Quais são os utensílios para introdução alimentar? Confira os indicados!

Introdução alimentar do bebê.

Chegou o tão aguardado momento: seu bebê vai começar a provar novos sabores, texturas e enfim, em breve terá refeições como almoço e jantar.

Este processo não acontece da noite para o dia, e é exatamente por isso que existem muitos utensílios para introdução alimentar que acabam ajudando muito este momento de transição, facilitando todo o trabalho que nós mamães temos.

utensílios para introdução alimentar 14

Vou apresentar aqui uma pequena lista de produtos confiáveis, que usei e indico nesta etapa da introdução alimentar, que acontece por volta dos 6 meses de vida do bebê.

COMO COMEÇAR A INTRODUÇÃO ALIMENTAR INFANTIL?

VEJA COMO IMPORTAR DOS EUA ROUPAS INFANTIS E MUITO MAIS! PAGANDO PREÇO DE FÁBRICA!

VOCÊ SABE A DIFERENÇA DE FÓRMULA INFANTIL E COMPOSTO LÁCTEO?

Quais são os Utensílios para introdução alimentar infantil?

Por aqui a introdução alimentar iniciou nos 6 meses de vida do Estêvão. Como compramos muita coisa nos Estados Unidos, muitos itens pequenos trouxemos de lá.

Potes para armazenamento de comida e o cadeirão por exemplo, não compramos aqui no Brasil. Vamos à lista.

utensílios para introdução alimentar 12

Cadeirão

A moda é dizer “cadeirão”, mas na verdade é um assento exclusivo para a criança comer. Há cadeiras altas (antigamente só tinha este modelo) e aquelas que de adaptam em qualquer cadeira. Eu optei por um modelo assim, como na imagem abaixo:

Utensílios para alimentação do bebê – cadeira encaixada na cadeira existente
Fonte: DIVULGAÇÃO

Vantagens deste modelo: É leve e de fácil transporte. Eu levava para casa das avós, restaurantes e até viagens. O preço é muito bom, se comparado à alguns modelos de cadeiras de refeição altas. Confira aqui!

Há outros modelos de cadeira alta, desde os convencionais, até aqueles mais sofisticados com rodinhas e que ainda possibilitam até uma inclinação do assento.

Esta cadeira sofisticada é muito interessante, já que possibilita o bebê dormir nela, comer e enfim permanecer dela enquanto você cuida dos afazeres da casa.

Ela funciona como um carrinho de bebê (dentro de casa, é claro).  Certamente eu iria adquirir este modelo no meu próximo filho!

Pratos

Prato é um dos utensílios para introdução alimentar mais útil e indispensável, embora eu não tenha adquirido grande quantidade deles, é recomendável comprar alguns e ter mais que uma unidade.

Você pode optar pelo jogo, que vem com colher, copo e até a tigela ou apenas comprá-los separados. Os que adquiri são de marcas variadas como Nuck, Fisher-Price, Lillo.

CONFIRA ESTA VARIEDADE DE UTENSÍLIOS PARA INTRODUÇÃO ALIMENTAR!

Neste quesito, assim como em quaisquer item de plástico, você tem de prestar atenção se o produto não contém Bisfenol (ou Bisfenol Free).

[O bisfenol A é um composto químico que pode ser encontrado em plásticos que apresentam em sua composição o policarbonato e em revestimentos internos de latas que condicionam alimentos. 

O BPA é uma molécula muito instável e pode migrar dos produtos para os alimentos apenas com mudanças de temperatura ou danos à embalagem”, explica Cristiane Kochi, médica endocrinologista-pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Portanto, o leite da criança pode ser contaminado, por exemplo, quando uma mamadeira feita de plástico com BPA é levada ao microondas.] leia mais aqui.

utensílios para introdução alimentar 1

Pratos infantis não é uma necessidade grande, porém é necessário avaliar sua realidade para definir isso, já que pratos infantis são de plástico, mais fundos e são bem fofos não são?

Tem prato térmico, com ventosa, com divisórias, com personagens e até o prato que não permite a comida derramar!

Mas a versão mais simples supre bem a necessidade! A não ser que possa investir em tanta variedade.

Há também potes de armazenamento, talheres (um mais fofo que o outro!) e ainda copos!

Eu comprei potes de armazenamento! E super indico por que eles são do tamanho exato do que a criança come! Inclusive, comprei este aqui!

E tem ainda aqueles térmicos, que conservam a temperatura da comida por mais tempo.

Talheres

Lembro-me que nas compras do enxoval adquirimos um kit com 6 colheres pequenas da marca Munchkin.

Até hoje ainda temos dessas colheres. Ganhamos um kit da Tramontina e no atual momento Estêvão já está começando a usar as colheres da casa.

Acho indispensável comprar colheres específicas por conta do tamanho e da anatomia delas, que são apropriados para a boca pequenina do bebê.

Tigelas

Se você optar por comprar o jogo, a tigela acaba que virá junto. Aqui em casa não temos muitas tigelas, mas elas são em uma papinha de fruta por exemplo.

Potes de armazenamento

Estes potes são muito úteis. Se você tem vida corrida e pretende ter sempre algo pronto para o bebê no freezer, compre estes potes!

Mas lembre da informação que citei sobre o Bisfenol. Meu filho tem 4 anos e tenho mais de 12 potes. Adquiri um kit de 10 copos da AVENT para armazenamento de leite materno e alimentos e outros kits Nuck, First Years e Munchkin.

Babadores

Dentre os utensílios para introdução alimentar infantil, o babador se destaca. Literalmente, quanto maior a quantidade, mais você vai utilizar. Aqui foi assim.

Lembro-me até hoje dos babadores que levava para o Estêvão usar na creche. E lembro-me mais ainda como eles voltavam. Eu adquiri babadores comuns e impermeáveis .

Atualmente há várias marcas e modelos no mercado. Neste quesito o que vale é quantidade, pode acreditar.

Copos para água e suco

Esta fase o bebê inicia-se no copo de transição, e daí você se vê diante de tantos modelos para escolher. Com canudo, aquele que simula o copo convencional (AVENT) ou ainda o copo de transição convencional mesmo.

Aqui eu testei todos. E meu filho amou o de canudo. Usou um modelo da Skip Hop até literalmente acabar e eu não comprar o refil do canudo.

Também testei o modelo da Nuck, achei ele maravilhoso pois o bocal é de silicone, o que é fácil de lavar!

A melhor escolha

Os Utensílios para introdução alimentar infantil devem ser escolhidos com calma e levar em consideração a opinião de quem conhece o produto, a marca e ainda quem usou o produto.

Sempre realizei esta busca ao adquirir qualquer coisa para meu filho, ou até mesmo para mim.

Uma dica também é dar preferência aos kits, que incluem copo, talher e tigela. Sai mais barato comprar assim. Confira agora esta seleção de kits de alimentação infantil, não vai perder né? Clique agora!

Espero que este artigo tenha contribuído muito para que você faça uma excelente escolha nos utensílios de alimentação do seu filho.

Conte nos comentários como tem sido sua experiência na alimentação do seu filho!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    4 Comentários

    1. Pingback: Aprenda a Fazer 8 Papinhas que seu Bebê vai Adorar

    2. Pingback: Alimentação infantil: as primeiras papinhas, dos 6 aos 12 meses

    3. Pingback: O que você precisa saber para iniciar a introdução alimentar infantil? Veja aqui!

    4. Pingback: Fórmula Infantil e Composto Lácteo. Afinal, qual é a diferença?

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.