A verdade sobre como montar uma hamburgueria delivery e trabalhar em casa. É possível!

Em um mercado onde 15,2 milhões de pessoas pedem comida a domicílio, hamburguerias delivery representam oportunidade de menor investimento e maiores lucros.

Você já deve ter percebido aqui no Integralmente Mãe que vez ou outra apresentamos algumas dicas de empreendedorismo e trabalho para quem precisa equilibrar a vida materna com a parte profissional, certo? Se preferir, veja aqui algumas dicas que temos!

Com essa expansão das opções de comida, vale destacar que ninguém consegue resistir a um delicioso hambúrguer. E, se a hamburgueria fizer entregas delivery, melhor ainda né!

No últimos anos, a popularização das hamburguerias delivery artesanais ou tradicionais cresceu muito. De 2017 para cá, as franquias aumentaram 30%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O mercado é bem promissor: dados do IBGE indicam que o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar. Ou seja, é possível unir o útil ao agradável, usar as suas instalações para montar uma hamburgueria delivery em casa e ter sua renda própria.

como montar uma hamburgueria delivery 1

Sobre o sistema de entrega, você pode contratar motociclistas locais ou mesmo ativar uma opção por meio de aplicativos de entrega e ampliar a sua capacidade.

As perspectivas para quem deseja investir em uma hamburgueria delivery são boas. Segundo dados divulgados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação ( CETIC.br), 15,2 milhões brasileiros têm o hábito de pedir comida em casa. 

Se você busca oportunidades para se tornar sua própria chefe, montar uma hamburgueria delivery em casa é uma das possibilidades que deve conhecer. Porém, é importante ter um bom planejamento viu!

Leia também: Dicas de como montar o enxoval do bebê

Quanto custa montar uma hamburgueria delivery?

Para abrir um delivery de hambúrguer na sua casa, você vai investir a partir de R$ 1.500. Porém, isso é apenas uma estimativa.

O valor final varia muito. As hamburguerias delivery permitem operar desde uma cozinha doméstica a princípio. Avalie também a possibilidade de atuar em feiras de food truck, em igrejas, condomínios.

Um passo por vez vai te permitir controlar bem as finanças e avaliar o sucesso do seu negócio.

O mesmo vale para equipamentos, embalagens e quaisquer outros. É preciso incluir uma análise de custos em seu projeto!

Como montar uma hamburgueria delivery?

Para montar uma hamburgueria em casa, comece com um plano de negócios, que inclui estudar o mercado, fazer um planejamento financeiro, regularizar o negócio definir o público-alvo, estabelecer seus diferenciais, definir o cardápio e divulgar seu negócio.

Estude o mercado

Para ser bem sucedido em qualquer negócio, não basta apenas gostar do que pretende vender: é preciso conhecer o mercado antes de se lançar a ele.

O estudo de mercado começa com uma pesquisa de concorrência. Verifique os concorrentes em sua região, prove seus produtos, investigue suas redes sociais, avalie a relação custo benefício que oferecem.

Essas informações valem ouro e ajudarão muito a desenvolver seu negócio.

Defina seu público-alvo

O segundo passo para montar sua hamburgueria delivery é definir seu público alvo.

Público-alvo são as pessoas com interesses e características em comum que interessam ao seu negócio. Defini-lo, e conhecê-lo em profundidade, é essencial para o sucesso.

Perceba que os negócios bem sucedidos são fragmentados, dirigidos a uma parcela da população. Notamos bem isso em propagandas, por exemplo.

O McDonald’s, uma das maiores redes de hamburguerias do mundo, tem como público-alvo jovens e famílias de classe média/alta. Então, busca direcionar sua divulgação para esse público, que é quem vai efetivar a compra. 

Mas, não se trata apenas de publicidade. O público-alvo vai ditar o que entra no cardápio, pois seus gostos são os que importam, o horário de funcionamento, os meios de distribuição e até mesmo os valores que você vai cobrar.

Estabeleça seus diferenciais

Depois de conhecer o mercado e definir seu público-alvo, é hora de estabelecer seus diferenciais competitivos.

Um diferencial competitivo é uma particularidade do negócio que o torna mais interessante e vantajoso para o cliente e o diferencia da concorrência.

Preço não é diferencial. Qualidade, também não.

No mercado competitivo de hoje, é preciso buscar mais atrativos que isso. Os clientes estão preparados para pagar um pouco mais por um produto que vale a pena, e entregar qualidade é obrigação de qualquer negócio.

No entanto, ingredientes seletos, de marcas específicas, podem ser.

Algumas pizzarias e lanchonetes trazem um de seus diferenciais em seu cardápio, indicando as marcas de ingredientes utilizados.

Hamburguerias delivery que trabalham com produtos artesanais podem contar aos clientes sobre a carne utilizada para o blend ou a mistura de temperos. 

Mencionar marca do queijo e requeijão e molhos utilizados também pode ser positivo, especialmente se algum deles for ‘da casa’, pois suas receitas são grandes diferenciais competitivos.

Seus diferenciais devem ser vistos como únicos por seu público-alvo. Por isso, retome as informações sobre ele e veja o que pode oferecer que ninguém mais oferece.

Faça o planejamento financeiro

Um negócio bem sucedido deve ter seu planejamento financeiro. Sem ele, corre o risco de falir antes mesmo de colocar o local para funcionar.

Mesmo quando falamos de montar um hamburgueria delivery de pequeno porte, é preciso estruturar o financeiro do negócio pensando em seu desenvolvimento.

Aqui, você precisará de uma mãozinha. Acredite: levar bem a contabilidade é fundamental para o sucesso de sua hamburgueria delivery.

planejamento-financeiro-hamburgueria

Regularize o negócio

Esse passo é importante ter ele bem planejado. No início, com uma demanda pequena, você vai conseguir operar normalmente em casa. Porém, com o crescimento da hamburgueria, é importante avaliar o processo de legalização e formalização do negócio.

Como as regras para a abertura de uma hamburgueria delivery mudam de acordo com o local onde se vai trabalhar, o ideal é consultar um contador e verificar tudo com lupa.

Sem as licenças adequadas, você corre o risco de perder todo o investimento! 

Além disso, é importante pensar em registrar a marca mais adiante. Ninguém quer ver a concorrência usando seu nome de produto exclusivo, não é mesmo?

Monte seu cardápio

Com tudo bem planejado, é hora de pensar no que vai vender.

Leve em consideração os gostos e particularidades de seu público-alvo na elaboração. Mas, não esqueça de precificar corretamente!

Faço o cálculo detalhado de gastos com cada uma das receitas que servirá, e logo aplique sua margem de contribuição/ lucro sobre esse valor.

Nem barato demais, nem caro demais: seu produto deve ter o preço certo!

Divulgue seu negócio

A parte que pode ser considerada mais complexa quando se monta uma hamburgueria delivery é conseguir clientes. No entanto, com a tecnologia, isso mudou!

Você pode, e deve, colocar seu cardápio em aplicativos de entrega de comida, utilizar um site na internet e seu WhatsApp para receber os pedidos.

Além disso, é importante cuidar das redes sociais (em especial ao Facebook e o Instagram) e atrair novos consumidores. 

Promoções especiais de abertura costumam fazer sucesso, assim como sistemas de pontuação e fidelidade para fidelização.

Capriche no hambúrguer e venda muito!

Montar qualquer negócio é um desafio que precisa ser bem planejado e organizado para alcançar sucesso e dar os retornos esperados. 

como montar uma hamburgueria delivery 2 (1)

O setor de alimentação é o que mais cresce no país, o que abre oportunidades para quem tem uma ideia inovadora ou uma receita gostosa.

Não abra mão de um bom planejamento, estude seu mercado e diferencie-se da concorrência. Capriche nas receitas, nos ingredientes, na higiene do local e não esqueça de escolher embalagens adequadas para o meio de entrega, para não ter perdas.

Esses passos que apresento aqui podem ser adaptados de acordo com a sua realidade para vender tapioca, pipoca, churros, lanches naturais e outras segmentações dentro do universo da alimentação!

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.