Entenda como sobreviver ao primeiro trimestre de gestação!

Lembro-me com carinho, ou talvez nem tanto assim, do primeiro trimestre de gestação, quando estava grávida do Estêvão.

Provavelmente, eu desejei tanto a gravidez que nem foi tão dolorido ou difícil passar por todos os sintomas típicos do início da gravidez.

Mas claro, não é bem assim, visto que cada futura mamãe vive uma realidade! E a minha era a de que eu trabalhava fora o dia todo!

Como sobreviver ao primeiro trimestre de gestação?

Descobri que estava grávida ainda bem no início das primeiras semanas de gestação. Ou seja, eu passei o pelos desconfortos da gestação bem do começo.

COMO SOBREVIVI AO PRIMEIRO TRIMESTRE DE GESTAÇÃO?

Apesar de estar ansiosa por iniciar as compras do enxoval de bebê, passei satisfeita pelos enjoos, excesso de sono, cólicas.

primeiro trimestre de gestação

Eu trabalhava em escritório. Passava o dia todo em uma sala, onde saía apenas para almoçar, ir ao banheiro.

Esta etapa foi complexa, visto ao sono que sentia. Entretanto, não senti os famosos enjoos que a maioria das mulheres sentem no primeiro trimestre de gestação.

Corrigindo, senti grande desconforto estomacal, mas nada perto de vômitos. E isso me atrapalhou bastante. Era uma dor semelhante à gastrite. E eu comesse algo que não fosse saudável, o desconforto era maior.

E a constipação intestinal? Ela apareceu antes mesmo da barriga! Eu sempre tive o intestino como um reloginho. Só que ele foi perdendo força com os hormônios da gravidez.

E claro, não resisti. Precisava de algo além das frutas para agilizar o processo né! Tomei Tamarine! Mas mesmo assm, eu evacuava a cada dois dias!

Ah, o xixi! Aparece igual a constipação! Menstruação atrasou, teste deu positivo, aí logo você começa a ir ao banheiro de hora em hora!

Vamos entender a razão disso tudo acontecer?

As mudanças físicas

Excesso de sono

Ele vem junto com todas as alterações no corpo da mulher. E é nesse início que o seu organismo trabalha sem parar para desenvolver o embrião. E tenha certeza que esse “esforço” gera mais sono e cansaço. É avassalador para algumas gestantes!

Seios doloridos?

Embora não me lembre de ter sentido isso, é comum este desconforto. E isso é causado pela ação do hormônio estrógeno e progesterona, produzido em grande escala no primeiro trimestre de gestação.

Eles são responsáveis por preparar os seios para a amamentação. No fim deste período as aréolas devem escurecer e alargar. Outro incômodo típico são as cólicas. Esta última eu senti.

Xixi toda hora?

A vontade urinar constantemente é provocada pela soma do aumento de líquido no corpo do trabalho mais eficiente dos rins (até a 28° semana de gravidez). E o volume de sangue também aumenta em mais de 50%.

Pra quê tanto enjoo?

O responsável por isso são o aumento dos hormônios, em especial do HCG. E além de enjoo, pode provocar vômitos também. Esses sintomas são bastante comuns, afetando cerca de 60% das gestantes no primeiro trimestre de gestação.

E não estou me referindo apenas à enjoo de alimentos. Enquadra-se aqui enjoos de cheiros fortes também. O hormônio HCG tem a função de relaxar a musculatura lisa do corpo (principalmente do útero, evitando contrações).

E justamente pela ação deste hormônio que o intestino trabalha devagar, e aí aparece o outro sintoma:

Constipação

A prisão de ventre é bastante comum entre as futuras mamães. Todavia ela tende a acabar por volta da 16ª semana de gravidez.

As mudanças emocionais

Grávidas ficam com as emoções à flor da pele, ao ponto de rir e chorar com muita facilidade. E isso tudo acompanhado de bastante oscilação de humor, irritação e sensibilidade exagerada.

primeiro-trimestre-de-gestação-1

Acredite, tudo culpa dos hormônios do primeiro trimestre. Frequentemente até o desejo sexual é afetado, especialmente pelos enjoos e sonolência.

Não tenha dúvida de que é imprescindível o apoio de familiares e principalmente do companheiro.

E com você?

Já que cada gestante sente os sintomas de modo diferenciado, conta pra mim como foi para você! Consegui sobreviver ao primeiro trimestre da gravidez?

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.