Decoração Quarto Montessoriano : veja aqui por onde começar!

Segundo a metodologia da italiana Maria Montessoriano (1907), a principal premissa da decoração quarto montessoriano é que este é um quarto para bebê, e não para adultos!

A metodologia Montessori

A pedagogia montessoriana possue 7 pilares a serem concretizados. E o desafio maior é realizá-lo também na vida cotidiana da criança.

E é por este motivo que tem sido cada vez mais real a busca por decoração quarto montessoriano. Vamos conhecer os pilares?

A AUTO EDUCAÇÃO é a capacidade da criança de desejar aprender. E justamente por entender esta realidade inata, o método montessori proporciona um ambiente adequado para isso.

A EDUCAÇÃO CÓSMICA é uma forma de organizar o conhecimento. E segundo este princípio o educador deve levar o conhecimento de modo organizado. Evidenciando que o ser humano deve ter consciência de seu papel e manutenção e melhor do mundo.

A EDUCAÇÃO COMO CIÊNCIA é quando o professor faz uso do método cientifico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança. Verificando a eficácia diariamente.

Estimulo infantil - quarto montessoriano

A CRIANÇA EQUILIBRADA é reconhecida em sua fase de desenvolvimento natural. O ambiente juntamente com o adulto preparado, faz com que a criança se expresse verdadeiramente como é.

O ADULTO PREPARADO é como se referimos ao educador que mediará o processo. Este deve conhecer as fases do desenvolvimento infantil, guiar a criança em seus marcos, observar o domínio das ferramentas educativas da melhor forma possível!

O AMBIENTE PREPARADO é construído pela criança, atendendo às necessidades biológicas e psicológicas dela. É neste momento que entre o planejamento arquitetônico adequando. E este envolve mobílias e materiais pensando nos usuários, no caso, as crianças!

O PROFESSOR ACOMPANHADOR é o guia que vai acompanhar a criança em seu desenvolvimento. Ele não vai impor ou ditar as regras do que deve ser aprendido!

A decoração Quarto Montessoriano

O processo de decoração quarto montessoriano nada mais é que efetivar todos os pilares acima! E é neste momento que entra o planejamento arquitetônico, deixando algumas premissas para que o projeto não fuja da metodologia!

Quais os elementos de um quarto montessoriano?

Resumidamente, a decoração de um quarto montessoriano deve ter o mesmo fluxograma do quarto de bebê convencional. Todavia, altera-se a mobília, e acrescenta-se outros elementos.

VOCÊ QUER MONTAR E DECORAR O QUARTO DO BEBÊ GASTANDO POUCO?

No quarto montessoriano o foco é o estímulo do desenvolvimento do bebê. Mas de modo seguro! E é exatamente por isso que você nota camas bem baixinhas, espelhos, estantes para guardar brinquedos na altura das crianças para que elas mesmas possam pegar e guardar o brinquedo, e por ai vai.

Decoracao quarto montessoriano na prática
Fonte Pinterest

Embasametno do projeto e planejamento do quarto montessoriano

Segundo o dr. Reinaldo , Maria Montessori focou o desenvolvimento infantil em crianças entre 0 e 6 anos. Segundo ela esta idade absorve naturalmente tudo que a envolve. Estes são os períodos sensíveis!

  • O período do movimento: do nascimento até um ano de idade;
  • O período da linguagem: do nascimento aos 6 anos;
  • O período dos pequenos objetos: de 1 a 4 anos;
  • O período da cortesia, boas maneiras, dos sentidos, da música e da vida social: de 2 a 6 anos;
  • O período da ordem: dos 2 aos 4 anos;
  • O período da escrita: dos 3 aos 4 anos;
  • O período da higiene/desfralde: dos 18 meses aos 3 anos;
  • O período da leitura: dos 3 aos 5 anos;
  • O período das relações espaciais e da matemática: dos 4 aos 6 anos;

“Quando o adulto se conscientiza que a maior limitação está nele, e não na criança, ele auxilia amorosamente esse processo com respeito a cada fase, facilitando assim o tempo certo para o desenvolvimento pleno de suas habilidades”, afirma Dr. Reinaldo, no site TUA CASA.

Aproveito para deixar um infográfico para facilitar o planejamento do seu bebê, e com isso decidir se opta ou não pelo estilo montessori. Veja:

Decoração-QUARTO-MONTESSORIANO-3
SALVE ESTE PIN!

O projeto do quarto montessoriano

E com estas informações é possível executar um planejamento perfeito e decorar um quarto montessoriano dos sonhos! Vamos às ideias?

Decoração quarto montessoriano 2
A cama na altura da criança;
Decoração quarto montessoriano 1
A caminha e uma pequena estante ao lado, também na altura dos olhos da crinaça;

A cama, assim como todo o restante do quartinho deve ter uma ambientação lúdica, executada na altura da criança. E da mesma forma é a estante de guardar brinquedos, livros. O objetivo maior é oferecer autonomia com segurança para o bebê.

Decoracao quarto montessoriano - prateleira de livros
Prateleiras de livros: A criança pega e guarda o livro!
Decoracao quarto montessoriano - organizando brinquedos
Estante para organização, bem acessível à criança!

Independente disso, você já observou que o bebê na fase dos 9 meses anseia muito por explorar o chão e tudo que nele há?

Na proposta motessoriana isso é incentivado, visto que há o planejamento de todo o layout, com mobiliários adequado às fases de desenvolvimento e interesse da criança.

Com certeza suas ideias para o quarto do bebê aumentaram! E quero saber, você gosta das ideias de quarto montessoriano para seu bebê? Conta pra mim nos comentários!

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.