Como achar tempo para o devocional em família em meio ao caos em que vivemos?

O DEVOCIONAL EM FAMÍLIA

Devocional é nada mais que o tempo que separamos para estar com Deus. Um culto breve em família com uma leitura bíblica, músicas ou algo que nos aproximemos de Deus.

Somos cristãos, e a realização da prática do devocional em família tem sido uma grande preocupação para nós. Principalmente em meio ao caos em que vivemos diariamente.

Obviamente, o isolamento social em detrimento do COVID-19 tornou tudo mais difícil. Mas mesmo sem esta situação, há de se concordar que as famílias já não estavam disponíveis para momentos de devocional em família ou algum entretenimento puramente familiar.

Devocional em família

COMO ADMINISTRAR O TEMPO?

Você já ouviu ou leu sobre a solução de administrar o tempo através da organização de prioridades? Isso parece um pouco nada a ver não é mesmo?

VEJA COMO AJUDAR AS CRIANÇAS A IDENTIFICAR E CONTROLAR AS PRÓPRIAS EMOÇÕES!

Ainda mais que para nós, mulheres, mães, donas de casa (e mais inúmeras funções) a faxina da casa não pode deixar de ser realizada, as tarefas de casa também não. E aquelas mamães que trabalham fora?

Andem sempre pelo caminho que o Senhor, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse. (Deuteronômio: 5.33)

Enfim, o devocional em família precisa que todos integrantes dela estejam disponíveis, separados para estar com Deus em um dado momento.

O DEVOCIONAL POR AQUI

Aqui nosso momento é antes da hora de dormir, durante a preparação. E não acontece todos os dias, mas no mínimo umas três vezes por semana.

Neste momento leio uma história qualquer, mas me atento de ler ou falar algo a respeito de Jesus, fazer uma oração e ainda cantar.

Confesso que não pratico todas as habilidades descritas acima de uma só vez. Mas o momento da devoção acontece!

Estêvão já tem 6 anos. Então eu prezo muito pelo diálogo, comunicação não violenta e criação com apego. E com isso eu gosto de dedicar um tempo de conversar com ele antes de dormir.

É uma conversa simples. A verdade é que eu faço as perguntas, entro no mundinho dele. E através das reações dele, acrescento novas perguntas, e por aí vai.

Devocional em família (1)

E durante o diálogo vou inserindo a nossa fé em Jesus. A parte mais incrível é que quando nós (mães) cremos, é natural desejar transmitir esta fé para quem amamos.

Exemplo para você

Vou citar um exemplo. Estêvão estava com medo antes de dormir e me chamou à noite. Eu disse a ele que não precisava ter medo, e que além de nós (eu e o pai dele) estarmos ao lado, Jesus estava com ele!

E explorei mais a questão da onipresença de Jesus (estar conosco em todo o tempo). Logo Estêvão se acalmou e começou a me indagar outras questões sobre “ver Jesus”.

Eu disse a ele que poderíamos orar para que Deus desse à ele um sonho com Jesus! Ele gostou da ideia. Mas me disse emocionado que um amigo da igreja havia visto a mão de Jesus e que ele queria ver também!

Neste momento notei quão preciosa é uma experiência sobrenatural com Jesus. E mais ainda quando as crianças sonham ou a desejam.

Agora vamos às dicas práticas para que você tenham um devocional em família.

HORA DE PRATICAR

SEJA EXEMPLO

Como mencionado anteriormente, não é difícil inserir a fé Divina em seus filhos, se você já vive e exerce a fé em Jesus Cristo em sua totalidade.

Todavia você precisa ser exemplo. Se você deseja que seu filho aprenda o hábito de orar. Não sinta vergonha de orar na frente dele!

Se deseja que ele creia em Deus independente das circunstâncias, seja a primeira a agir assim.

Devocional em família (2)

Esta prática precisa ser aplicada em qualquer situação ou área da vida! Nosso filhos serão o que plantamos!

COMPROMISSO

Você o compromisso de ajudar seu filho no dever de casa durante o isolamento social, certo? E o dever de firmá-lo na rocha verdadeira que é Jesus Cristo?

Se você não fizer isso, quem o fará? É notório que muitos pais e mães cristãos são demasiadamente negligentes com seus filhos. Deixando que a Igreja seja a responsável por ensinar, e repassar princípios bíblicos às crianças.

DEVOCIONAL-EM-FAMÍLIA-4

Entenda que a igreja tem sido utilizada como a escola: objeto de terceirização de educação infantil. Precisamos resgatar nosso papel de pais e mães na vida de nossos filhos!

TENHA UM RELACIONAMENTO COM DEUS

Você precisa estabelecer um relacionamento verdadeiro com Deus para que ele te capacite em ensinar, perseverar e ser exemplo para o seu filho (e sua família também!

Devocional em família (3)

Não há como influenciar meus filhos sobre Jesus se eu não o conheço verdadeiramente! Não tem jeito, precisamos ter um relacionamento pessoal com Ele.

O MEU DIA A DIA

Dentre as três dicas que mencionei, certamente a última foi a que mais tocou o seu coração. Digo isso por que comigo foi assim.

Hoje sou a prova viva, de que graças a um relacionamento pessoal com Deus, consigo muito mais que a proposta deste artigo.

“O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.” (Salmos 25:14)

Administrar, separar um tempo é uma arte. Mas quem disse que é necessário mesmo separar? Deixar de fazer algo para fazer outra coisa?

Com as coisas de Deus as vezes é! Mas as vezes não! E é nesta questão que Jesus sempre me ajuda. Veja bem, não é necessário eu paralisar minha vida para ensinar sobre fé para meu filho.

Mas é necessário sim, eu paralisar minha vida para gastar um tempo em oração com Deus e ainda me alimentando da Palavra Dele!

Agora me conte de você! Você tem uma rotina de devocional em família? Como é sua experiência? Vem conversar nos comentários!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    2 Comentários

    1. Pingback: 8 maneiras de ensinar o amor de Jesus para as crianças

    2. Pingback: 7 coisas que toda boa mãe faz! A última é sensacional!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.