Como aliviar a azia na gravidez: Veja como lidei com ela!

Como aliviar a azia na gravidez

Quando engravidei imaginei passar por todos os sintomas terríveis comuns às grávidas. Entre todos tipicamente conhecidos, o único que me acompanhou a gravidez inteira foi a azia.

Era uma sensação de estômago vazio sempre, que se eu fosse dar atenção a ela eu teria engordado provavelmente o dobro do que engordei! Como aliviar a azia na gravidez é o assunto deste post, nos acompanhe!

Azia ou náuseas?

Na gravidez a azia aparece devido a atuação em excesso do hormônio progesterona, o qual relaxa a musculatura do útero para permitir que ele cresça e comporte o bebê. Todavia, este hormônio reduz o fluxo intestinal.

E consequentemente acaba relaxando também o esfíncter esofágico, que é o músculo responsável por fechar a divisão entre o estômago e o esôfago, o que acaba fazendo com que o suco gástrico retorne para o esôfago e garganta com mais facilidade.

Em resumo, sensação de “estômago vazio” continuamente. Na gestação, os órgãos ficam com menos espaço no abdômen devido ao crescimento do bebê, e o estômago sofre uma compressão para cima, o que facilita o retorno do alimento ao suco gástrico.

PREPARE-SE PARA O GRANDE MOMENTO DA SUA VIDA COM UM CURSO PARA GESTANTE ONLINE!

VEJA TAMBÉM COMO ALIVIAR A AZIA NA GRAVIDEZ COM A ALIMENTAÇÃO?

Eu não tive acompanhamento com nutricionista ou outra especialização além do comum obstetra. Engordei 11 kg. Pratiquei hidroginástica durante a gravidez toda. Nem acredito quando olho para trás e vejo que consegui.

Eu não tenho hábitos alimentares ruins (modéstia minha), mas eu precisava encontrar algo que amenizasse estes sintomas da gravidez! Precisava descobrir como aliviar a azia na gravidez!

A azia é diferente de náuseas. Náuseas ou enjôos é um incômodo que pode ser seguido de vômitos e tendem a desaparecer por volta do quarto mês de gestação.

Os enjoos são causados pela presença de hormônios produzidos em grande quantidade pela placenta no início da gestação.

Estes hormônios provocam o relaxamento da musculatura do tubo digestivo, tornando a passagem dos alimentos mais demorada e enjoativa. Há casos de haver até salivação excessiva.

Como aliviei a azia na gravidez

Indicaram-me um remédio, (leite magnésio). Mas nada aliviava. A não ser comer. Comer e comer. Eu sentia a sensação de fome o dia todo. Até que eu tive a ideia de tomar algo gelado pra ver se “anestesiava” mesmo. 

E foi com água gelada. Eu tomava litros e litros de água gelada para suportar comer de 3 em 3 horas. Para variar comprava picolés de frutas e chupava gelo também!

Quando Estêvão nasceu, foi como “tirar com a mão”. Assim que dizem os antigos. Pois foi exatamente assim, como se eu nunca tivesse tido esses sintomas que descrevi.

E o melhor, creio que não tive estrias devido à esse hábito maravilhoso de beber água!

Eu hidratava muito a pele, com muitos cremes, mas acho que a água no fim de tudo teve maior importância, e ainda solucionou dois fatores que me incomodavam!

Como aliviar a azia na gravidez – pin

E você ? Como aliviou a azia durante a gravidez? Conta pra mim nos comentários! Vamos ajudar as futuras mamães leitoras do blog! Aguardo você tá!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    4 Comentários

    1. Pingback: Enxoval do bebê : calma, não precisa comprar tudo !

    2. Pingback: Enxoval do bebê : calma, não precisa comprar tudo de uma vez !

    3. Pingback: Primeiros sintomas da gravidez

    4. Pingback: Entenda como sobreviver ao primeiro trimestre de gestação!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.