20 brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil!

Como alinhar o brinquedo com o marco de desenvolvimento ?

Assim que me tornei mãe passei a ter outros olhos para os brinquedos. Eu passava a associar os brinquedos à algum benefício que ele poderia trazer ou não ao meu filho.

E acreditem, eu fazia estas associações até mesmo quando Estêvão estava com um ou dois meses de vida. Eu gostava de investir em brinquedos que estimulassem o desenvolvimento do meu filho de algum modo. Ou seja, conforme a idade que ela se encontrava.

E para ter pleno entendimento disso, nada mais justificado que entender os marcos de desenvolvimento infantil. E além disso também precisei de muita leitura e pesquisa na internet.

Brinquedos para criança conforme a idade do desenvolvimento - estímulo

E ainda conhecer as marcas de brinquedos disponíveis no mercado. Fisher-Price foi a marca que mais me chamou a atenção. Até adquiri alguns quando compramos o enxoval importado do Estêvão no exterior. E com o tempo, após adquirir muitos brinquedos verifiquei que são muito duráveis, resistentes.

Há outras marcas como a Calesita, Elka, Hasbro, Tiny Love e entre outras. Mas o mais importante não é exatamente a marca e sim o estilo do brinquedo aliado ao desenvolvimento que o bebê se encontra.

Neste artigo mostrarei exemplos de brinquedos para criança conforme a idade do desenvolvimento que ela está.

Brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil

Você já deve ter notado as grandes possibilidades geradas através de estímulos não é? A cabecinha das crianças são muito boas, e tudo que é estimulado, é absolvido.

E justamente, podemos fazer grandes estímulos com os brinquedos. Estímulos “bobos” como encaixar blocos até ensinar a criança a dizer “good bye” ou ainda que noite tem lua e dia tem sol! Vamos à melhor parte agora, descobrir os brinquedos de cada faixa etária!

1 Ginásios (+3m)

Este tipo de brinquedo será útil para seu bebê até ele conseguir se sentar sem apoio (ou até aproximadamente 5 meses de vida).  Os ginásios nada mais são que tapetes divertidos com muitas possibilidades de estímulos. 

Muitos modelos tem músicas, sons e até luzes. O interessante é você ir para o chão para que o bebê veja os brinquedos que ficam acima da cabecinha dele.

brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil

Outra dica fantástica é conversar com o bebê sobre os brinquedinhos que vem também junto com o ginásio de atividades. Este brinquedo é vendido em qualquer loja de brinquedos, mas as opções na internet são melhores.

Este brinquedo terá sua maior importância até o bebê sentar, mas mesmo depois disso, o bebê ainda brincará muito com ele. Há também opções mais baratas como o Centro de atividades.

2 Móbiles (+3m)

O móbile é um exemplo de brinquedos para crianças conforme a idade do desenvolvimento que pode ser usado desde o nascimento. E ele não tem idade para “concluir” o uso!

Ele simplesmente acompanha seu crescimento! Há modelos de móbile que além de ser pendurado no berço, podem também se adaptar no carrinho do bebê. Ele também serve como caixinha de música, e você pode até acostumá-lo a dormir ouvindo um linda música, ou ainda tocá-la ao longo do dia em muitas situações.

Brinquedos para criança conforme a idade do desenvolvimento dela - mobiles

Desde o nascimento, o bebê vai ouvir a responder a sua voz. Use essa conexão para falar coisas sobre o móbile, como as cores, o movimento e até os personagens que ficam pendurados.

Móbiles com todos os recursos que mencionei aqui, só encontrei da marca Fisher-Price, que aliás gosto demais! Mas há outros móbiles simples com preços menores ainda . Vale a pena conferir!

3 Chocalho e mordedores (+3M)

Chocalhos e mordedores podem até virem em um único brinquedo. E serão bem úteis ao bebê após os 3 meses de vida, fase em que já reconhece os pais e se interessa por outros rostos, sabendo se é ou não familiar.

De bruços ele já se apoia nos cotovelos, vira a cabecinha em direção a um som e te observa quando você fala.

Quando colocados em suas mãozinhas, os brinquedos são chacoalhados. Há inclusive “pulseiras” que fazem barulhos, que você prende no pulso do bebê.

Nesta fase os bebês estão começando a ter o controle do que pegar, e muitas vezes eles seguram e soltam de propósito. O que certamente acontecerá com o chocalho.

Brinquedos para criança conforme a idade do desenvolvimento dela - primeiros meses

Ajude o bebê a exercitar a coordenação ao segurar os brinquedos na frente dele, chacoalhar e deixa-lo pegar. Você pode escolher um modelo de chocalho que o bebê possa segurar com as duas mãos.

Ele vai pegar com uma primeiro e depois com a outra e, depois vai soltar. Isso aí já desenvolve a habilidade de passar um objeto de uma mão para outra.

4 Brinquedos com música e luzes (+3m – +6m)

É aos 5 meses que seu bebê pode alcançar e pegar os brinquedos, sorrir para o próprio reflexo, balbuciar e pegar algo ao mesmo tempo e explorar o mundo levando objetos até a boca.

brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil

Você pode usar um brinquedo com luzes e músicas para entreter o bebê quando estiver ocupada. E ainda estimule o bebê a vocalizar junto com a música do brinquedo, cantando junto com ele.

Aponte também as características do brinquedo para o bebê, ativando as luzes e os sons. A Fisher-Price tem uns brinquedos super bacanas para esta fase. E pra ser sincera acho a melhor marca de brinquedos para esta etapa.

Na embalagem de cada brinquedo tem um indicativo, falando para qual idade do bebê o brinquedo é recomendado.

O Estêvão tem a giraffa com blocos que ele brinca até hoje. Basta ter oportunidade! A criança precisa colocar os blocos dentro da girafa e ao inseri-los ela emite músicas e sons!

O tambor 2 em 1 também da Fisher-Price é uma ótima opção para esta fase do bebê. E o melhor é que o preço deste brinquedo é bom. A Fisher-Price como sempre arrasa nas opções de brinquedos. O piano cachorrinho e a casa do cachorrinho também são excelentes opções!

5 Brinquedos de empilhar (+6M)

Aos 6 meses seu bebê tem muito para explorar e nesta idade ele já consegue ficar sentado com ou sem apoio. Ele gosta de brincadeiras como “achou”, participa de atividades que acontecem ao redor e pode bater em um brinquedo e dar gritinhos ao mesmo tempo. 

Utilize brinquedos de empilhar para apresentar palavras simples e descrições como grande e pequeno, para cima ou para baixo. E também pode fazer relações entre as palavras e os conceitos quando falar sobre cores, como por exemplo “este é um copo amarelo grande”. 

O Encaixa Borboleta e a  torre de potinhos são uma excelentes opções e com um preço muito bom também!

brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil

6 Brinquedos que estimulem a engatinhar (+6m – +9m)

Utilize brinquedos que estimulam do desenvolvimento infantil das crianças conforme a idade dela, assim você exercita a coordenação motora grossa.

Quando o bebê pressionar com os pés em uma superfície sólida, ele vai alongar as pernas. Este é o chamado “andar reflexo”, e você pode usá-lo para auxiliar o bebê a treinar para engatinhar.

Você pode estimular colocando o bebê de barriga para baixo e colocando um brinquedo colorido e divertido a alguns centímetros da cabecinha dele. Agora chame atenção para o brinquedo.

Outra dica é rolar ou deslizar um brinquedo para frente e para trás pelo chão, um para o outro. É um bom exercício para a coordenação olho-mão do bebê e para a destreza manual.

Para isso inicialmente você pode usar qualquer brinquedo que o bebê demonstre interesse. Eis alguns exemplos de brinquedos: Carro dos animais, e os blocos de empilhar da Estrela.

brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil

7 Centros de Entretenimento que estimulam a engatinhar (+6m – +9m)

Os centros de entretenimento que estimulam o bebê a engatinhar e a ficar de pé, são grandes exemplos de brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil, já que a partir de 7 meses, o bebê consegue se apoiar e balançar nas mãos e joelhos.

E alguns se arrastam com a barriga. Isso tudo além de responder quando o chamam pelo nome e reconhece vozes e sons diferentes. Gosta de observar objetos complexos, já que a visão colorida está completa. E também começa a encaixar as mãos em brinquedos e empurrá-los para mais perto das mãos com o dedão.

O uso dos centros de entretenimento não dispensará sua participação na brincadeira, ao contrário, é você quem será responsável por mediar os estímulos, falando sobre as coisas conforme o bebê faz acontecer, ajudando-o a entender o conceito de ação e reação, por exemplo.

Estimule também o bebê a se envolver fisicamente com o brinquedo para fortalecer os músculos e a confiança. Pode ser empurrar, rolar para frente e para trás, engatinhar ao redor ou usar o brinquedo para se apoiar e ficar em pé. Este apoiador Zebra é um exemplo do que é um centro de entretenimento.

brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil

8 Brinquedos de escolher e montar (+6m – +9m)

Aos 9 meses o bebê adquire cada vez mais um postura ereta, enquanto se movimenta usando móveis como apoio. Se rolarem uma bola para ele, ele consegue pegá-la.

Os movimentos são mais variados e deliberados. E ele ainda indica com gestos, como fazer “tchau” ou levantar os bracinhos para pedir colo. E até pode alcançar um brinquedo sem cair. 

As mãos estão mais habilidosas, ele pode passar um objeto de uma mão para a outra. Imprescindível providenciar brinquedos para crianças conforme a idade do desenvolvimento dela.

Estimule o bebê a brincar junto com você, montando uma pilha de blocos para o bebê e uma pilha para você. Empilhe os seus blocos, mostrando qual está no topo e na base; Ajude-o a montar a pilha de blocos dele e vice-versa. O legal é quando o bebê desmontar a sua pilha. De novo, de novo!

Você já pode ensinar as formas para seu filho. Comece pelas simplesDeixe o bebê pegar o jeito da forma redonda, de colocá-la no buraco correto e depois siga para outra forma, indo das mais simples para as mais complexas. Você ajuda o bebê a ter confiança assim.

brinquedos-que-estimulam-o-desenvolvimento-infantil-2-1

Aproveite todo o potencial dos brinquedos para crianças conforme a idade de desenvolvimento e também e ensine as cores. Use as funções do brinquedo para apresentar ao seu bebê várias cores, dizendo cada nome de cor ao apontar para o brinquedo. 

Conforme ele vai crescendo, as possibilidades de brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil conforme a idade vai aumentando também. A casa das formas é um brinquedo simples, porém com bastante potencial para ensinar as formas.

9 Brinquedos que estimulam o desenvolvimento físico, como ficar em pé e caminhar (+6m – +9m)

Não deixe o espaço onde o bebê for brincar obstruído. Abra caminho. Para que os primeiros passos do bebê sejam seguros, abra caminho em volta do brinquedo. 

Reforce conceitos de linguagem ao usar palavras descritivas conforme brinca: “Está vendo a bola verde subir e descer, dentro e fora?”  Estimule a alegria e a antecipação do bebê, chamando atenção para surpresas: ”Onde será que está a bola?”

Brinquedos-que-estimulam-o-desenvolvimento-infantil

Isso faz o bebê pensar, mesmo quando mais novo, sobre estima.  Mesa de atividades tem grande potencial para a criança ficar de pé e ainda se envolver com outras brincadeiras e atividades da própria mesa!

10 Brinquedos com botão (+6m – +9m)

Demonstre as atividades no brinquedo e estimule o seu bebê a fazer igual: ”Eu apertei… Agora é a sua vez!” ”Você acha que ouvirá um som ao apertar o botão?” Uma mecânica simples vai chamar a atenção do seu bebê, além de aprimorar a coordenação motora fina ao mesmo tempo.

Ajude o bebê a aprender a reconhecer as cores, apontando para cada uma e dizendo devagar o nome. Reforce o aprendizado ao apontar para coisas do mundo do bebê que tenham a mesma cor: ”Viu? Sua camisa é vermelha também.”  Muitos brinquedos citados acima apresentam esta característica ( casa do cachorrinho e mesa de atividades por exemplo)

11 Brinquedos que estimulam o desenvolvimento da linguagem (+6m – +9m)

Falar com seu bebê sempre que puder já é um estímulo e tanto. Mas há alguns detalhes nisso que você pode acrescentar e incluir certos brinquedos que estimulem o desenvolvimento infantil conforme a idade da criança.

Um exemplo fantástico é a leitura. Comece a ler para o bebê desde cedo e estimule o gosto pelos livros. Enquanto lê, aponte para as fotos e estimule o bebê a apontar também.

Faça o som dos animais do livro ou sons de outras coisas.  Há modelos de mesa de atividades que trabalham o desenvolvimento da linguagem, assim como outros brinquedos como o piano cachorrinho. Os livros sonoros da fisher-price são o máximo, vale a pena conhecer!

12 Brinquedos que estimulem o aprendizado desde cedo (+6m – +9m)

Se podemos escolher os brinquedos adequados para estimular nosso filhos a aprender cada vez mais, por que deixa todo este processo para escola ou ainda para os outros?

Há diversos brinquedos que apresentam conceitos básicos como letras, números, formas e cores. E são brinquedos que acompanham o crescimento do bebê. Você também pode estimular o interesse ao brincar com letras e números.

Escolha uma letra, encontre algo em casa que comece com aquela letra. Diga o nome da letra e o nome do objeto para o bebê: “Este é o P de Papai.” Você aumenta o aprendizado, mas não se preocupe em ensinar as próprias letras e números nesta fase.

E seguindo esta lista notamos que brinquedos indicados anteriormente cumpre a função de estimular o aprendizado desde cedo, como o piano cachorrinho, a mesa de atividades e conforme sua escolha, até o móbile pode ter sua contribuição neste aprendizado.

13 Brinquedos para área externa, balanços e andadores (+12m)

Aos 11 meses o bebê já começa ter flexões do idioma, consegue ficar em pé sem ajuda e entende que pequenos objetos cabem dentro dos grandes.  E  pode levantar e sentar com segurança sozinho.

Entende o significado de “não”, mas pode ser muito curioso para resistir, podendo responder a um ou dois comandos.

Brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil

Ajude o bebê a aprender mais, e nada melhor que a oportunidade de brinquedos para área externa, como balanços.

E nesta brincadeira você pode falar sobre movimento: “você está balançando para frente e para trás” ou “você está se mexendo para cima e para baixo”. Conte em voz alta o número de vezes que a criança for para frente e para trás e aponte coisas no jardim para o bebê ver, dando nomes.

14 Brinquedos musicais (+12M)

Aos 12 meses seu filho entende muito do que diz para ele, imita a ação dos outros, como falar no telefone, tira um brinquedo do caminho para pegar outro, gosta de outras crianças, mas não brinca com elas e pode antecipar sua ação: ao ver você segurando um casaquinho, ele vai vai abrir os bracinhos. 

Só faz sons na língua que conhece. Vai mostrar afeto com abraços, beijos, sorrisos e tapinhas. Certamente os brinquedos para crianças conforme a idade do desenvolvimento dele terá grande proveito!

brinquedos-que-estimulam-o-desenvolvimento-infantil-2-3

Você também pode colocar palavras nos movimentos do bebê com o brinquedo e também nas funções do brinquedo. Diga “para frente e para trás” ou “de um lado para o outro” conforme a criança mexer o brinquedo.

Bata palma ou cante para estimular a criança. Você pode até querer acompanhá-la com outro instrumento. Essas brincadeiras de “Eu consigo” ficam na memória da criança e aumentam a autoconfiança.  O boneco sonoro BeatBo é um brinquedo fantástico que cumpre muito além da função de ser musica,

15 Brinquedos para desenvolver o desenvolvimento físico (+12M)

Aqui o desenvolvimento do equilíbrio é o importante. E brinquedos para crianças conforme a idade do desenvolvimento dela, se torna imprescindível nesta etapa.

Ao se equilibrar e a coordenação aumentar, o seu bebê de 1 ao vai ter melhor controle da ação. Mover-se para investigar funções diferentes vai exercitar a coordenação motora grossa. Nesta fase, o seu bebê vai entender rapidamente como fazer uma ação acontecer.

Faça uma brincadeira de ativar luzes ou sons—ele faz uma vez e depois é a sua vez. Nomeie ações com palavras “Você apertou o botão e fez as luzes acenderem!” “Você abriu a porta e fez um som!” Construa alegria—e habilidades cognitivas—com uma dica de que algo vai acontecer. “Vamos nessa! O que será que vamos ver?”

16 Carros, caminhões, trens, outros veículos e bonecos (12m – 18m)

Dos 12 aos 18 meses  criança pode caminhar e se sentir orgulhosa disso! Ela se diverte melhor sozinha. Pode juntar ideias para um plano básico, mostrar afeto com abraços, beijos, sorrisos e tapinhas, Junta objetos dentro e fora de uma caixa e ainda começar a tratar objetos de maneira adequada. Por exemplo, abraçar um ursinho de pelúcia. Ela já começa a imitar as rotinas familiares.

brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil urso

Exemplos de brinquedos para crianças conforme a idade do desenvolvimento dela são os veículos e seus determinados usos. Leia livros com gravuras sobre os diferentes tipos de veículos e seus usos.

Falar com a criança é muito importante nessa fase, quando está construindo a linguagem receptiva.

Estimule a ouvir direções (as mantenha simples nessa idade) e faça a criança pensar sobre resolução de problemas. Crie pequenas histórias e dê pequenas tarefas para a criança completar. “Você pode dirigir o caminhão pela porta e descarregar as pedras lá?”

17 Veículos para criança (+2 anos)

Aos 2 anos e meio a criança já sabe a diferença entre seguro e perigoso, fica mais sociável com as outras crianças e está aprendendo a ter uma boa coordenação olho-mão, o que significa que a criança pode montar bloquinhos e colocar um bichinho de pelúcia pra dormir.

É Utilizando brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil que a criança terá mais liberdade.

É a partir desta idade que você terá êxito em comprar uma motoca ou mini – veículo para seu filho. Ajude a criança a aprender mais mostrando como os veículos funcionam e são feitos para que a criança alcance os pés no chão ou nos pedais e para que o peso do corpo ajude na movimentação.

A criança pode não perceber que os pés devem ficar nos pedais—elas vão querer empurrar com os pés para frente e para trás. Pode ajudar se você colocar os pés da criança nos pedais, segurar com suas mãos e empurrar para ela sinta o movimento dos pedais subindo e descendo.

Ensine as direções ao falar palavras, “Agora, você está virando para a esquerda” ou “Vire para a direita.”  As crianças adoram usar os compartimentos dos veículos. Ajude a sua criança de 2 anos a escolher um “amigo” para dar carona ou prepare um lanchinho para ela levar.

Defina uma “vaga de garagem” para a criança. Pode ser na sua garagem ou em algum outro lugar da casa. Diga “Esta é a sua vaga—como eu tenho a minha para parar o meu carro.”

18 Carros, veículos e brinquedos de controle remoto (+3anos)

Já com quase 3 anos, seu filho gosta de imitar as ações dos conhecidos, cria frases simples e usa as palavras “eu”, “mim” e “você”. Ele pula e sobe escadas com um pé de cada vez. Entende o que é “dentro”, “embaixo” e “em cima” e ainda pode lembrar o que tem que fazer quando instruída.

brinquedos-que-estimulam-o-desenvolvimento-infantil-2-4

Ajude a criança a aprender mais, sentando no chão e brincando junto com ela. Traga outros veículos para a brincadeira e apostem corrida! Crie cenários imaginários para a brincadeira. O seu carro de corrida precisa parar na garagem para algum conserto?

Use o conjunto de ferramentas de brinquedo ou ferramentas de verdade que sejam seguras para a criança (com sua supervisão, é claro) para mais diversão. Diga para a criança o nome da ferramenta e para o que serve. Fale sobre as outras ferramentas também.

19 Conjuntos e Figuras de Ação (+3anos)

Seu filho agora com 3 anos de idade gosta de se vestir como ou fingir ser outra pessoa,  adora se mexer e tem dificuldade de ficar parada, gosta de confirmar e ouvir que as pessoas a amam. começa a se comparar com os outros.

A bola, e certamente é um dos melhores brinquedos, atuando para melhorar o equilíbrio e a coordenação.

A idade de 3 anos oferece muitas possibilidades de brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil idade. Nesta fase ela consegue jogar bola a uma curta distância e pegá-la se jogada em direção aos seus braços.

E também começa a desenhar rostos e pessoas, fazer bolas, salsichas e figuras com massinha. Os rabiscos começam a ficar mais parecidos com escrita, e ainda mostra simpatia pelos personagens dos livros

Iniciou-se a fase do faz-de-conta. Aumente a brincadeira imaginativa com cenários diferentes, uma vez que a criança se familiarizar com um brinquedo. Aponte os heróis da sua cidade, país ou mundo.

Explique porque os heróis são pessoas especiais. A sua criança ainda é muito nova para saber sobre eventos atuais, mas lembre-se de que as crianças absorvem muito ao ouvir notícias ou conversas de adulto. 

Conte uma história. Peça ao seu filho que conte sobre o que está brincando, incentivando assim o pensamento e as habilidades de linguagem e comunicação. De vez em quando pergunte “O que o boneco fez hoje?”.

20 Você : o maior estímulo

O maior estímulo que seu filho pode ter, é o que vem de você. Nada adianta ter o brinquedo se você não for a mediadora entre ele e seu bebê. Alguém precisa assumir este papel. Nada mais prazeroso que nós, as mamães não é mesmo!

Espero que estas dicas de brinquedos que estimulam o desenvolvimento infantil conforme a idade, te ajude bastante a estimular, brincar e enfim passar cada vez mais tempo de qualidade com seu filho! Este artigo te ajudou? Eu quero saber, conte nos comentários!

FONTE: Fisher-Price 

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    3 Comentários

    1. marinalangstapani

      Chocada que nunca vi um post tão completo! Amei o assunto, é legal até para quem não é mamãe mas conhece algumas e precisa dar presente!!
      Beijinhos, Marina
      Me visita também? 🙂 Blog Cabide Ideal

    2. Pingback: Cronograma para iniciar o enxoval de bebê completo mês a mês!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.