Você precisa saber disso ANTES de levar o bebê que acabou de nascer para casa!

O bebê que acabou de nascer!

Finalmente a ansiedade acabou! Você agora conhece o rostinho do seu filho! E neste artigo você vou te contar tudo que você precisa saber ANTES de levar o bebê que acabou de nascer para casa!

Os recém nascidos são dotados de muitas características peculiares, e neste artigo vamos entender uma a uma! Confira agora as dicas para mamães de primeira viagem que ninguém havia te contado! Vamos lá!

Caitlin, do blog REAL MOM RECS inspirou-me bastante neste artigo! Boa leitura!

Eles perdem peso

Você sabia que normal o recém nascido perder cerca de 10% de seu peso após o nascimento?

Naturalmente, é esperado que eles voltem ao peso que nasceu em duas semanas, e quando isso acontecer, você poderá começar a deixá-lo dormir mais tempo entre as mamadas.

Eles vão gritar muito

o bebê que acabou de nascer

Creio que isso, todas as mamães já sabiam né. Todavia, você pode dar de mamar, trocar a fralda, aninhá-lo e ainda assim, o bebê que acabou de nascer vai continuar berrando!

Coloque-se no lugar de seu bebê! Ele ainda tem lembranças de onde ele estava (útero materno). E esta é a solução praticamente infalível para acalmar os bebês. Tente acalmar o recém nascido com a técnica dos 5 s!

Respiração estranha

Os recém nascidos têm padrões de respiração irregulares. E com certeza isso inquieta quase todas mamães de primeira viagem!

Exatamente por este padrão respiratório diferente, eles podem parecer ofegantes ou respirar rápido demais.

Entretanto não há motivo para preocupações, a não ser que o bebê esteja com febre ou letárgico.

Os bebês não precisam de tanto quanto você imagina

o bebê que acabou de nascer - sorriso

Sinto dizer, mas os bebê não precisam de tanto, como a tendência dos pais atualmente dita. Com certeza eles não precisam de aulas de ginástica para bebês, vídeos sobre Einstein ou algo semelhante.

Imagino que você leve o bebê para casa do hospital e fique olhando para ele, pensando “o que eu faço agora?”. Esteja certa que se o bebê estiver satisfeito, você não precisará fazer nada!

Considerando a era atual, os bebês estão sendo muito, mas muito estimulados e eles precisam de tempo de inatividade, assim como todos nós.

Então, segure-os, alimente-os, troque-os, converse com eles e cante para eles. Pode usar tranquilamente o sling para carregá-lo e fazer as atividades domésticas. Mas as vezes só será necessário deixar que tirem um soneca no berço.

Os bebês vomitam

É comum e considerado normal que isso aconteça com certa frequência. A justificativa disso é o esfincter na parte superior do estômago do bebê que ainda não está totalmente funcional e não se fecha completamente.

Entretanto, não há razão para preocupar-se. Se o bebê estiver ganhando peso e não parecer desconfortável, fique tranquila!

Os recém nascidos têm espinhas

Quisera que todos os bebês que acabaram de nascer fossem perfeitos nas fotos de família não é mesmo? Mas a realidade não é assim!

Os hormônios da gravidez estarão no sistema do recém nascido por cerca de três meses ainda. Já ouviu falar na exterogestação? A acne do bebê não é bonita e desaparece por si só após 3 ou 6 meses.

Careca na parte de trás

É comum o bebê que acabou de nascer perder o cabelo da parte de trás da cabeça. E isso acontece justamente porque os bebês ficam deitados por longos períodos. Assim, que ele começar a sentar, permanecer mais tempo em outras posições, o cabelo vai crescendo.

O cocô do recém-nascido

Os recém nascidos têm as próprias regras quando o assunto é evacuar. Nas primeiras 6 semanas você pode esperar que seu bebê faça cocô aproximadamente uma vez por mamada.

É isso mesmo, cerca de oito vezes por dia, aproximadamente. Essa frequência é normal para bebês amamentados e alimentados com fórmula.

O cocô dos bebês amamentados é líquido, de cor amarelada e parece “decadente”, enquanto os bebês alimentados com fórmula têm fezes mais escuras e espessas.

Os recém-nascidos são conhecidos por terem cocô explosivo; portanto, fique atento ao trocar de roupa ou ao tomar banho ou sempre que seu bebê estiver nu. Você pode ser surpreendida!

Após as primeiras seis semanas, o sistema digestivo amadurece e os bebês fazem cocô muito menos – mais ou menos 1-3 vezes por dia ou até uma vez a cada dois dias para bebês amamentados.

Você não precisa empacotar o bebê

A regra geral é vestir o bebê que acabou de nascer com uma camada a mais do que você usaria. É tentador inserir muitas camadas de roupas no recém nascido, mas definitivamente, eles não precisam disso!

Quer um pequeno truque para verificar se o bebê está quente ou frio? Toque a parte de trás do pescoço deles. Se a pele estiver quente ou suada, ela estará muito quente.

o bebê que acabou de nascer frio

 Se estiver frio, adicione uma camada. Mãos e pés não são bons lugares para testar a temperatura do bebê, pois costumam sentir frio devido à má circulação.

Recém nascidos não dormem no silêncio

Bem, eles podem dormir em silêncio enquanto dormem em seus braços o dia todo. Mas deite-os à noite, quando você estiver tentando dormir, e os barulhos começarão.

Os bebês fazem as coisas mais estranhas ao dormir. Eles chiam, ofegam, grunhem, roncam, riem, choram e sorriem enquanto dormem. Alguns de suas manias são preocupantes e outros são absolutamente adoráveis.

o bebê que acabou de nascer

Depois de algumas noites, você provavelmente aprenderá a dormir com todos os estranhos ruídos do bebê.

Eles são mais fortes do que parecem

E se eu quebrar o bebê?” Não se preocupe. Os recém-nascidos podem parecer frágeis, mas são bastante resistentes.

Você não vai ferir seu recém-nascido vestindo-o ou machucando seus braços e pernas, enquanto o banha ou o balança para dormir. 

Um aperto firme em seu bebê escorregadio não o machucará e impedirá que você o deixe cair durante o banho.

o bebê que acabou de nascer

Bebês não guardam rancores

Provavelmente você não tenha percebido que o bebê que acabou de nascer está com a fralda suja há mais de uma hora. Ou ainda demorou para notar que ele estava era com dores.

Não se preocupe, você ainda é uma boa mãe. Há muita pressão sobre as novas mães para que sejam perfeitas, mas a verdade é que estamos aprendendo a ser pais durante o trabalho. 

Muitas vezes, não temos muito apoio e parece que estamos confusos por conta própria. Dê a si mesmo um pouco de crédito por estar fazendo o melhor que puder.

o bebê que acabou de nascer - sorriso

Não estrague o bebê

Com certeza você já ouviu falar que abraços e beijos e excesso, principalmente em sinal de conforto diante do choro, estraga o bebê! Desculpe, mas não é verdade!

PRECISA DE MAIS DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE CUIDADOS COM OS BEBÊ?

Segundo a ciência, segurar bebês realmente contribui para o desenvolvimento do cérebro . Há uma razão pela qual seu instinto materno dizem para você tocar, abraçar e confortar seu filho. Aproveite os abraços sem culpa com seu anjinho.

O que mais preocupar em levar o bebê para casa?

Conta para nós nos comentários, qual outras preocupações você teve ao levar para casa o bebê que acabou de nascer? Vamos conversar?

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    3 Comentários

    1. Pingback: Regra dos 5 s para acalmar o bebê: entenda o que é a exterogestação.

    2. Post muito completo, aprendi várias coisas que não sabia… sempre bom aprender!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.