Amamentação Noturna: Pode ou não pode? A verdade por trás da polêmica!

O que fazer afinal?

A amamentação noturna é um assunto bastante polêmico. Visto que gera uma grande divisão de opiniões. E estou me referindo inclusive, em opiniões de especialistas, médicos pediatras por exemplo.

E por este motivo, antes de iniciar o artigo e responder a pergunta do título, peço que você mamãe faça uma breve reflexão!

O que VOCÊ acha? É preciso acordar ou não o bebê de madrugada para amamentá-lo? Justifico esta reflexão no seguinte contexto.

Não haverá benefício algum você cuidar do seu bebê sempre cansada e com sono! É necessário lutar para que haja equilíbrio entre os cuidados com o bebê e os cuidados com a sua saúde.

Amamentação noturna

Diga-se de passagem, sanidade mental também, já que mesmo dormindo a noite toda, cuidar de um bebê não é fácil!

A minha história com a amamentação noturna

Estêvão foi um bebê calmo e dorminhoco. Entretanto as instruções que me foram passadas pela pediatras deveriam ser seguidas mesmo se ele tivesse sido um bebê agitado.

Valorizei bastante os conselhos recebidos por elas. Mas não posso negar que o fato do meu bebê dormir bastante e ainda ter feito uso da chupeta, facilitou todo o processo!

A CHUPETA ATRAPALHA A AMAMENTAÇÃO?

VEJA COMO FORAM OS PRIMEIROS DIAS DE AMAMENTAÇÃO (NOTURNA)!

Não pegar o bebê no colo

Esta foi a primeira dica que a pediatra do Estêvão recomendou. Em suma, só carregue o bebê, tire-o do berço em caso de necessidade (troca de fralda por exemplo).

Ela sugere que o pai vá ver o bebê de madrugada (caso ele chore). Isso porque caso seja necessário carregar o bebê no colo, o bebê sentirá o cheiro do leite, daí será quase inevitável não amamentá-lo!

Amamentação-noturna-1

Quando o pai do bebê (preferencialmente) for ver o bebê de madrugada, deve-se verificar a fralda. Caso esteja tudo ok, é indicado entreter o bebê sem carregá-lo no colo. Até que ele volte a dormir.

Vale o uso de caixinhas de músicas ou objetos similares! Nós usamos a caixinha e como foi citado, Estêvão também amava a chupeta. Isso facilitou bastante!

CONFIRA 10 DICAS PARA SEU BEBÊ TER UM SONO DE QUALIDADE!

E por aqui tivemos sucesso com a amamentação noturna desta forma. Na verdade ela nem aconteceu (praticamente né)! E eu consegui dormir diariamente das 22h até as 6h da manhã!

Mas vamos ver agora as opiniões de outros especialistas?

Por que deve-se acordar o bebê de madrugada?

Segundo a médica sanitarista Jane Santos da Unicef, as mamadas noturnas trazem grandes benefícios ao bebê e também para a mamãe.

Isso porque é na madrugada que acontece a maior produção de leite materno, especialmente quando há estimulação. E isso contribui para que no dia seguinte, haja leite para o bebê.

Quando a amamentação noturna não acontece, há grandes riscos da produção de leite ser reduzida gradualmente.

O leite materno é muito rico em melatonina (hormônio do sono que não é produzido pelo bebê no início da vida).

Pesquisas mostram também que os níveis de prolactina – responsável por estimular a produção de leite – ficam elevados durante a madrugada, principalmente sob o estímulo.

Isso explica a afirmação “quanto mais a criança mama, mais leite no peito”. A prolactina também ajuda a mãe a relaxar e descansar bem, mesmo amamentando durante a noite.

Outro hormônio essencial nessa fase é a ocitocina, responsável pela contração das células musculares localizadas na mama, possibilitando que o leite flua antes mesmo que o bebê sugue.

Ainda segundo a dra Jane, nos primeiros meses é importante respeitar a livre demanda do bebê, sem rigidez de horários. A criança vai acordar, em média, a cada três horas.

E se isso não ocorrer, a própria mãe deve acordá-lo. O importante é que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Por que não se deve acordar o bebê de madrugada?

Já Gustavo Moreira, médico pediatra do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo, afirma o contrário.

O bebê tem um ciclo de sono bastante variado nos primeiros três meses de vida. E com isso não consegue diferenciar o dia da noite.

Naturalmente, os próprios bebês dão uma pausa de três a quatro horas, entre uma dormida e a hora de mamar.

E é neste momento que deve-se criar uma rotina para ajudar a criança se organizar com os horários para os próximos meses.

Se o bebê está com ganho de peso normal, mamando bem (peito e/ou na mamadeira), não há razão para determinar horários e acordá-lo para mamar durante o período da noite.

O próprio bebê vai despertar quando for necessário. Além disso, ainda segundo o dr. Gustavo, os pais devem evitar dar a mamadeira para a criança dormir, principalmente depois dos nove meses.

Isso porque nessa idade ela já tem dentes e, consequentemente, maior probabilidade de ter cárie, uma vez que vai dormir com o leitinho na boca.

No caso dos filhos que já foram acostumados a acordar de madrugada para serem amamentados, o melhor para acertar essa situação é reduzir uma mamada por noite, até que o pequeno não acorde mais nesse período.

A melhor solução

A melhor solução de acordo com as duas possibilidades aqui, é a que melhor retrata a sua realidade, o que você vive.

Amamentação-noturna-2

Eu, continuando crendo que seu o bebê está com ganho de peso normal, não há motivos para acordá-lo à noite ou na pior das hipóteses prolongar a amamentação noturna.

É necessário que que a mãe esteja bem, para conseguir cuidar do bebê no dia seguinte. E eu particularmente não sou muita coisa sem dormir =)!

Agora conta pra mim de você? Você amamenta o seu bebê de madrugada? Este artigo ajudou a tomar alguma decisão sobre isso?

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    2 Comentários

    1. Pingback: 10 dicas para proporcionar um sono infantil adequado e de qualidade (pra família toda!)

    2. Pingback: O segredo sobre Como fazer o bebê dormir a noite inteira e garantir a tranquilidade da família. Isso vai mudar o o mundo , creia nisso

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.