Pular para o conteúdo

como saber se meu filho é intolerante a lactose?

como saber se meu filho tem intolerancia a lactose

A lactose é responsável pelo gostinho levemente adocicado do leite. É um tipo de açúcar exclusivo do leite que vira energia após a ingestão do leite e seus derivados. Mas como saber se meu filho é intolerante a lactose?

Este é o assunto de hoje. E antes de tudo, você sabia que este tipo de intolerância é mais comum em bebê que em adultos? Imagino que não, não é mesmo?

Nascemos intolerantes?

A lactase é a enzima responsável pela digestão da lactose. E na falta ou redução drástica da quantidade desta enzima, não há como a lactose virar energia em nosso corpo.

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-2

Devemos ter o cuidado de não confundir intolerância a lactose com alergia ao leite de vaca, cólicas ou gases comuns a esse problema.

É natural os bebês nascerem com grande quantidade de lactase. Prova disso é que o bebê inicialmente se alimenta do leite materno. Entretanto, pro volta dos 3 anos de idade, essa quantidade pode cair drasticamente.

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-4

A quantidade de lactase deveria ser reduzida aos poucos, conforme o avanço da introdução alimentar infantil. Mas quando não acontece dessa foram, e a lactase simplesmente “some” abruptamente” temos a intolerância a lactose.

CURIOSIDADE: Você já ouviu falar que não precisamos de leite, ou que somos os únicos mamíferos que quando adultos ainda tomamos leite, não é mesmo?

A questão é que fomos programados para ingerir leite até os 2 anos em média. E isso é explicado justamente porque a quantidade da enzima que quebra a lactose é reduzida no organismo a partir dessa idade.

Como saber se meu filho é intolerante a lactose?

Antes de tudo, consulte um médico mediante qualquer sintoma diferente e analise as perguntas abaixo, que geram bastante dúvidas entre nós.

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-5

ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE x INTOLERÂNCIA À LACTOSE

A alergia ao leite de vaca é a chamada APLV. São parecidas, de certa forma. APLV são reações alérgicas que a criança tem pro conta da proteína do leite. São exemplos de proteína: caseína, alfa-lactoalbumina, e beta-lactoglobulina.

Já a intolerância a lactose é a dificuldade de ingestão da lactose. E este é um problema digestivo, ao contrário do outro, que é alérgico.

E ambos problemas podem acontecer no período de amamentação do bebê. O leite materno contém lactose e as proteínas do leite, caso ela faça ingestão de leite de vaca e derivados.

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-1

E O DIAGNÓSTICO?

Antes de tudo é realizado uma dieta restritiva. Em crianças que são amamentadas, a mãe deve deve privar-se de alimentos que contém lactose.

Em crianças maiores, antes de tudo deve-se ler os rótulo dos produtos industrializados a serem adquiridos para a crianças. E observe atentamente os sintomas.

Mas não se esqueça, não vai adiantar nada se tudo que foi mencionado aqui for feito sem acompanhamento médico, ok?

Quais os Sintomas comuns?

  • Cólicas intestinais
  • Gases
  • Desconforto Abdominal
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Assaduras na pele
  • Constipação

Lembro-me ainda hoje que meu filho adquiriu um espécie de constipação crônica aos 2 anos, a qual eu achei ser algum tipo de alergia ou intolerância à lactose. Mas eu estava enganada!

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-3

LEIA TAMBÉM:

Fórmula infantil x Composto lácteo

Quais utensílios indicados durante a introdução alimentar?

As primeiras papinhas, dos 6 aos 12 meses

Como saber se meu filho tem alergia ?

Porque acontece?

A intolerância a lactose acontece também em adultos, e existem 3 tipos de causa para cada tipo de situação. Vamos entender melhor!

Hipolactasia significa ausência ou redução da produção da lactase. E isso acontece em diversas fase da vida do ser humano.

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-7
  • Hipolactasia adulto: Aqui a intolerância a lactose é uma doença genética e atinge pessoas com predisposição genética. Em crianças, costuma manifestar os sintomas a partir de três anos.
  • Intolerância congênita à lactose: Este é o mais raro e o bebê apresenta sintomas ainda recém-nascido. O bebê não consegue ter o aleitamento materno exclusivo e precisa ser alimentos com fórmulas sem lactose.
  • Intolerância secundária à lactose: essa intolerância é quando ocorre uma falta de lactase temporário que pode ser causado por muitos diversos, entretanto os níveis são regularizados. Ela pode causar diarreia, doença de Crohn, gastroenterite viral e giardíases. Bebês prematuros podem apresentar essa intolerância, já que ainda não são capazes de produzir lactase suficiente.

Concluindo

Ser mãe é exatamente ficar atento à todo e qualquer sintoma que foge da anormalidade de nossos filhos. Inclusive à cor e textura das fezes, já que isso pode significar muito em um diagnóstico relacionado à alergia ou intolerância alimentar.

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-6

Antes de se perguntar “como saber se meu filho tem intolerância a lactose”, não se esqueça de levá-lo ao pediatra regularmente e observar atentamente cada um dos sintomas acima.

Quanto meu filho foi diagnosticado com constipação crônica, pasmem ele não tinha vômito, diarreia ou sangue nas fezes. Mas tudo feito com acompanhamento médico e muitos exames.

Agora compartilhe com uma mamãe que precisa saber disso! Ou me chama nos comentários se preferir!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: