Pular para o conteúdo

Criança com alergia: Sintomas e tratamento!

criança com alergia (9)

A cada dia que passa a quantidade de alérgicos no mundo aumenta. Certamente, você que está lendo este artigo faz parte desta estatística. Mas com a evolução do mundo precisamos entender como se dá a criança com alergia, como é o tratamento, e ainda quais os tipos de alergia infantil existem. Eu faço parte da estatística de alérgicos e meu filho tem alergia infantil….então, continue comigo para entender mais sobre o assunto.

O que é alergia infantil?

Alergia nada mais é que uma resposta do sistema imunológico contra substâncias (ALÉRGENOS) que entram em contato com nosso organismo.

O sistema imunológico nos protege, todavia, quando ele emite uma resposta exagerada, acontece a alergia. E isso acontece quando via respiratória, cutânea ou até mesmo por ingestão.

Quais as alergias mais comuns em crianças?

Eu me referi alergia em crianças, mas elas provavelmente seguirão na vida adulta do indivíduo (caso não haja tratamento). As alergias podem se dividir em alimentar, respiratória ou cutânea. vamos aos sintomas de cada uma?

Alergia alimentar

Esta alergia afeta cerca de 6% das crianças até os três anos de idade. Ela vai acontecer após a ingestão ou contato com alguns alimentos. São comuns crianças com alergia à ovo, leite, soja, amendoim, frutos do mar.

criança com alergia (10)

Sintomas:

  • Vômitos
  • Diarreias
  • sangue nas fezes
  • coceira
  • manchas vermelhas na pele
  • dificuldade respiratória
  • inchaço fácil
  • hemorragia

Alguma dessas reações, como dificuldade respiratória pode ser fatal, devendo ser tratada imediatamente. Fazendo um adendo, eu mesma tenho alergia à frutos do mar (camarão, polvo, caranguejo….tudo exceto peixe em si). E as vezes que consumi camarão (sem saber sobre a alergia em si) cheguei a ter dificuldade para respirar.

Alergia Cutânea

A reação deste tipo de alergia é decorrente de uma sensibilidade a um determinado estímulo. E estes podem variar desde cosméticos à picadas de insetos.

Sintomas:

  • Coceira
  • vermelhidão
  • Descamação
  • Irritação
  • Presença de manchas ou borbulhas
criança com alergia (1)

Alergia Respiratória

Os sintomas deste tipo de alergia são:

  • Coceira no nariz
  • Corrimento Nasal
  • olhos lacrimejando
  • espirros

E isso acontece quando a criança com alergia tem contato com pó, pólen, pelos de animais ou fungos, o que provoca exacerbação de doenças respiratórias como rinite, asma ou sinusite.

Na maioria dos casos, esse tipo de alergia é mais comum em pessoas com predisposição genética ou que possuem uma sensibilidade maior às substâncias responsáveis pela alergia.

criança com alergia (8)

Quanto menor a umidade maiores as chances dos sintomas aparecerem, já que nesta época também há aumento da concentração dessas substâncias no ar.

Eu tenho essas alergia, conheço bem esses sintomas. E meu filho, Estêvão também. Inclusive ele já está sendo recebendo tratamento para isso. Aliás, vamos conhecer como isso funciona?

Alergia Medicamentosa

Este tipo de alergia nada mais é que uma reação anormal do sistema imunológico contra um medicamento ou substância presente no mesmo. É como se organismo considerasse o mesmo como prejudicial, o que na verdade não é.

Os sintomas são:

  • Coceira
  • erupção na pele
  • inchaço na boca e língua
  • fechamento da glote (espécie de válvula por onde passa o ar antes de entra na traqueia.
criança com alergia (7)

Como saber se meu filho está com alergia?

Antes de qualquer coisa você precisa observar seu filho. O comportamento, os sintomas após ingerir os alimentos e até mesmo após passear ou ir em alguns locais. Antes de procurar ajuda profissional observe-o bastante. Porque certamente o médico vai querer saber desses detalhes antes de solicitar o famoso teste de alergia.

criança com alergia (2)

O que é bom para alergia infantil?

A resposta que todos desejam: como tratar a alergia? Antes de tudo é necessário verificar o tipo de alergia né. Assim o profissional irá indicar o melhor método de tratamento.

Todavia, há alguns meios que você pode fazer uso em circunstâncias urgentes. Estou me referindo á medicamentos anti histamínicos e corticoides. Obviamente há consequências se usados em demasia, portanto, consulte o médico.

Há também o tratamento com vacinas. Eu mesma há mais de 15 nos atrás realizei tratamento assim para minha alergia respiratória e hoje dificilmente sinto sintomas deste tipo de alergia. Inclusive estou iniciando tratamento semelhante com meu filho.

criança com alergia (3)

Entretanto é um tratamento longo para ter efeito é interessante que a vacina seja administrada por anos em alguns casos. Mas ao menos comigo, foi super eficaz.


VOCÊ PODE GOSTAR:

Como identificar a infecção urinária infantil? Como tratar?

Estas dicas vão prevenir você e seu filho de acidentes domésticos! Principalmente se for um bebê!


Em alergias alimentares o maior tratamento em muitos casos é apenas deixar de consumir o que prova alergia. Há casos (para serem melhor explicados em outro artigo) em que a mãe que amamenta deixa de consumir determinado alimento para que o bebê não sofra sintomas de alergia.

Este artigo foi útil pra você? Compartilhe! Até a próxima!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: