8 maneiras de ensinar o amor de Jesus para as crianças

Olá mamães empreendedoras! Vamos conversar sobre valores e princípios cristãos e familiares. Eu e minha família somos cristãos e temos como propósito passar estes valores para o Estêvão.

Este processo não é diferente de outros princípios que toda criança recebe da família. Eu costumo dizer que nós, pais e mães sempre estaremos imprimindo valores em nossos filhos.

E estamos fazendo isso até sem dizer nada, através do exemplo. O bom comportamento, ter boas maneiras em determinadas situações são exemplos de valores que se aprende em casa e são impressos por nós nos filhos.

E eu como uma mãe cristã apaixonada, decidi buscar por artigos que me ajudassem a ensinar ao meu filho o amor de Jesus. E encontrei pouco conteúdo na língua portuguesa, mas bastante conteúdo em blogs maternos americanos. Com isso decidi traduzir pra você e compartilhar a minha experiência neste assunto! Vamos?

COMO ENSINAR AO SEU FILHO SOBRE O AMOR DE JESUS

Nós vamos à igreja todos os domingos (acho pouco), duas vezes ao dia, na escola dominical e no culto noturno. Estêvão ama a escola infantil e aprender todas histórias bíblicas, todavia, considero que tudo deve iniciar em casa.

Se não cobro da escola que ensinem meu filho bom comportamento, não me sinto confortável cobrar da igreja que congrego que ensinem meu filho coisas relacionadas ao amor de jesus e a fazer orações, por exemplo.

Acredito que tudo deve iniciar em casa! E foi buscando meios de aprimorar isso aqui em casa que encontrei o blog CALLED TO MOTHERING (convocada para a maternidade, em tradução livre). O AMOR DE JESUS CONTADO PELO MEU FILHO

E neste post do blog citado encontrei muitas dicas que vão ajudar você (e amim também) a exercitar e ensinar ao seu filho sobre amor de Jesus. São 8 dicas que traduzir para você. Confere quais são elas agora:

8 MANEIRAS DE MOSTRAR O AMOR DE JESUS AOS SEUS FILHOS

1 – GASTAR UM TEMPO INDIVIDUAL COM CADA FILHO

Jesus repetidamente falou com Seus discípulos e seguidores em configurações individuais. Ele sabia da importância dos relacionamentos, relacionando-se com cada pessoa como um indivíduo único, com pontos fortes e fracos.

Por mais ocupados que estejamos, devemos priorizar o tempo de qualidade com cada um de nossos filhos toda semana. Seja para um sorvete, lendo um livro favorito ou simplesmente conversando com eles separadamente de seus irmãos, eles precisam saber o quão especial nós achamos que são!

VEJA COMO POUPAR TEMPO PARA GASTÁ-LO COM SEU FILHO!

VEJA TAMBÉM PORQUE SER SER MÃE É CONTRADITÓRIO, MAS É AMOR ALÉM DA VIDA!

2 – NÃO IGNORE AS INTERRUPÇÕES

Eu ensino em casa e trabalho em casa, o que significa que eu sou interrompido com frequência. Enquanto lavo a roupa, meu filho precisa de ajuda com sua tarefa de escrever.

Enquanto preparo o jantar, minha filha pede ajuda com seus problemas de matemática. Eu adoraria ter uns bons 30 minutos para escrever hoje, mas meus filhos precisam de ajuda para lidar com um desentendimento (e algum treinamento de personagem).

Tenho que me lembrar que suas interrupções não são uma distração do meu trabalho mais importante; ao contrário, eles são meu trabalho.

Jesus não invejou ninguém que foi levado a Ele, muito menos crianças. Em Lucas 18: 15-17, ele foi interrompido no meio de um importante ensinamento de mães querendo que Ele abençoasse seus pequeninos:

Quando os discípulos viram isto, eles os repreenderam. Mas Jesus chamou os filhos a ele e disse: “Deixem que as criancinhas venham a mim e não as impeçam, pois o reino de Deus pertence a esses como estes. Eu lhe digo a verdade, qualquer um que não receber o reino de Deus como uma criancinha nunca entrará nele ”.

Ele parou o que estava fazendo e os recebeu, usando sua interrupção como um momento de ensino. É claro que não devemos estragar nossos filhos constantemente deixando tudo para ficar à vontade. Mas não devemos agir como se nossos horários fossem mais importantes do que são. _Designed by freepic.diller _ Freepik_

3 – ENSINE-OS SOBRE AS ESCRITURAS

Jesus ensinou Seus discípulos sobre Deus a partir das escrituras, que naquela época eram a Lei, os Salmos e os Profetas. No caminho para Emaús depois de sua ressurreição, Ele lhes disse que Sua morte e ressurreição foram profetizadas no Antigo Testamento.

É muito importante ensinar aos seus filhos o que a Palavra de Deus diz. Estudos mostram que as crianças deixam a igreja, em grande parte, porque não são biblicamente alfabetizadas.

As crianças (e os adultos) são muito mais suscetíveis a falsas doutrinas quando não sabem o que a Bíblia realmente diz. Jesus sabia que a Escritura é uma ferramenta poderosa no combate às mentiras do inimigo (Mateus 4: 1-11).

Você está equipando seus filhos para resistir às tentações do diabo quando eles sabem “está escrito”. Não deixe esse tipo de ensinamento apenas para a igreja!

4- DISCIPLINE-OS DIARIAMENTE

O discipulado é um passeio diário ao lado de seus filhos em um relacionamento próximo, ouvindo suas preocupações e conduzindo-os às Escrituras quando eles experimentam dúvidas, decepções ou lutas. Está ajudando-os a construir o caráter e a corrigir o comportamento por meio da aplicação de certos versos.

Este 24-7 discipulado é o que Jesus modelou com Seus seguidores mais próximos. Nossos filhos são nossos discípulos, e Deuteronômio 6: 5-9 nos diz para ensinar os mandamentos de Deus para eles em todos os momentos possíveis – em casa, quando estamos viajando, enquanto nos preparamos pela manhã, e enquanto nos preparamos para relaxar à noite.

5 – PERDOE-OS

Seus filhos pecarão contra você por meio de sua desobediência. Eles vão falar de forma desrespeitosa. Tudo pela simples razão de que eles são pecadores que precisam de um Salvador, tanto quanto você.

Mas Jesus te perdoou. E Ele os perdoa também. Ele nos chama a perdoar como fomos perdoados e a ensinar nossos filhos a fazer o mesmo.

6 – OREM POR SEUS FILHOS

O Senhor orou por Seus discípulos e pela futura igreja com frequência, pedindo a Deus que os enchesse de alegria e se unissem. Ele orou para que eles se amassem uns aos outros e para sua proteção. Ele até pediu ao Pai que perdoasse os malfeitores.

Uma das melhores maneiras de sermos pais amorosos é orar por nossos filhos. Quando nossas palavras e ações não alcançam seus corações, nossas orações podem solicitar ao Espírito que se mova nelas.

Precisamos entrar na luta por seus corações e mentes! Como mãe deles, você pode ficar entre seus filhos e o adversário de suas almas, orando pela proteção de Deus sobre eles.

8 dicas para ensinar o amor de Jesus

7 –  FALE DELICADAMENTE E PACIENTEMENTE

Jesus tinha um jeito de falar com pessoas que sabiam que haviam estragado tudo. Ele falou com eles em um nível de coração, sem condenação ou até mesmo desaprovação em sua voz.

Quantas vezes deixo a frustração penetrar no meu tom e tornar-me condescendente com meus filhos? Quantas vezes eu os sobrecarrego com minhas próprias expectativas realistas, porque quero que eles façam as coisas do meu jeito?

Falar a eles respeitosamente também envolve dizer a verdade sobre o pecado deles em amor. Nossas palavras devem refletir gentileza e, no processo, nossos filhos aprenderão como tratar os outros.

8 – SIRVA-OS

Cristo personificou a servidão e a humildade. Ele curou pessoas doentes, ensinou as multidões, embora estivesse com fome e cansado, e lavou os pés sujos e empoeirados dos discípulos.

Maternidade envolve muito sacrifício. Será que servimos nossos filhos com alegria ou com a atitude de que “é exatamente isso que temos que fazer”? Muitas vezes, ser mãe significa estabelecer seus desejos e necessidades para o bem de seus filhos.

Eu vou admitir que não sou exatamente fã de toda a parte que a maternidade costuma exigir de mim. Mas Jesus ensinou e depois demonstrou essa mesma imposição de vida.

Derramar sua vida para sua família nunca é um desperdício! Como a mulher com o jarro de alabastro, seu sacrifício é precioso para Jesus. E nem uma gota é em vão.

MEU DIA-A-DIA

Confesso que não é nada fácil exercitar as oito dicas mencionadas, mas creio que se focarmos em uma dica de cada vez e ir aumentando gradativamente, veremos que esta prática será algo natural no cotidiano da família.

Por aqui tenho o hábito de ler histórias, cantar e orar antes de dormir. Aos poucos estamos elaborando um pequeno culto antes do soninho vir.

A parte mais complexa nesta jornada de ensinar o amor de Jesus para meu filho é dispor de tempo. Tudo bem, trabalho em casa, mas sabemos que mães, sempre acumulam outras funções, e pra ser sincera quando se trabalha em casa trabalhamos em dobro.

E você notou que a dica número 2 nos convida a tirar proveito desta situação? Eu te convido a fazer o mesmo com as demais dicas, assim se você passa o dia todo longe do seu filho você estará ensinando sobre o amor de Jesus e ainda recuperando o tempo perdido juntinho dele!

O que você tem feito para ensinar ao seu filho sobre o amor de Jesus? Conte pra mim nos comentários!

FONTE: CALLED TO MOTHERING

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    1 Comentário

    1. Pingback: Seu filho tem Ansiedade infantil? Veja agora 11 dicas para lidar com ela!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.