Pular para o conteúdo

50 dicas de Como decorar sala pequena de apartamento

como decorar sala pequena de apartamento

Hoje neste conteúdo vamos provar que tamanho de ambiente precisa ser bem resolvido independente da metragem quadrada dele. Decorar sala pequena de apartamento pode ser divertido e mais que isso, proporcionar um espaço aconchegante e útil para família toda. Vem conferir detalhes comigo!

Salas de TV ou Jantar?

Os dois. O que conhecemos como salas dois ambientes em sua maioria é sala de TV e Jantar. E consideramos assim mesmo em apartamentos comuns de 60 metros quadrados (área útil total) ou até menos, acredite.

As salas de apartamento em sua grande maioria são pequenas, mas graças à criatividade profissional de nossos parceiros arquitetos e decorados entusiastas da ergonomia, é possível obter um ambiente pleno em todas as funções os quais foram idealizados.

Atualmente a cozinha dos apartamentos são idealizadas em planta para que sejam integradas com a sala, o que já otimiza bastante o espaço. E isso na prática veremos logo mais nas imagens.

Como decorar sala pequena de apartamento?

Você já ouviu falar no termo “móveis sob medida”? Ele é mais comum para marcenaria, armários planejados. Todavia, você jamais deve comprar um sofá (por exemplo) sem ter total certeza de que ele cabe no seu espaço.


LEIA TAMBÉM

60 inspirações de decoração de como servir Chá da Tarde

20 ideias de mesa posta de café da manhã, almoço ou jantar

30 ideias de decoração de cozinha com prateleiras


É uma dica que parece irrelevante, mas grande parte das pessoas simplesmente compram o que desejam e esquecem desse pequeno detalhe: medir o espaço disponível. Agora vamos conhecer outras dicas?

Antes confira nossa pasta de conteúdo sobre arquitetura de interiores no PINTEREST:

Sala pequena pede uma sofá pequeno

Se você fugir disso haverá grandes chances de não ter espaço para mesa de centro, mesa lateral ou até mesmo um tapete, pasme!

Daí a importância de escolher o sofá já com uma prévia da disposição dos móveis no ambiente e ainda a metragem das paredes do mesmo.

Use pufe e poltrona para decorar

Além de decoração, o pufe pode ter múltipla função: mesa de centro ou local para sentar. E a poltrona, gosto de utilizá-la como algo pontual, com uma estampa diferente, por exemplo.

Escolha bem as cores

Certamente não é novidade para você a ideia de cores claras ampliam o ambiente e cores escuras dão o aspecto de que ele é menor. Pois bem, isso é verdade e pode seguir essa linha.

Saiba usar o truque do espelho

Esse também é infalível, mas recomendo ter uma ajuda profissional para isso. Não vá colocando espelhos como se fosse quadros nas paredes hein.

Escolha um modelo otimizado de rack

Pode ser suspenso ou apenas compacto, com profundidade reduzida. O fato é que você precisa economizar espaço no rack para ganhar na circulação. E hoje em dia isso é bem possível graças à marcenaria sob medida, totalmente planejada.

Invista nos elementos (quadros…)

Quadros, ornamentos, porta retratos e itens pessoais de decoração. Isso vai levar a sua identidade para o seu ambiente. Afinal, é a SUA sala né, e não a sala de uma exposição de decoração.

Invista nas cortinas

Essa dica é imprescindível para decorar sala pequena de apartamento. Sempre opte por cortinas que cobrem toda a extensão da parede da sala, e não apenas a extensão da janela.

Indico isso exatamente para levar a sensação de que o ambiente é maior, já que a cortina apenas na extensão da parede, a torna segmentada, dando uma sensação de que o ambiente é menor.

Invista na iluminação

Invista em iluminação eficiente. Use luzes com entre 2400 k a 3000k e não se esqueça que o ideal e não fechar a visão de quem está no ambiente.

Pois é justamente isso que torna as áreas estreitas, promovendo a separação dos ambientes quando estes são integrados.

E isso tem tudo a ver em com decorar sala pequena de apartamento, porque estas salas são integradas com a cozinha e também ocupam a sala de jantar.

Utilize o tapete corretamente

Dê preferência para tapetes redondos ou com formas irregulares (estampas). Estes ajudam disfarçar o tamanho do cômodo, levando destaque para os elementos decorativos.

Integre a cozinha

As casas antigamente tinham mais paredes, e por mais que em alguns casos nem tinham tanta metragem quadrada, pareciam que eram imensas.

Isso acontece devido à compartimentação dos ambientes, que não tinha nada integrado. E atualmente está acontecendo exatamente o oposto.

Inspirações

Na imagem acima vemos a ideia da cortina na extensão da parede toda, o tapete e ainda a presença da poltrona.

Observe a integração dos ambientes na imagem acima. E as cores claras predominando. As cortinas persianas rolô na extensão da parede toda deu um chame super contemporâneo, juntamente com o piso de taco, que com certeza faz parte da história do ambiente.

Isso porque as almofadas coloridas ainda não foram mencionadas. É muito válido e assertivo deixar pontualidades coloridas onde há tonalidades de cores quase que monocromáticas.

A parede azul (painel na verdade) não escureceu o ambiente ou tampouco reduziu-o visualmente de tamanho. Composição belíssima, com elementos de tijolinho, madeira e estampas que vão do amarelo ao azul.

O que mais me chamou a atenção no ambiente acima foi a textura das paredes. Ambas de cores claras. Materiais naturais como madeira, entrada de iluminação e presença de plantas compõem esta sala em “L”.

Mesas laterais não são apenas decorativas. Com planejamento, é possível que elas também ocupe a função de armazenamento, como na imagem acima.

No ambiente acima o quadro me chamou bastante atenção. Isso porque devido às cores do mesmo, ele transmite uma atenção pontual, que acaba favorecendo o ambiente por completo.

decorar-sala-pequena-de-apartamento-14
FONTE: INÁ Arquitetura

Elementos que transmitem a identidade do dono da casa. O ambiente tem muitos, como o violão e alguns quadros com certeza.

decorar-sala-pequena-de-apartamento-15
FONTE: INÁ Arquitetura

A diferença do piso entre a área de estar e jantar não interferiu em nada no acolhimento da decoração do ambiente. O que você achou do ambiente acima?

A iluminação embutida no forro de gesso completou a decoração da sala acima. O rack foi idealizado de forma bem compacta, juntamente com o espaço para refeições.

decorar-sala-pequena-de-apartamento-19
decorar-sala-pequena-de-apartamento-20

O espelhos também podem estar presente nos móveis, como na frente das gavetas do rack acima.

decorar-sala-pequena-de-apartamento-21
decorar-sala-pequena-de-apartamento-23
decorar-sala-pequena-de-apartamento-22

Trazer a natureza para dentro de casa. Isso é possível com a iluminação, com materiais como tons e texturas madeiradas e também com as plantas. Note que isso tem sido tendência.

decorar-sala-pequena-de-apartamento-24

Quando fazemos questão de inserir mais cor no ambiente, não podemos esquecer que a predominância do conjunto é o que vale. E se for de tons mais claros, melhor.

decorar-sala-pequena-de-apartamento-25

É cada vez maior o número de pessoas que moram em apartamentos, e com isso dispõe de pouco espaço para assistir TV ou até mesmo fazer uma refeição em família.

Entretanto, decorar sala pequena de apartamento, ou quaisquer espaço reduzido ainda não nos impede de buscar um espaço com acolhimento, agradável, confortável e com nossa identidade.

Espaços decorados não são apenas espaços lindos esteticamente. São na verdade muito mais que isso. Espaços decorados são espaços bem resolvidos para a finalidade proposta. A ideia principal por trás de uma sala de TV ou cozinha maravilhosa é essa.

Gostou das dicas? COMPARTILHE o conteúdo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: