Decoração Quarto Montessoriano : veja aqui por onde começar!

Segundo a metodologia da italiana Maria Montessoriano (1907), a principal premissa da decoração quarto montessoriano é que este é um quarto para bebê, e não para adultos!

A metodologia Montessori

A pedagogia montessoriana possue 7 pilares a serem concretizados. E o desafio maior é realizá-lo também na vida cotidiana da criança.

E é por este motivo que tem sido cada vez mais real a busca por decoração quarto montessoriano. Vamos conhecer os pilares?

A AUTO EDUCAÇÃO é a capacidade da criança de desejar aprender. E justamente por entender esta realidade inata, o método montessori proporciona um ambiente adequado para isso.

A EDUCAÇÃO CÓSMICA é uma forma de organizar o conhecimento. E segundo este princípio o educador deve levar o conhecimento de modo organizado. Evidenciando que o ser humano deve ter consciência de seu papel e manutenção e melhor do mundo.

A EDUCAÇÃO COMO CIÊNCIA é quando o professor faz uso do método cientifico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança. Verificando a eficácia diariamente.

Estimulo infantil - quarto montessoriano

A CRIANÇA EQUILIBRADA é reconhecida em sua fase de desenvolvimento natural. O ambiente juntamente com o adulto preparado, faz com que a criança se expresse verdadeiramente como é.

O ADULTO PREPARADO é como se referimos ao educador que mediará o processo. Este deve conhecer as fases do desenvolvimento infantil, guiar a criança em seus marcos, observar o domínio das ferramentas educativas da melhor forma possível!

O AMBIENTE PREPARADO é construído pela criança, atendendo às necessidades biológicas e psicológicas dela. É neste momento que entre o planejamento arquitetônico adequando. E este envolve mobílias e materiais pensando nos usuários, no caso, as crianças!

O PROFESSOR ACOMPANHADOR é o guia que vai acompanhar a criança em seu desenvolvimento. Ele não vai impor ou ditar as regras do que deve ser aprendido!

A decoração Quarto Montessoriano

O processo de decoração quarto montessoriano nada mais é que efetivar todos os pilares acima! E é neste momento que entra o planejamento arquitetônico, deixando algumas premissas para que o projeto não fuja da metodologia!

Quais os elementos de um quarto montessoriano?

Resumidamente, a decoração de um quarto montessoriano deve ter o mesmo fluxograma do quarto de bebê convencional. Todavia, altera-se a mobília, e acrescenta-se outros elementos.

VOCÊ QUER MONTAR E DECORAR O QUARTO DO BEBÊ GASTANDO POUCO?

No quarto montessoriano o foco é o estímulo do desenvolvimento do bebê. Mas de modo seguro! E é exatamente por isso que você nota camas bem baixinhas, espelhos, estantes para guardar brinquedos na altura das crianças para que elas mesmas possam pegar e guardar o brinquedo, e por ai vai.

Decoracao quarto montessoriano na prática
Fonte Pinterest

Embasametno do projeto e planejamento do quarto montessoriano

Segundo o dr. Reinaldo , Maria Montessori focou o desenvolvimento infantil em crianças entre 0 e 6 anos. Segundo ela esta idade absorve naturalmente tudo que a envolve. Estes são os períodos sensíveis!

  • O período do movimento: do nascimento até um ano de idade;
  • O período da linguagem: do nascimento aos 6 anos;
  • O período dos pequenos objetos: de 1 a 4 anos;
  • O período da cortesia, boas maneiras, dos sentidos, da música e da vida social: de 2 a 6 anos;
  • O período da ordem: dos 2 aos 4 anos;
  • O período da escrita: dos 3 aos 4 anos;
  • O período da higiene/desfralde: dos 18 meses aos 3 anos;
  • O período da leitura: dos 3 aos 5 anos;
  • O período das relações espaciais e da matemática: dos 4 aos 6 anos;

“Quando o adulto se conscientiza que a maior limitação está nele, e não na criança, ele auxilia amorosamente esse processo com respeito a cada fase, facilitando assim o tempo certo para o desenvolvimento pleno de suas habilidades”, afirma Dr. Reinaldo, no site TUA CASA.

Aproveito para deixar um infográfico para facilitar o planejamento do seu bebê, e com isso decidir se opta ou não pelo estilo montessori. Veja:

Decoração-QUARTO-MONTESSORIANO-3
SALVE ESTE PIN!

O projeto do quarto montessoriano

E com estas informações é possível executar um planejamento perfeito e decorar um quarto montessoriano dos sonhos! Vamos às ideias?

Decoração quarto montessoriano 2
A cama na altura da criança;
Decoração quarto montessoriano 1
A caminha e uma pequena estante ao lado, também na altura dos olhos da crinaça;

A cama, assim como todo o restante do quartinho deve ter uma ambientação lúdica, executada na altura da criança. E da mesma forma é a estante de guardar brinquedos, livros. O objetivo maior é oferecer autonomia com segurança para o bebê.

Decoracao quarto montessoriano - prateleira de livros
Prateleiras de livros: A criança pega e guarda o livro!
Decoracao quarto montessoriano - organizando brinquedos
Estante para organização, bem acessível à criança!

Independente disso, você já observou que o bebê na fase dos 9 meses anseia muito por explorar o chão e tudo que nele há?

Na proposta motessoriana isso é incentivado, visto que há o planejamento de todo o layout, com mobiliários adequado às fases de desenvolvimento e interesse da criança.

Com certeza suas ideias para o quarto do bebê aumentaram! E quero saber, você gosta das ideias de quarto montessoriano para seu bebê? Conta pra mim nos comentários!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    2 Comentários

    1. Pingback: Layout de quarto de bebê: 5 dicas para um funcionamento perfeito!

    2. Ivana Nalerio

      Legal, gostei muito das informações de como organizar os móveis no quarto e todas as dicas.

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.