Os primeiros dias de amamentação
Os primeiros dias de vida do recém-nascido, são também os primeiros dias de amamentação, momento de aprendizado dele e também da mamãe que amamenta.
É natural sentir-se confusa e em dúvida quanto a estar ou não amamentando corretamente. Aliás, há mesmo um jeito certo para algo aparentemente instintivo?
Informação é a base de tudo! Assuntos como os primeiros cuidados com a gravidez, trabalho de parto, parto, pós-parto, cuidados com o recém-nascido e até mesmo os primeiros dias de amamentação do bebê são tratados em um curso para gestante online!
Super recomendo que você participe de um. Somente assim você conquistará a segurança necessária para enfrentar a hora h.
A pega correta é realizada quando o bebê abocanha toda a aréola. Quando a pega esta errada, amamentar provoca dor e até fissuras nos mamilos, causando até mesmo sangramento.
Muitas mães acabam desistindo da amamentação por conta das dores, sem a informação de que a pega está errada. A amamentação iniciada com a pega correta, não dói.
Verificando a pega
Há alguns critérios que caracterizam que o bebê está com a pega
correta. Vejamos:
- O bebê deve estar com a bochecha cheia.
- O queixo do bebê encosta na mama da mãe
- A boca do bebê deve estar como boca de peixe: lábios para fora e não para dentro
- Quando o bebê engole, você enxerga os movimentos maxilares dele
- O bebê não pode fazer barulhos semelhantes aos de estalos durante a sugada
- A parte inferior da aréola da mama deve ficar completamente coberta pela boca do bebê
O que contribui para o bebê não pegar corretamente o peito da mãe?
A distância entre mãe e filho compromete muito a pega errada. É exatamente neste momento que o hormônio ocitocina inunda a mãe, daí a importância do alojamento conjunto após o parto.
Agora entende-se a razão deste hormônio também ser chamado “hormônio do amor”. Ele é responsável pela descida do leite, e por isso este momento não pode ser postergado. Ao nascer o bebê de ficar com a mãe.
Há quem diga que a chupeta não comprometa a amamentação, mas por experiência própria, digo que ela simplesmente confunde a criança. O bico da chupeta é diferente do mamilo do seio da mãe.
Sugar a chupeta é como sugar um canudo. E quando o bebê pega o seio errado, ele suga como um canudo, como um chupeta. Assim acontecem as fissuras nos mamilos.
Caso a amamentação persista, é necessário que o bebê aprenda de novo a pegar o seio corretamente.
Como corrigir a pega?
A pega correta deve ser verificada e corrigida nos primeiros dias de amamentação da criança.
E se não for corrigida a tempo, haverá grandes chances da mãe desistir da amamentação, já que a pega incorreta provoca dores e fissuras.
O primeiro passo para garantir a pega correta é posicionar o bebê de barriga com barriga, de modo que fique confortável para você.
Coloque a cabecinha do bebê frente ao peito, posicione com o seu polegar e indicador (fazendo um “C”) fazendo uma pinça na aréola para ajudar-la entrar na boca do bebê.
Vá puxando levemente o queixo do bebê para que ele vá abrindo mais a boca. Agora faça a verificação dos itens acima para confirmar a pega.
Relato dos meus primeiros dias de amamentação
Os primeiros dias de amamentação tive algumas dificuldades acerca da confusão de bicos que o Estêvão fez (ofereci chupeta), e com isso os bicos do meu seio se machucaram, fissuras leves, mas muito doloridas.
Passei de tudo que era indicado para cicatrizar, e nada funcionou. Nunca pensei em desistir, porém a amamentação já era algo que me gerava pavor.Fui orientada a procurar um banco de leite.
E lá ensinaram-me como fazer a pega correta com meu bebê, indicaram-me uso de óleo dersani no local das fissuras e concha ante empedramento.
O óleo é um óleo semelhante ao óleo de cozinha (visualmente). E não tem problema o bebê sugar ele ao ser amamentado.
O bom da concha é que ela evita que a área machucada fique em contato direto com outra barreira como sutiã ou protetor comum de seio.
Com essas orientações, finalmente consegui passar pelos primeiros dias de amamentação tranquila, cicatrizar as áreas machucadas e amamentar o meu filho por mais seis meses.
Como foi os primeiros dias de amamentação do seu bebê? Conte pra mim nos comentários!
LEIA TAMBÉM
VEJA COMO FOI OS MEUS PRIMEIROS DIAS DE AMAMENTAÇÃO
COMPROVADO! ESTE GUIA DA AMAMENTAÇÃO VAI TE AJUDAR A NÃO DESISTIR DELA!
Pingback: viajar para Nova Iorque com bebê
Pingback: Os medos que acompanham o pós-parto: você sentiu?
Pingback: Bolsa da maternidade do bebê e da mamãe: Você sabe o que levar?
Pingback: Amamentação: benefícios para o seu bebê - Bebê de Pano | BLOG
Pingback: Amamentação em livre demanda ou rotina? Minha experiência!
Pingback: Amamentação Noturna: Pode ou não pode? A verdade por trás da polêmica!
Pingback: Como conquistei a independência financeira através de negócio online!
Pingback: Fórmula Infantil e Composto Lácteo. Afinal, qual é a diferença?
Pingback: Confira 7 dicas de como economizar no enxoval do bebê!
Pingback: Regra dos 5 s para acalmar o bebê: entenda o que é a exterogestação.
Pingback: Comprovado! Este Guia da Amamentação vai te ajudar a não desistir dela!