10 benefícios da gravidez aos 40 anos ( o último é sensacional!)

Idade para ser mãe

Eu não imaginava, mas certamente a minha segunda gravidez, será próxima aos 40 anos! Bom, já tenho 36 né!

E com isso, comecei a pensar nos benefícios, já que a tal “gravidez aos 40, está se tornando tendência.

Isso porque muitas mulheres acabam priorizando a vida profissional e quando vê….já se foram os 20 e 30 anos para ser mãe!

Bom, pensei, pensei e conclui que ser mãe aos 40 anos também tem vantagens! E convido você para descobri-las comigo! Vamos?

Lembrando que alguns dos benefícios citados aqui, farão referência maior se a gravidez aos 40 anos for do segundo filho, ok?

Vantagens da gravidez aos 40

Gravidez aos 40 (3)

Afim de simplesmente aceitar a questão de não poder ter meu segundo bebê neste exato momento, decidi enumerar alguns benefícios deste sonho ser adiado. Agora vou compartilhar com você!

  1. Amadurecimento e experiencia
  2. Vou curtir a gravidez com mais intensidade e calmaria
  3. Estarei com a vida mais estável em vários aspectos (financeiros por exemplo)
  4. Terei curtido bastante o Estêvão, que até lá terá sido filho único por muito tempo!
  5. Menor risco de depressão pós-parto
  6. “Sofrerei” menos em conciliar maternidade x carreira (afinal já sou experiente nisso)!
  7. As habilidades maternais são menos impulsivas e mais assertivas!
  8. Meu primeiro filho já terá recebido grande parte da educação de minha parte. Resta só aguardar o bom exemplo ao irmão que está a caminho!
  9. Um filho vai trazer um novo fôlego para a família (ainda mais se for o segundo)
  10. Eu já sei o que esperar!
GRAVIDEZ AOS 40

Afinal, ha riscos engravidar aos 40 anos?

Este assunto ainda é muito polêmico. Mas a questão é que acaba sendo inevitável que a gravidez não aconteça aos 40 ou após essa idade se a mulher deseja muito ser mãe!

Todavia, há sim alguns riscos que médicos e profissionais alertam sobre engravidar aos 40 anos.

PLANNER DA GESTANTE: BAIXE O SEU AGORA!

GRAVIDEZ AOS 40: COMO SOBREVIVER AO 1° TRIMESTRE!

Infelizmente, apesar dos benefícios (pessoais) que citei acima, para os médicos, a gravidez quando acontece aos 40 anos é considerada de alto risco.

Isso porque mulher é mais propensa à doença pré-existente que complicam a gestação. São doenças como obesidade, hipertensão, doenças da tireóide, diabetes etc.

E há os riscos inerentes à gestação como aborto espontâneo, síndrome de Down, diabete gestacional, pré-eclâmpsia, parto prematuro, macrossomia, anomalias placentárias, gestação múltipla, natimortalidade e crescimento intra-uterino restrito.

“É mais difícil engravidar aos 40 anos?”

Sim, biologicamente consideramos que é mais difícil! E isso acontece porque a mulher nasce com um planejamento biológico de quantidade finita de óvulos, os quais se esgotarão com o avanço da idade.

E apartir dos 35 anos, a redução dos óvulos é acentuada. E justamente por este motivo, a gravidez aos 40 anos é mais difícil de acontecer. Segundo Gilberto da Costa para o site Bebe.

Gravidez aos 40 (1)

Ajuda da Ciência

Apesar de tamanha “dificuldade ” para a concretização da gravidez aos 40 anos, a ciência já disponibiliza várias respostas para que esta seja efetivada.

Os tratamentos de fertilização assistida tem sido um bom caminho. E cerca de 50 % dos casais que optam por este tratamento tem obtido sucesso!

Outra possibilidade é transferir os embriões no quinto dia no estágio de “blastócitos”, em lugar do terceiro dia, como ainda se faz hoje, já que permite uma melhor sincronização dos tempos naturais de fecundação.

De fato, o procedimento de transferência ao quinto dia permite selecionar embriões mais saudáveis e com maior potencial de implantação.

Gravidez aos 40 (2)

E graças a essa modificação técnica no processo prévio à implantação, se alcançou que 57% das mulheres de 40 anos ou mais (42 anos em média) para as quais se transferiu o embrião no quinto dia, conseguiram a gestação, comparados aos 22% de êxito no caso de pacientes que receberam a implantação no terceiro dia. Segundo site HUGGIES)

ALIMENTAÇÃO DA GESTANTE: 7 ALIMENTOS PODEROSOS!

10 IDEIAS PARA CHÁ DE BEBÊ, DE FRALDA OU REVELAÇÃO

Resumindo, existem propostas da ciência e da tecnologia para conseguir que casais que decidiram postergar a paternidade possam realizar o seu sonho de ter seu bebê.

E o melhor conselho é não atrasar tão a busca por um filho para acompanhar o relógio biológico da mulher ou, em caso de não haver encontrado ainda o momento ou pessoa adequada, criopreservar óvulos para seu uso em outro momento.

Agora quero saber quem já é ou terá grandes chances de engravidar aos 40 anos….🤔 Vem conversar comigo nos comentários! 😀

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

1 Comentário

  1. Pingback: Parto normal humanizado em maternidade pública ou particular?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.