Pular para o conteúdo

Entenda como sobreviver ao primeiro trimestre de gestação!

O início da Gestação

Lembro-me com carinho, ou talvez nem tanto assim, do primeiro trimestre de gestação, quando estava grávida do Estêvão.

Provavelmente, eu desejei tanto a gravidez que nem foi tão dolorido ou difícil passar por todos os sintomas típicos do início da gravidez.

Mas claro, não é bem assim, visto que cada futura mamãe vive uma realidade! E a minha era a de que eu trabalhava fora o dia todo!

Como sobreviver ao primeiro trimestre de gestação?

Descobri que estava grávida ainda bem no início das primeiras semanas de gestação. Ou seja, eu passei o pelos desconfortos da gestação bem do começo.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Apesar de estar ansiosa por iniciar as compras do enxoval de bebê, passei satisfeita pelos enjoos, excesso de sono, cólicas.

Eu trabalhava em escritório. Passava o dia todo em uma sala, onde saía apenas para almoçar, ir ao banheiro.

Esta etapa foi complexa, visto ao sono que sentia. Entretanto, não senti os famosos enjoos que a maioria das mulheres sentem no primeiro trimestre de gestação.

primeiro trimestre de gestação

Corrigindo, senti grande desconforto estomacal, mas nada perto de vômitos. E isso me atrapalhou bastante. Era uma dor semelhante à gastrite. E eu comesse algo que não fosse saudável, o desconforto era maior.

E a constipação intestinal? Ela apareceu antes mesmo da barriga! Eu sempre tive o intestino como um reloginho. Só que ele foi perdendo força com os hormônios da gravidez.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

E claro, não resisti. Precisava de algo além das frutas para agilizar o processo né! Tomei Tamarine! Mas mesmo assm, eu evacuava a cada dois dias!

Ah, o xixi! Aparece igual a constipação! Menstruação atrasou, teste deu positivo, aí logo você começa a ir ao banheiro de hora em hora! Vamos entender a razão disso tudo acontecer?

As mudanças físicas

Excesso de sono

Ele vem junto com todas as alterações no corpo da mulher. E é nesse início que o seu organismo trabalha sem parar para desenvolver o embrião.

E tenha certeza que esse “esforço” gera mais sono e cansaço. É avassalador para algumas gestantes!

Seios doloridos?

Embora não me lembre de ter sentido isso, é comum este desconforto. E isso é causado pela ação do hormônio estrógeno e progesterona, produzido em grande escala no primeiro trimestre de gestação.

Eles são responsáveis por preparar os seios para a amamentação. No fim deste período as aréolas devem escurecer e alargar. Outro incômodo típico são as cólicas. Esta última eu senti.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Xixi toda hora?

A vontade urinar constantemente é provocada pela soma do aumento de líquido no corpo do trabalho mais eficiente dos rins (até a 28° semana de gravidez). E o volume de sangue também aumenta em mais de 50%.

Pra quê tanto enjoo?

O responsável por isso são o aumento dos hormônios, em especial do HCG. E além de enjoo, pode provocar vômitos também. Esses sintomas são bastante comuns, afetando cerca de 60% das gestantes no primeiro trimestre de gestação.

E não estou me referindo apenas à enjoo de alimentos. Enquadra-se aqui enjoos de cheiros fortes também. O hormônio HCG tem a função de relaxar a musculatura lisa do corpo (principalmente do útero, evitando contrações).

E justamente pela ação deste hormônio que o intestino trabalha devagar, e aí aparece o outro sintoma:

Constipação

A prisão de ventre é bastante comum entre as futuras mamães. Todavia ela tende a acabar por volta da 16ª semana de gravidez.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

As mudanças emocionais

Grávidas ficam com as emoções à flor da pele, ao ponto de rir e chorar com muita facilidade. E isso tudo acompanhado de bastante oscilação de humor, irritação e sensibilidade exagerada.

primeiro-trimestre-de-gestação-1

Acredite, tudo culpa dos hormônios do primeiro trimestre. Frequentemente até o desejo sexual é afetado, especialmente pelos enjoos e sonolência.

Não tenha dúvida de que é imprescindível o apoio de familiares e principalmente do companheiro.

E com você?

Já que cada gestante sente os sintomas de modo diferenciado, conta pra mim como foi para você! Consegui sobreviver ao primeiro trimestre da gravidez?


LEIA TAMBÉM

CUIDADOS COM A PELE DO ROSTO QUE VOCÊ DEVE TER DURANTE A GRAVIDEZ!

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

COMO SOBREVIVI AO PRIMEIRO TRIMESTRE DE GESTAÇÃO?

E AINDA: 10 BENEFÍCIOS DA GRAVIDEZ AOS 40!

Marcações:

6 comentários em “Entenda como sobreviver ao primeiro trimestre de gestação!”

  1. Pingback: Quais cuidados com a pele do rosto na gravidez devo ter?

  2. Pingback: 10 benefícios da gravidez aos 40 ( o último é sensacional!)

  3. Estou com quase 7 semanas, e desde que entrei na quinta semana sinto enjoos 24h por dia. Não chego a vomitar, mas é muito ruim. Não tenho vontade de comer nada. Pra mim está sendo a pior parte da gravidez

  4. Estou chegando a semana 14 e agora os enjoos estão diminuindo, mesmo assim estou a base de remédios, pois perdi peso de tanto que enjoei! O apetite ainda não voltou e os cheiros fortes incomodam muito!

  5. Estou na 15semana de gestação. No início foi muito difícil, com muitos enjoos, cólicas e muito sono. Agora estou sentindo diminuir aos poucos. Mas foi bem difícil. Enjoo de cheiros, comida e marido kkkkk

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECEBA NOVOS CONTEÚDOS

DIRETO NO SEU INSTA!

%d blogueiros gostam disto: