Fórmula Infantil e Composto Lácteo. Afinal, qual é a diferença?

A alimentação infantil

É notório, e todos sabem que a amamentação deve ser incentivada como única alternativa para a alimentação do bebê, principalmente nos primeiros seis meses de vida.

Entretanto, há circunstâncias em que ela não é possível. E é neste momento que muitas mães entram em extrema confusão com tantos conceitos de “leite” infantil.

E para complicar ainda mais a confusão, há inúmeras variedades, tipo e até marcas deste tal leite infantil, que na verdade não é leite, como vamos descobrir.

ACALME O SEU RECÉM-NASCIDO COM O CONCEITO DA EXTEROGESTAÇÃO!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS PRIMEIROS DIAS DA AMAMENTAÇÃO!

A Fórmula Infantil

O leite materno é perfeito, mas quando não é possível oferecê-lo ao bebê, deve-se substituí-lo por fórmula infantil, e não por leite de vaca. E se isso não ocorrer, o desenvolvimento do bebê pode ser prejudicado.

fórmula infantil ou composto lácteo

É impossível imitar o leite materno em todos ou quaisquer aspecto, todavia as fórmulas são desenvolvidas com este objetivo.

As Fórmulas Infantis são compostos nos quais se utiliza a proteína isolada do leite de vaca e/ou soja, intactas ou hidrolisadas (quebradas) e todos os nutrientes acrescidos separadamente, nas quantidades e proporções indicadas para os lactentes até o primeiro ano de vida.

As fórmulas possuem algumas fases e ainda algumas específicas, como veremos a seguir:

Fase Prematuro

 Esta composição é diferenciada para oferecer os nutrientes que um bebê prematuro precisa. Geralmente possui mais proteínas, misturas e gorduras balanceadas, além de ácidos graxos específicos.

Fase 1

É a fórmula de partida, indicada para bebê do nascimento até os 6 meses de vida. A lactose é o principal carboidrato e são acrescidas de amido, sacarose e maltodextrina.

fórmula infantil ou composto lácteo (1)

Segundo João Coriolano Rego Barros, pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria, “O teor protéico é maior que o do leite materno e as gorduras podem ser acrescidas de óleos vegetais com a finalidade de melhorar a digestibilidade.

Fase 2

São as chamadas fórmulas de seguimento. Mesmo que um bebê de 6 meses já esteja desmamado, ele precisa ser alimentado por uma fórmula de seguimento até o primeiro ano de vida. Nesta fase, as fórmulas infantis apresentam teor maior de ferro.

AR ou Antirefluxo

Esta fórmula infantil láctea é um pouco mais engrossada, foi criado exclusivamente para bebês que apresentam regurgitação – o refluxo gastroesofáfico. 

Fórmula sem lactose

Foi criada para crianças com intolerância à lactose. É indicado para bebês que passaram por alguma patologia cujo sintoma foi diarréia persistente, alterando a flora intestinal e reduzindo a produção da enzima que digere a lactose (lactase).

HA – Hipoalergência

Fórmula Infantil à base de proteína do soro do leite parcialmente hidrolisada, o que confere uma característica hipoalergênica ao leite, sendo indicada para crianças com histórico familiar de alergia ao leite de vaca (APLV).

Fórmula a base de soja

É uma fórmula que pode atuar como substitua para crianças maiores de seis meses que são alérgicas a proteína do leite de vaca, com intolerância a lactose ou até mesmo optam por uma alimentação vegana. São feitas à base de proteína isolada de soja, isentas de lactose e sacarose.

fórmula infantil e composto lácteo

O Composto Lácteo

Composto lácteo são leites cujos componentes foram trocados para melhor benefícios das crianças acima de 1 ano de idade.

Nele as gorduras saturadas presentes no leite de vaca são retiradas, e são substituídas por gorduras vegetais.

COMO INICIAR A INTRODUÇÃO ALIMENTAR INFANTIL?

QUAIS OS UTENSÍLIOS PARA INICIAR INTRODUÇÃO ALIMENTAR INFANTIL?

Composto Lácteo, não é leite! Isso porque em sua composição ele apresenta 51% (no mínimo) de mistura de leite com ingredientes como óleos vegetais, leite reconstituído, canola, soja, açúcar e outras substâncias químicas que acabam por influenciar no sabor e aroma.

Afinal quando o bebê vai tomar leite de vaca?

Infelizmente não um senso comum sobre esta questão, visto que alguns pediatras são a favor da utilização do composto lácteo após o primeiro ano de vida do bebê.

fórmula infantil ou composto lácteo (2)

Mas outros são contra este uso. E com isso, liberam a criança de tomar leite de vaca comum. Entretanto, em minha opinião, mesmo o leite de vaca que tomamos diariamente, nem é mais tão comum e puro como deveria ser, não é mesmo?

Quanto à esta decisão, busque sempre informação com o pediatra do seu bebê. Entretanto, jamais utilize um composto lácteo caso ele tenha idade inferior à 12 meses.

Qual escolher?

O pediatra do seu bebê vai te indicar não somente o tipo (seja fórmula infantil ou composto lácteo) como também a melhor marca que ele confia.

fórmula infantil e composto lácteo (1)

Cabe a você decidir e ainda opinar ao médico quanto ao preço da fórmula ou composto. Isso porque há certa variedade de marcas e preços.

Dentre as marcas de fórmulas infantis mais utilizadas são Danone, Nestlé e Mead Jonhson. Os preços variam, a partir de R$35,00 a lata de 400g.

Este artigo foi útil para você? Compartilhe! E deixe seu comentário!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.