Ser mãe é contraditório demais, mas é amor além da vida!

Ser mãe é contraditório. Por que?

Ser mãe é contraditório. Queremos tão bem o filho que demos a luz que não damos importância para o resto. Não nos importamos tampouco com nós mesmas. Choramos mas não conseguimos imaginar os filhos com dores. Mas ao mesmo tempo que daríamos a nossa vida por eles, na verdade não podemos fazer nada, além de amar e ensiná-los o caminho. Eis a contradição.

Mãe tem super poderes

A maternidade chegou em minha vida como avalanche. Tirou tudo do lugar: minha vida profissional, pessoal, meu casamento (até ele acreditam?) e a ordem do que era prioridade em minha vida. Meu filho chegou, chegando, já tomando o primeiro lugar de prioridade dentre muitas outras na minha lista.

Ser mãe é contraditório, mas é amor além da vida

Ser mãe é contraditório por que nos achamos super-heroínas, capazes de curar um machucado com um beijo (meu filho diz que pára de doer!), com amplo desejo de livrar nossa cria de todos os perigos físicos e emocionais deste mundo. Se pudesse separava só as coisas boas para influenciar a mente do meu filho! Mas ironicamente, essa “força” toda não existe. Não temos este poder, e daí a contradição por que no início até acreditamos ter.

Conforme os filhos vão crescendo e o convívio familiar aumentando, chegamos ao equilíbrio que somos apenas mães, não super-heroínas, capazes de livrar nossos filhos do mal. Estou nesta fase. E concordo que é a fase do equilíbrio. Quando Estêvão era menor, os cuidados com ele eram quase que reduzidos a mim ou no máximo uma ou outra avó. E conforme ele foi crescendo, foi se libertando de mim.

valor de um filho

Informação é tudo (ou quase!)

Leitura para mim é e sempre foi vital. Não acredito em tudo que leio, mas gosto de inserir aquilo no meu estilo de vida para ver se tem a ver com minha realidade. E nesta minha busca encontrei figuras nobre da educação infantil e outros pais inspiradores aos quais tenho lido bastante sobre disciplina positiva, educação com apego e outras linhas totalmente pertinentes ao que julgo ser ideal de “como educar seu filho”.

Paizinho, vírgula, Içami Tiba, Elizabetty Monteiro e outros são algumas destas “personalidades” que sigo, admiro, leio e construo o meu método de educação infantil. Sim, se existe receita, estou fazendo a minha. Mas tem um segredo, ela só vai funcionar com meu filho.  Cada filho é único! E cada mãe é única também. Cada filho é único. e CADA MÃE É ÚNICA TAMBÉM.

Ao buscar as leituras e frases “quotes” nas redes sempre levo o conteúdo para meu mundo real. E tem sido uma maravilha aplicar tudo na criação com meu filho. O apego emocional que ofereço ao meu filho após dizer um “não” é a prova disso. Isso funciona aqui. Thiago Queiroz (Paizinho, Vírgula) Em seu livro “abrace seu filho” retrata bem esta metodologia, baseada também na empatia.

Falei sobre empatia no artigo em que conceituo a disciplina positiva.
Contradição de mãe

A leveza do tempo

Ser mãe é contraditório, mas tem se tornado leve com as leituras diárias e as novas experiências vividas com o crescimento do meu filho. Ele tem aprendido comigo, com a vida. E eu posso dizer que também aprendo com ele. Aliás, nossos filhos ensinam a todos da família, até o integrante mais turrão. É momento de exercitar a empatia não é mesmo!

VEJA TAMBÉM COMO TOMAR MELHORES DECISÕES NA CRIAÇÃO DE FILHOS!

CONHEÇA A MATERNIDADE CONSCIENTE!

EMOCIONE-SE COM ESTAS POESIAS ESCRITAS ESPECIALMENTE PARA VOCÊ, MÃE!

 

Ser mãe é o lugar mais contraditório deste mundo!

Como é a maternidade para você? Informação nunca é demais não é mesmo? Então compartilhe conosco suas opiniões ou sugestões!

 

 

 

 

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    1 Comentário

    1. Pingback: 8 maneiras de ensinar o amor de Jesus para as crianças

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.