Métodos para acabar com a birra infantil – 4 dicas comprovadas !

Métodos para acabar com a birra infantil. Existem?

Segundo a revista americana Parents, especialistas norte-americanos sugerem quatro ideias simples para transformar qualquer crise de birra em um momento de aprendizado. São métodos para acabar com a birra infantil!

É óbvio quando pensamos que toda criança deve ser educada para entender que a birra não é a solução dos problemas.

Eu sempre, mas praticamente sempre (é raro eu perder a paciência rs) conto até dez antes de ficar tensa em momentos típicos de birras.

Descobri essas dicas através da revista Pais&Filhos que republica algumas reportagens da revista americana Parents aqui no Brasil.

método acabar com a birra infantil

Coincidência ou não, eu já havia testado e comprovado todas as dicas sugeridas.

Aliás, sem esforço algum, as sugestões que mostrarei fazem parte da minha rotina com Estêvão. Mas antes, vamos relembrar alguns conceitos!

O que é birra infantil?

O conceito de birra está muito atrelado à fase de transição em que o bebê se encontra: fase em que está deixando de ser bebê para entrar na fase da primeira infância.

Em alguns momentos eu até faço referência à esta fase como a adolescência do bebê. Inclusive está tudo bem explicado neste artigo sobre birras infantis aqui!

Porque meu filho faz tanta birra?

A empatia explica esta questão! Imagine você desejar algo que você não conhece. Todavia você não sabe falar, se comunicar.

Imaginou? Pois é exatamente isso que acontece quando um bebê entra em crise de birra. É literalmente a desordem de emoções.

Pense que até mesmo o significado de “triste”, “alegre”, “dor” ou outras emoções corriqueiras precisam ser ensinadas para as crianças desde cedo.

método acabar com a birra infantil (1)

Exemplo bem lógico é quando o bebê começa a puxar o seu cabelo ou a fazer algo que cause dor em alguém. Devemos ensinar que não pode fazer isso porque DÓI. E não porque é feio.

É desta forma, que pouco a pouco, as emoções serão ordenadas. Estudiosos alertam que esta fase tende a passar por volta dos 4 anos de idade.

Como acabar com birras e desobediência?

Com o crescimento do Estêvão, que já tem 6 anos de idade, já entendo o que é birra e desobediência.

Entendam de uma vez por todas:

Birras são emoções fora do controle. Desobediência é falta de limite, autoridade e presença paterna/materna entre outros.

E isso eu só consegui entender após meu filho me desobedecer de fato. Isso porque noto que quando a criança desobedece, ela tem plena consciência e condição e fazer o contrário.

É notável isso! A não ser em casos raros em que haja algum problema relacionado à transtornos infantis como TDAH e etc.

Lembrando que quando uma criança é bastante desobediente, a linha entre considerar que é necessário uma intervenção médico psicológica e que falta limites e orientação educacional da família é muito limítrofe.

método acabar com a birra infantil (2)

Com isso, infelizmente, muitas famílias acabam considerando que o filho apresenta um problema e precisa de um medicamento.

Daí, minha indicação de se informar bastante, executar as informações absorvidas e procurar orientações corretas acerca disso.

Como lidar com a birra do filho de 2 anos?

Agora vamos ás sugestões de métodos para acabar com a birra oferecidas pela revista Parents:

1- Ofereça espaço ao seu filho

Sabe aquele momento que nós adultos ficamos frustrados e queremos apenas manifestar que não estamos feliz, não estamos satisfeitos com algo? Este é o espaço crianças precisam.

Desde que não se machuquem ou destruam nada, é necessário ter e gastar um tempo para se acalmar.

metodo-acabar-com-a-birra-infantil-4

Com o passar dos anos (logo, logo), repetindo essas atitudes, elas aprenderão que a vida é cheia de frustrações, que não dá para evitá-las.

Aqui em casa, para contribuir que exista este espaço (as vezes meu filho briga, chuta, quer destruir mesmo algo) eu conto até dez. Seguro nas mãozinhas dele e começo a contar. Como no desenho animado do Daniel Tigre.

2- Momento de distração

Tente distrair a criança, tirando o foco da birra. Pode ser um brinquedo, uma imagem na cidade, qualquer coisa mesmo.

O interessante é que com a experiência que vai se repetindo, você já consegue prever a futura birra, evitando que ela aconteça!

Leve na bolsa até o que já “surte” mais efeito, prevendo ou até mesmo evitando que a birra aconteça.

As crianças se concentram em único assunto é muito pouco tempo, daí é muito fácil provocar uma distração.

Para ser mãe, trabalhar , ser mulher, dar conta de muitas coisas, é preciso aprender a organizar o seu tempo, a priorizar as tarefas e as pessoas. (2)

3- Converse

Tente ouvir o que seu filho vai dizer com a frustração que está passando. Tenha ouvidos atentos, paciência, muita empatia, voz suave e tranquila para atendê-lo.

Logo seu filho vai perceber que a birra não está lhe atingindo e isso vai ajudar você a manter a cabeça no lugar.

Note que se sua voz tiver alterada, nervosa, gritada o efeito é o contrário. Lembre-se que a maneira como nós, adultos agimos diante da birra é o que importa.

4- Abraços

Eu sei que abraçar será a última coisa que você vai querer fazer em momentos tensos assim, mas esse gesto ajuda muito a criança se acalmar.

Eu faço muito isso aqui com Estêvão. Ele está frustrado querendo algo impossível e eu simplesmente o abraço.

Converso calmamente, procuro compreender que o que ele queria é muito importante para ele (mas como não vou ceder a birra, meu filho perceberá que a birra não está me atingindo!).

Métodos para acabar com a birra infantil

E depois o distraio com alguma coisa, pode ser até uma comida. Enfim como você percebeu, após abraçar eu usei as dicas mencionadas anteriormente.

Livros que ajudam

Sim, a leitura é fundamental neste processo. Vou deixar algumas sugestões para você se inspirar.

Livro-birra-infantil-1

As crianças não fazem birras! é livro que trata de parentalidade positiva, a respeito da busca por uma maior conexão com nossos filhos. Ainda menciona que o início de nossa jornada como pais é bem diferente da realidade.

É necessário que haja uma sintonia com nossa visão, sonhos. Esta leitura é essencial, especialmente aos papais de plantão.

Livro-birra-infantil-2-1

Crianças Francesas não fazem birra! é uma leitura bem famosa, e com um título bem curioso não acham?

A jornalista americana (autora do livro) se muda para Paris logo após se casar. Lá, além das diferenças culturais mais conhecidas, começa a observar que as crianças se comportam de forma muito mais educada do que jamais viu.

Estarrecida, ela percebe que os jantares nas casas dos franceses não são eventos caóticos em que crianças interrompem os adultos, brigam com os irmãos ou reclamam dos legumes.

Afinal, qual é o segredo para que durmam a noite toda? Para que não tenham ataques de birra em público? Qual é o método para acabar com as birras infantis?

Os pais que ela observou em Paris parecem ter encontrado o equilíbrio perfeito entre ouvir os filhos e deixar claro que são os adultos que mandam.

Pamela ainda nota que os franceses conseguem balancear admiravelmente suas necessidades e as das crianças, não se acorrentam a um falso conceito de pais perfeitos e, ainda assim, são atentos, carinhosos e criam filhos educados e felizes.

Com isso, a autora empreende uma surpreendente jornada pela cultura francesa e passa a rever alguns conceitos da criação de filhos.

metodo-acabar-com-a-birra-infantil-3

O resultado está neste livro, um relato inteligente, bem-humorado e também fundamentado nos segredos dos franceses para ter filhos criativos e educados.

Conclusão

Todos estes métodos para acabar com a birra infantil são eficazes, mas quando se trata de ser humano, nada pode ser garantido cem por cento não é mesmo?

A quantidade de literatura é grande para esta finalidade. E sendo assim deixo este link para você navegar a vontade pelos títulos!

O segredo para eficácia deste método (e outros mais) está certamente embasado na consciência que os pais devem ter a respeito da fase que seu filho se encontra.

A disciplina positiva oferece grandes meios para obter esta consciência, gerar empatia, amor, perdão, paciência, doação.

E a verdade é que a receita que funciona com todas as criança não existe, mas certamente os caminhos descritos aqui, irão garantir mais momentos de alegria e paz em família.

2 comentários em “Métodos para acabar com a birra infantil – 4 dicas comprovadas !”

  1. Pingback: Adolescência dos bebês: de onde vem as birras infantis?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.