Pular para o conteúdo

Você precisa saber disso, para ver se seu filho tem intolerância a lactose

A lactose é responsável pelo gostinho levemente adocicado do leite. É um tipo de açúcar exclusivo do leite que vira energia após a ingestão do leite e seus derivados. Mas como saber se meu filho é intolerante a lactose?

Este é o assunto de hoje. E antes de tudo, você sabia que este tipo de intolerância é mais comum em bebê que em adultos? Imagino que não, não é mesmo?

Nascemos intolerantes?

A lactase é a enzima responsável pela digestão da lactose. E na falta ou redução drástica da quantidade desta enzima, não há como a lactose virar energia em nosso corpo.

Devemos ter o cuidado de não confundir intolerância a lactose com alergia ao leite de vaca, cólicas ou gases comuns a esse problema.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

É natural os bebês nascerem com grande quantidade de lactase. Prova disso é que o bebê inicialmente se alimenta do leite materno. Entretanto, pro volta dos 3 anos de idade, essa quantidade pode cair drasticamente.

A quantidade de lactase deveria ser reduzida aos poucos, conforme o avanço da introdução alimentar infantil. Mas quando não acontece dessa foram, e a lactase simplesmente “some” abruptamente” temos a intolerância a lactose.

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-2

CURIOSIDADE: Você já ouviu falar que não precisamos de leite, ou que somos os únicos mamíferos que quando adultos ainda tomamos leite, não é mesmo?

A questão é que fomos programados para ingerir leite até os 2 anos em média. E isso é explicado justamente porque a quantidade da enzima que quebra a lactose é reduzida no organismo a partir dessa idade.

Como saber se meu filho é intolerante a lactose?

Antes de tudo, consulte um médico mediante qualquer sintoma diferente e analise as perguntas abaixo, que geram bastante dúvidas entre nós.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼
como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-5

ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE x INTOLERÂNCIA À LACTOSE

A alergia ao leite de vaca é a chamada APLV. São parecidas, de certa forma. APLV são reações alérgicas que a criança tem pro conta da proteína do leite. São exemplos de proteína: caseína, alfa-lactoalbumina, e beta-lactoglobulina.

Já a intolerância a lactose é a dificuldade de ingestão da lactose. E este é um problema digestivo, ao contrário do outro, que é alérgico.

E ambos problemas podem acontecer no período de amamentação do bebê. O leite materno contém lactose e as proteínas do leite, caso ela faça ingestão de leite de vaca e derivados.

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-1

E O DIAGNÓSTICO?

Antes de tudo é realizado uma dieta restritiva. Em crianças que são amamentadas, a mãe deve deve privar-se de alimentos que contém lactose.

Em crianças maiores, antes de tudo deve-se ler os rótulo dos produtos industrializados a serem adquiridos para a crianças. E observe atentamente os sintomas.

Mas não se esqueça, não vai adiantar nada se tudo que foi mencionado aqui for feito sem acompanhamento médico, ok?

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Quais os Sintomas comuns?

  • Cólicas intestinais
  • Gases
  • Desconforto Abdominal
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Assaduras na pele
  • Constipação

Lembro-me ainda hoje que meu filho adquiriu um espécie de constipação crônica aos 2 anos, a qual eu achei ser algum tipo de alergia ou intolerância à lactose. Mas eu estava enganada!

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-3

Porque acontece?

A intolerância a lactose acontece também em adultos, e existem 3 tipos de causa para cada tipo de situação. Vamos entender melhor!

Hipolactasia significa ausência ou redução da produção da lactase. E isso acontece em diversas fase da vida do ser humano.

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-7
  • Hipolactasia adulto: Aqui a intolerância a lactose é uma doença genética e atinge pessoas com predisposição genética. Em crianças, costuma manifestar os sintomas a partir de três anos.
  • Intolerância congênita à lactose: Este é o mais raro e o bebê apresenta sintomas ainda recém-nascido. O bebê não consegue ter o aleitamento materno exclusivo e precisa ser alimentos com fórmulas sem lactose.
  • Intolerância secundária à lactose: essa intolerância é quando ocorre uma falta de lactase temporário que pode ser causado por muitos diversos, entretanto os níveis são regularizados. Ela pode causar diarreia, doença de Crohn, gastroenterite viral e giardíases. Bebês prematuros podem apresentar essa intolerância, já que ainda não são capazes de produzir lactase suficiente.

Concluindo

Ser mãe é exatamente ficar atento à todo e qualquer sintoma que foge da anormalidade de nossos filhos. Inclusive à cor e textura das fezes, já que isso pode significar muito em um diagnóstico relacionado à alergia ou intolerância alimentar.

como-saber-se-meu-filho-tem-intolerancia-a-lactose-6

Antes de se perguntar “como saber se meu filho tem intolerância a lactose”, não se esqueça de levá-lo ao pediatra regularmente e observar atentamente cada um dos sintomas acima.

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Quanto meu filho foi diagnosticado com constipação crônica, pasmem ele não tinha vômito, diarreia ou sangue nas fezes. Mas tudo feito com acompanhamento médico e muitos exames.

Agora compartilhe com uma mamãe que precisa saber disso! Ou me chama nos comentários se preferir!

LEIA TAMBÉM:

Fórmula infantil x Composto lácteo

Quais utensílios indicados durante a introdução alimentar?

As primeiras papinhas, dos 6 aos 12 meses

▼ CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO ▼

Como saber se meu filho tem alergia ?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

INSCREVA-SE!

EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!