Bolsa da maternidade do bebê e da mamãe: Você sabe o que levar?

O que levar na bolsa da maternidade do bebê e da mamãe?

A bolsa da maternidade foi um dos itens mais esperados para mim quando estava grávida. E tive uma tarefa gostosa, porém trabalhosa de escolher o modelo da bolsa, as roupinhas, os itens de higiene e o mais trabalhoso de fato : lavar as roupinhas para finalmente colocá-las dentro da bolsa.

Aqui neste post mostrarei o que levar na bolsa da maternidade do bebê e da mamãe, e ainda como transportar todos os itens necessários. Esta mala deve estar pronta no máximo até a 37° semana de gestação.

Minha experiência

Na época da minha gravidez eu pesquisava bastante sobre este assunto, mas algo que foi fundamental e fez muita diferença foi conhecer a maternidade onde o Estêvão nasceria e questionar a existência da tal “lista de maternidade da mamãe e do bebê”.

Com a lista da maternidade em mãos e algumas pesquisas feitas, montei a minha lista, julgando o que achava necessário e depois decidir o que levar na mala de maternidade minha e do Estêvão.

JÁ ESCOLHEU A SAIDA DE MATERNIDADE DO SEU BEBE?

PREPARE-SE DE VERDADE PARA A MATERNIDADE: CURSO PARA GESTANTE ONLINE!

O tipo de parto

É necessário considerar os tipo de parto para decidir a quantidade de itens a serem organizados dentro da bolsa.

Parto normal por exemplo, costuma ser mais rápido, ou seja, a parturiente fica menos tempo no hospital que o parto cesáreo.

E ainda assim, nunca é demais lembrar que acontecem imprevistos e levar uma peça de roupa a mais não é mesmo?

Mala de maternidade do bebê e da mamãe

Ao separar as roupas para o bebe, materiais de higiene, fraldas e outros detalhes você deve ter em mente que a pessoa que for vestir a roupa no bebê tem de conseguir pegar tudo que for necessário na bolsa de modo bem prático.

Até porque você terá sido submetida a um parto, ou seja, não terá condições de exigir ou questionar nada! Então é bom que tudo que for utilizar esteja à mão! Como está a montagem do enxoval de bebê?

VEJA COMO O KIT DE HIGIENE PERSONALIZADO DO BEBÊ!

Época do ano que o bebê vai nascer

Não se esqueça de considerar estação do ano que seu filho vai nascer ao montar a bolsa da maternidade do bebê e da mamãe e também todo o enxoval do bebê! Isso vai definir os tipos de roupas que ele vestirá nas primeiras horas de vida (talvez meses).

Lembre-se que a fralda tamanho RN é pequena mas serve para maioria dos recém-nascidos. A tamanho P ficará grande, o que vai contribuir para os vazamentos.

Listas

Afim de facilitar todo o procedimento, eu adquiri uns saquinhos de organza para separar os conjuntos por troca. A cada troca do bebê, a enfermeira pegaria um saquinho, e nele tinha uma roupinha, uma fralda, meias e o que mais eu achasse necessário.

Isso facilitou não só a minha vida mas também a de quem trocou meu filho no berçário do hospital. Vamos às listas de itens para levar na bolsa da maternidade do bebê e da mamãe!

Para o bebê

  • 6 conjuntos (considere como um conjunto de frio sendo um macacão + body e um conjunto de verão um body + calça)
  • 6 fraldas de pano (pano de boca)
  • 2 mantas (ou flanelas/cueiros)
  • Luvas (para evitar que o bebê se arranhe)
  • Meias
  • 2 toalhas
  • Necessaire do bebê
  • 1 sabonete líquido para recém-nascido (cabeça aos pés)
  • 1 escova de cabelo
  • Álcool 70 % (para colocar no coto umbilical)
  • 1 pacote de fralda tam. RN
  • Lenço umedecido hipoalergênico
  • Pomada antiassaduras

QUAL A BOLSA PARA LEVAR ISSO TUDO?

O que levar na mala de maternidade - bodies e meias

A minha lista, obviamente é menor, porém bem relevante. É imprescindível camisolas / pijamas apropriados para amamentação.

Eu tive tanta dificuldade de encontrar modelos gostosinhos com esta características. Atualmente, a loja virtual ASM tem modelos lindíssimos não só de camisolas mas de lingerie.

Procure sutiãs de amamentação confortáveis e calcinhas grandes. Verifique com seu médico a possibilidade do uso da cinta pós-parto ainda nos primeiros dias, assim vocês decide se inclui ou não ela na bolsa da maternidade.

Há maternidades que já disponibilizam, mas de um modo geral você precisará levar absorvente cirúrgico (independente do tipo de parto).

Eu acreditei que um simples absorvente noturno para grandes fluxos seria suficiente. Resultado: tive de usar fralda do meu filho!

Não se esqueça dos produtos básicos de higiene pessoal como sabonete, xampus, cremes, escova de dente, perfume, maquiagem básica e ainda, roupa e sapato para o dia de retorno para casa. Segue a lista completa:

Para a mamãe

  • 3 camisolas (modelos que facilitem a amamentação)
  • 1 par de chinelos
  • 2 a 3 sutiãs de amamentação
  • 1 toalha
  • absorvente cirúrgico
  • Protetor descartável para seios / ou conchas
  • 4 calcinhas
  • Cinta pós-parto
  • 1 roupa e sapato para você ir pra casa
  • Kit de higiene pessoal (desodorante, escovas de dentes, creme dental etc.)

Extras

  • Lembrancinhas de nascimento
  • Documentos pessoais (não esqueça carteirinha do plano de saúde)!
  • Carregador de celular
  • Enfeite de porta
  • Bebê conforto para transportar o bebê na volta pra casa

Quando meu filho nasceu, meu marido levou o bebê conforto somente no dia em que de fato iríamos voltar pra casa. Por incrível que pareça não tive enfeite de colocar na porta do quarto da maternidade.

Quanto às lembrancinhas, considere uma quantidade para levar e outra para deixar em casa, já que muitos irão te visitar em casa. Veja aqui dicas para um enxoval de bebê econômico!

Tudo pronto? Decidido o que levar na bolsa da maternidade do bebê e da mamãe, agora é só curtir a esperar e relaxar! Não deixe para nada para última hora.

E com vocês? Como foi a experiência de decidir o que levar na mala de maternidade do bebê e da mamãe? Conte nos comentários!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    9 Comentários

    1. ah seu eu tivesse achado uma lista assim a 3 anos atrás tudo seria diferente.
      Acabei levanto itens que não eram essenciais e faltou outros que realmente precisava.
      Adorei seu post!

    2. Na epoca q tive meu filho eu não tinha internet. Me enrolava toda com essas coisas kkkkk. Continue dando dicas. Parabéns pelo blog

    3. Vanessa Merencia

      A primeira lista que não tem exageros
      Parabéns 👏👏👏

    4. Lobo Nerd

      Bolsa maternidade é muito importante.

    5. Lucas

      Muito bom o conteúdo!!! Isso vai evitar aquela bolsa imensa cheia de coisas sem necessidade. rs

    6. Gustavo Druzian

      Bem bacana, estes itens são muito importantes!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.