Marcos do Desenvolvimento Infantil de 3 a 5 anos. O que esperar?

O que esperar afinal?

Há algum tempo escrevi sobre o que esperar dos marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 2 anos. E agora vamos conhecer e descobrir o que nos aguarda após esta faixa etária, dos 3 aos 5 anos. Vamos lá?

Estêvão tem 5 anos e tem me surpreendido a cada dia! A capacidade de comunicação de uma criança desta idade é espantosa. Tão espantosa que ouso dizer que a tal fase de birras, na verdade acontecem agora!

Isso porque aos 2 anos a criança está aprendendo a se comunicar. Soma-se a isso , as emoções ficam sem controle. Como uma criança via te dizer que está triste ou frustrada se não sabe falar, se comunicar?

Marcos do desenvolvimento infantil 3-5 anos

Entretanto aos 5 anos, a historia muda. Aquela velha situação de que “meu filho não obedece” talvez possa ser aplicada verdadeiramente agora, aos 5 anos de idade. Isso, porque nesta idade a criança apreende melhor as orientações passadas a ele.

RESUMINDO: A birra infantil não acontece antes do 4 (ou 5 ) anos de idade!

Marcos do desenvolvimento infantil

3 anos

Aos três anos de idade a criança já apresenta um certo controle e equilíbrio do corpo. Consegue andar, pular, dançar, chutar.

Já entendem perfeitamente a linguagem materna. E também conseguem contar histórias, cantar, falar grandes frases. Claro que há erros ortográficos e de concordância, mas são compreensíveis!

Entretanto nesta faixa etária elas ainda não compreendem a ordenação do tempo, como o “ontem” ou o “amanhã”. Devemos instigar as crianças através do sequenciamento de atividades para que elas entendam isso.

4 anos

Aos quatro anos a fala é aprimorada e cada vez mais compreensível. O que possibilita que os pais e professores percebam os erros e trocas comuns de fonética e pronúncia. Alguns até podem ser encaminhados para tratamentos com fonoaudiólogas.

Nesta idade as crianças se interagem, conversam, contam histórias longas. E isso possibilita uma ampla construção de vínculos afetivos entre os coleguinhas.

Elas também entendem perfeitamente jogos com regras simples. E também reconhecem algumas letras, números, o que as desperta para aprender cada vez mais novidade.

A habilidade motoras permite que as crianças tenham muito equilíbrio, conseguindo andar de bicicleta, patinete entre outros.

5 anos

Este é o marco do desenvolvimento infantil marcado pela transição da idade pré-escolar para escolar. E isso nos mostra bastante autonomia das crianças na escola, como escovar os dentes, tomar banho, escolher a roupa e por aí vai.

A alfabetização inicia-se nesta idade, com o reconhecimento das letras, do próprio nome e logo com a decodificação de alguns termos, o que para alguns pais já seriam a “leitura”.

Aquela noção financeira, de responsabilidade aparece nesta idade! Portanto mamães e papais, façam bom uso dela!

6 anos

Crianças com seis anos completos até 30/05 cursam o Primeiro ano do Ensino Fundamental. E é nesta etapa que ela aprende a ler e escrever palavras e frases.

A leitura e a escrita é um mundo totalmente novo para a criança. Ela entende o mundo, a coletividade de forma bem clara, deixando a característica egocêntrica da primeira infância de lado.

E isso faz com que ela busque um senso de responsabilidade e as noções de causa e efeito.

Lidando com as mudanças

Por aqui confesso que lidar com os marcos do desenvolvimento infantil de 3 a 5 anos tem sido mais desafiante que a fase anterior.

Sou uma pessoal calma, paciente, converso muito com meu filho. Entretanto isso estava sendo suficiente até Estêvão ter uns 4 anos. Agora com 4, confesso que ele anda com bastante argumento para ir contra as minhas orientações.

Isso é típico de criança né! Agora é a fase de nós, mães colocarmos os planos de “fazer o filho obedecer” em prática. Aliás, sou super adepta da disciplina positiva, e tem funcionando por aqui!

Está passando por esta fase? Vem conversar comigo!

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.