as louças expostas.

decoração de cozinha com prateleiras 22

Obviamente eu não recomendo bancada de madeira ou mdf. Já as prateleiras você pode optar por esses materiais, embora mesmo assim ela não poderá ver água hein. Na imagem vemos prateleiras soltas fixadas com mão francesas de madeiras.

Se você tem um revestimento com cor ou textura diferenciada na parede e deseja muito valorizar isso, use prateleiras. Justamente por não ter fundo, vai gerar um contraste bem marcante.

decoração de cozinha com prateleiras 21

A decoração de cozinha com prateleiras não precisa seguir regras. E na foto acima temos uma fuga delas. Prateleiras soltas porem possuem laterais e tipo um móvel solto, que você o coloca onde quiser. Esta aí é fabricada em mdf branco. E esse material branco com um fundo de outra cor…já gera aquele contraste com os utensílios decorativos.

decoração de cozinha com prateleiras 20

Essa prateleira ficou por conta dos detalhes. Sim , observe o que há em seu interior: temperos, louças em porcelana com texturas, objetos madeirados. Abuse desses detalhes.

decoração de cozinha com prateleiras 19

Mais uma vez, gere contraste na sua cozinha colocando a prateleira na parede onde tem aquele revestimento incrível! Na imagem as prateleiras são de mdf e são fixadas com mão francesa de ferro.

decoração de cozinha com prateleiras 18

Prateleiras diferenciadas. E porque não? É um suporte para pratos.

Prateleiras com estruturas laterais, que mais se assemelham a uma estante não acham? Mas o mais interessante é que se a parede ao fundo não fosse verde, ela não teria o destaque que tem.

decoração de cozinha com prateleiras 16

Consegue ver a textura ao fundo? Pois soma-se a isso os tons de branco mais os objetos inseridos. Nota-se que é predominante uma tonalidade na decoração além do branco. No caso, são muitos tons de rosa.

decoração de cozinha com prateleiras
decoração de cozinha com prateleiras 14

A prateleira é o destaque. Mesmo a parede no fundo tendo um revestimento interessante, o material madeirado da prateleira é sobressalente.

decoração de cozinha com prateleiras 13

Esse nicho estiloso e criativo cumpre bem o papel de prateleiras, concordam? E o modelo acima ainda tem um diferencial, que é o porta pratos. Observe só!

decoração de cozinha com prateleiras 11

Novamente um nicho com estilo que cumpre a função de prateleira. E com local para pendurar pano de prato!

decoração de cozinha com prateleiras 9

Contemporânea. É assim que defino esse modelo de prateleira. O modo de fixação dela é totalmente visível e faz parte do seu design. É feita com dois mateirais: ferro e mdf. E pra finalizar, os potes de mantimentos na decoração.

decoração de cozinha com prateleiras 7

Prateleiras porta pratos! Exatamente! E essa foi fabricada em madeira!

decoração de cozinha com prateleiras 6

É um mini nicho com espaço para panos de parto também. Ou quaisquer outra coisa para pendurar.

decoração de cozinha com prateleiras 5
decoração de cozinha com prateleiras 4

Observe o diferencial do verde da planta na decoração da prateleira acima. A prateleira de madeira com fixação de mão francesa de ferro pintada de preto realça bastante.

decoração de cozinha com prateleiras 3

Sabe quando você tem um nicho na parede? É literalmente uma espécie de “buraco”. É para otimizar o espaço você encaixa prateleiras nele. É a solução da imagem acima.

decoração de cozinha com prateleiras 2

Quando o branco está em tudo, até na fixação. Observe na imagem!

decoração de cozinha com prateleiras 1

E quando você junta muitas prateleiras em uma parede? Fica uma espécie de “painel” de prateleira e fica lindo! Só tome cuidado com as alturas.

decoração de cozinha com prateleiras 5

Observe a fixação das prateleiras acima. São suspensas por uma estrutura preta em ferro! Não é demais!

decoração de cozinha com prateleiras 2

Nichos e mais nichos! Há quem goste, mas eu prefiro prateleiras!

decoração de cozinha com prateleiras 4

A madeira nessas prateleiras não estão nelas, e sim na decoração!

Concluindo

Está sem grana extra? A prateleira é uma excelente opção. Mas onde colocar? Analise o melhor local ao entrar na cozinha, é interessante que ela seja vista, já que o objetivo também é decorativo né. Todavia você pode optar por acima de pia.

Isso porque de qualquer modo armários acima de pia tem o inconveniente de abrir as portas e estas acabarem batendo em quem estiver lavando louça…então este acaba sendo um ótimo local para prateleiras!

Curtiu esse artigo? Salve as imagens no Pinterest e comenta qual dica de decoração você quer ver no próximo artigo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.