Marcos de Desenvolvimento Infantil de 0 – 24 meses. O que esperar?

Marcos de desenvolvimento infantil

O desenvolvimento o bebê acontece tão rápido que acompanhá-lo através dos marcos de desenvolvimento infantil, tornou-se bastante comum até mesmo entre os médicos pediatras. Sem contar que este acompanhamento também é utilizado para diagnósticos doenças.

Conceito

Os marcos de desenvolvimento infantil, nada mais são que características que o bebê (recém-nascido) vai adquirindo com o passar dos dias (meses) de nascido. E estas características corroboram para que ele tenha uma vida cada vez mais independente no futuro. Neste artigo, citaremos os marcos que acontecem em uma determinada idade da vida da criança, podendo ser mais de um marco.

VEJA TAMBÉM COMO CRIAR UMA ROTINA PARA SEU BEBÊ!

Marcos de desenvolvimento infantil – primeiro ano

1° mês

Até o primeiro mês de vida é esperado do bebê reagir ao sons. Bata Palma ou balance um chocalho a cerca de 30 cm de cada orelha da criança e observe se ela vai reagir com movimentos nos olhos ou mudança na expressão facial.

Ele também eleva a cabeça. Posicione o bebê de bruco e observe se ele levanta a cabeça, levantando (afastando) o queixo da superfície, sem se virar para um dos lados. Já consegue observar um rosto. Verifique posicionando seu rosto a aproximadamente 30 cm acima do seu rosto da criança e observe se ela  olha para você, de forma evidente.

2° mês

Você até pode conseguir visualizar um sorriso do seu bebê antes do segundo mês, mas é aqui que ele oficialmente vai aparecer, quando você conversar com a criança. Mas não lhe faça cócegas ou toque sua face. Observe se de fato o bebê se corresponderá ao seu sorriso.

Pode acontecer antes, mas novamente a emissão de sons acontece neste mês. Observe se o bebê emite algum som que não seja choro. Nesta idade a movimentação dos membros inferiores e superiores é intensa.Marcos de desenvolvimento infantil - primeiros 6 meses

3° mês

O bebês já emite uma resposta “social” quando conversam com ele. Observe se ele responde com sorriso e emissão de sons, como se estivesse conversando com você, ao estimulá-lo com uma conversa.

O bebê já segura objetos. Ofereça um objeto tocando no dorso da mão dele. Ele deverá abrir as mãozinhas e segurar o objeto ao menos por alguns segundos. E agora os sons emitidos tornam-se mais legíveis como “anguu”, “eeee“.

4° mês

O bebê já faz busca por determinados objetos. Coloque um objeto ao alcance da criança, chamando sua atenção para o mesmo. Observe se ela tenta alcançá-lo. Também inicia a fase de levar objetos à boca.

Ele consegue saber de onde vem os sons. Faça barulhos suaves com brinquedos e observe se o bebê vira na direção de onde o som foi produzido. O bebê requer agora uma dose maior de cuidados, já que agora ele muda de posição ativamente, rolando muito em seu bercinho.

5° mês

Nesta idade o bebê já consegue distinguir as cores primárias e se distrair com os pés e mãos. Também reconhece o próprio nome e pode assustar-se com estranhos. Já fica sentado por pouco tempo sem apoios. Pode estar apto para a introdução de alimentos salgados e sólidos.

6° mês

Bebês desta idade  amam brincar de “achou”. Transfere objetos de uma mão para outra, duplica sílabas e finalmente sentam-se se apoio. Uma pequena parte das crianças desta idade pode arrastar-se ou engatinhar.

Marcos de desenvolvimento infantil - primeiro ano

7° mês

O bebê imita sons da fala nesta idade e combina sílabas em sons que aparecem nas palavras. bate objetos um contra o outro. Uma pequena parte das crianças desta idade fica de pé segurando em alguma coisa e sabe sinalizar “tchau”. E metade ainda consegue engatinhar ou arrastar-se.

8° mês

A maioria dos bebês já dizem “mama” ou “papá” mas tanto para o pai ou mãe, aponta objetos, mostrando o que quer com gestos e  finalmente começa a engatinhar. Uma minoria das crianças desta idade andam sem apoio.

9° mês

Oficialmente o bebê fica de pé segurando em alguma coisa. e anda pela casa assim. Também faz movimentos de pinça (dedo polegar com indicador) para pegar coisas pequenas.

10° mês

Oficialmente o bebê sinaliza Tchau e engatinha com muita facilidade. Responde ao nome e compreende ao “não”.  Uma minoria consegue colocar objetos dentro de recipientes.

MARCOS DE DESENVOLVIMENTO iNFANTIL

11° mês

A criança consegue beber líquidos em copinho e já diz outra palavra além de “mama” / “papá”. Quando em pé, consegue se inclinar, imita ações alheias e consegue entender pequenas instruções.

12° mês

O bebê diz sons parecidos com as palavras, dá alguns passos, alguns conseguem rabiscar com giz de cera ou lápis e até andar muito bem. E ainda diz duas palavras além de “papá” /” mama”.

Marcos de desenvolvimento infantil – segundo ano

1 ano e 1 mês

A criança desta idade usa duas palavras com o propósito correto (como “tchau” ou “mamá”). Abaixa para pegar um objeto, e fica de pé sem apoios. Algumas ama olhar o próprio reflexo no espelho e brincar de esconder os rosto com as mãos. E grande parte delas consegue colocar algo dentro de um recipiente. Marcos de desenvolvimento infantil - se ver no espelho

1 ano e 2 meses

O bebê já consegue pegar comida com os dedos e levar à boca, esvaziar conteúdo de potes, caixa e gavetas e imitar os outros. Consegue caminhar relativamente bem, tem iniciativa para começar a brincar e ainda aponta para as partes do corpo seguindo instruções verbais. Caso seja estimulada, pode conseguir usar o garfo ou a colher.

1 ano e 3 meses

O bebê consegue brincar com bola, possui vocabulário de aproximadamente 5 palavras e ainda consegue andar para trás. Algumas crianças conseguem correr outras adotam a palavra “não” como a preferida!

1 ano e 4 meses

A criança já começa a ter crises de birra quando frustrada, adota um paninho como objeto de transição e consegue virar a página de um livrinho. Algumas conseguem montar uma torre de blocos, já sabe a forma certa de usar alguns objetos como telefone, vassoura etc. Uma minoria passa de duas sonecas diárias para uma só.

Marcos de desenvolvimento infantil - montando blocos

Photo by Jelleke Vanooteghem on Unsplash

1 ano de 5 meses

O vocabulário aumenta constantemente. O bebê gosta de montar brinquedos e de faz de conta. Já responde ordens como “sente aqui”. A fala tem ficado cada vez mais clara.

1 ano e 6 meses (18 meses)

Nesta fase já inicia a pedalar no triciclo, gosta de rabiscar e de folear livrinhos. Algumas das crianças desta fase escovam os dentes com ajuda, junta palavras para formar frases e consegue fazer torres com quatro cubos ou blocos.

CONFIRA BRINQUEDOS ESPECÍFICOS PARA CADA FASE DE DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO AQUI!

1 ano de 7 meses

As crianças estão aptas e conseguem usar o garfo e a colher, correm de uma lado para o outro. Conseguem jogar bola passando por cima do ombro. Cerca de quase metade do que diz, é compreensível.

1 ano e 8 meses

A brincadeira de faz de conta acontece oficialmente nesta idade. A criança finge dar comida para a boneca. Ela adquire cerca de 10 palavras novas por dia, algumas conseguem subir em escadas e tirar a própria roupa.

1 ano e 9 meses

As crianças com esta idade conseguem brincar com bola, subir degraus, estabelecer objetos simples, como colocar um brinquedo em determinado lugar. Algumas formam frases simples como “quer papá”, identifica algo em um ilustração e diz o nome e ainda desce escadas. 1 ano e 10 meses

1 ano e 11 meses

Monta uma torre de quatro blocos, consegue usar 50 palavras avulsas. Algumas cantam músicas simples, falam frases de duas ou três palavras e ainda começam a se interessar a brincar com outras crianças.

24 meses (2 anos)

A criança de 2 anos já consegue identificar ao menos seis partes do corpo em um boneco, se faz entender com metade do que fala e ainda constrói frases curtas. Algumas crianças nesta idade também começam a falar sobre si, dividir os objetos em categoria.

Evitando comparações

É sempre relevante estar por dentro dos marcos de desenvolvimento infantil referente ao seu filo, todavia evite comparações. O conteúdo acima está sujeito a evoluir com antecedência ou atraso em seu filho. E muitas vezes isso não significa nada. Isso aconteceu com Estêvão. Vocês acreditam que ele me chamou de “mama” aos 18 meses? Antes dera “Dada” (a cuidadora do berçário). E mais, eu fui entender claramente uma palavrinha dele quando ele fez 2 anos.

Segundo a nossa lista a criança deveria falar algo legível bem antes dos 2 anos não é mesmo? Não foi assim com meu filho.  Isso sem mencionar a parte do desfralde, que foi super tardio por problemas intestinais. E a parte das crianças desejarem brincar com outras crianças? Por aqui isso aconteceu por volta dos 3 anos, ou um pouco mais. Eu sai do trabalho e isso mudou muito nossa rotina né.

Considero que os marcos de desenvolvimento infantil sejam apenas um norte, para decidirmos buscar ou não ajuda. Uma informação a mais para que não sejamos negligente com nosso bem maior que é nossos filhos.

Esta informação foi útil pra você? Espero que sim! E mais ainda, se foi mesmo útil para você compartilhe com as mamães que você conhece! E comente nos comentários o que achou, sugestões, enfim, vamos conversar!

Fonte: BabyCenter Br e Caderneta de Saúde da Criança

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    3 Comentários

    1. Pingback: Brinquedos para criança conforme a idade do desenvolvimento! Saiba +

    2. Pingback: Decoração Quarto Montessoriano: veja aqui por onde começar!

    3. Pingback: Marcos do Desenvolvimento Infantil de 3 a 5 anos. O que esperar?

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.