16 Indicações de livros infantis: o hábito de ler para criança.

Ler para criança: iniciando o hábito da leitura


A literatura chegou na vida do Estêvão desde que ele era bem novinho. Mas confesso que eu não tive o hábito de ler livros infantis para ele nesta época, quando ele não tinha nem um ano de idade.

Eu comprava, investia em muitos títulos e tipo de livros infantis, mas simplesmente não conseguia ler com o Estêvão. Não exatamente explicar, mas era difícil para mim prender a atenção dele com uma história e muitas imagens coloridas.

ler para criança

Houve uma época que comecei até a me preocupar, já que este hábito de “ler para crianças e bebês” virou meio que uma moda (moda saudável). Aqui apresentarei algumas indicações de livros infantis que cativou meu filho.

Após o meu filho completar o primeiro ano de vida, e por volta dos dezoito meses eu recomecei as tentativas para estimular a leitura na vida dele.

Ler para criança

Decidi estabelecer uma rotina de leitura antes dele dormir, todos os dias. Isso foi uma meta para mim, por que acredito que bons hábitos devem ser praticados no início da vida para que sejam permanentes.

Os títulos mais lidos por aqui!

Assim, iniciei com a leitura diária com alguns livros infantis que tínhamos na nossa “minibiblioteca”. Lembro-me que solicitei gratuitamente a coleção literária do Banco Itaú.

Esta coleção é distribuída gratuitamente, basta solicitar aqui! Cada ano renova-se os livros infantis selecionados.

Quando Estêvão completou 2 anos, decidi investir nos livros infantis que tínhamos em casa e assinamos o clube Leiturinha!

Se não conhece, clica aqui! Ao participarmos deste clube, recebíamos em casa um livro por mês, juntamente com pequenas instruções de leitura e alguns presentinhos.

A assinatura durou seis meses, ou seja, recebemos seis livros. Os livros infantis deste clube são selecionados de acordo com a idade da criança.

Eu particularmente amei os títulos, a qualidade dos livros e verifiquei, há títulos que são publicados/divulgados apenas para os assinantes Leiturinha (livro Esconda & Aprenda-cores e Os dinossauros e as formas)!

Ler-para-criança-1

Dentre os livros recebidos houve uns dois apenas que o Estêvão não se sentiu atraído, mas mesmo assim, lemos juntos de vez em quando. Ler para criança com a plataforma da Leiturinha ficou bem mais fácil e prazeroso.

Lembro-me com carinho de um livro recebido na coleção do Banco Itau, chamado “Dorme, menino, dorme”, foi um dos livros que me marcou profundamente, pois o livro conta a história de um garoto que resistia ao sono, fazendo perguntas à própria mãe que levavam à outras perguntas!

E no fim, descobrimos que o menino estava era com medo! Estêvão pedia muito este livro antes de dormir! Atualmente, antes que eu pegue qualquer livro, ele já pede para contar uma história.

Percebendo que meu filho estava gostando de histórias, fui em busca de livros infantis em diferentes formatos. Sim, existem muitas variedades! Tudo para encantar os pequeninos!

ler-para-criança-2

Indicações de livros infantis de diversos formatos

Há uma grande variedade de indicações de livros infantis, e além dos comuns que conhecemos, há outros formatos que fogem o convencional, já que o intuito é agradar e atrair a criançada.

Por aqui, adquirimos um livro fantoche certa vez. Estêvão amava a ideia de “entrar” dentro da história através do fantoche, já que eu colocava minha mão e conversava com ele como se fosse um personagem da história (livro O pato Paco).

O livro quebra-cabeça adquirimos justamente por ter este formato. Eu estava procurando quebra-cabeça de poucas peças e fabricado em material resistente, durável para uma criança de 2/3 anos.

Com isso, solucionamos duas situações: Eu lia a história e logo após o Estêvão montava o cenário da mesma com o quebra-cabeça! (livro Seguindo Jesus).

Há um livro infantil indicado para banho, que pode ser molhado e é muito indicado para crianças bem pequenas, já que são praticamente um brinquedo.

Livros infantis seguindo jesus

Por aqui tivemos apenas um deste modelo, e usamos por pouco tempo, já que observei que justamente por permanecer em área molhada por muito tempo (a criança brinca com o livro durante o banho) a proliferação de fungos é muito grande.

Tem coisas que não dá para mudar muito, o bom sempre será ler para criança em livros convencionais de papel.

Livro Pop-up creio ser o que mais chama a atenção das crianças, já que se abre as páginas do livro, e abre também um “cenário tridimensional” no meio do livro, entre as duas páginas dele. Estêvão amou e ama este tipo de livro!

Livros Infantis com texturas diferentes em uma mesma página estão sendo utilizados em títulos recomendados para bebês, onde o foco maior não é exatamente na história contada, lida.

Inicialmente, para atrair a atenção dos bebês, os livros infantis devem ter características bem semelhantes a de brinquedos!

Títulos de livros infantis indicados

Listarei algumas indicações de livros infantis que leio até hoje com meu filhote aqui. E super indico o clube Leiturinha e também a coleção oferecida pelo Banco Itaú!

Já imaginaram ver seu filho dentro de uma história? Pois é. Esta possibilidade existe!

E tem por nome “Dentro da História” Clique no link e descubra como seria elaborar uma história cujo personagem principal , é seu filho!

Ler para criança com todas estas invenções contemporâneas ficou fácil não acha? Conta pra mim nos comentários tá! Te aguardo!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    4 Comentários

    1. Pingback: Melhores livros infantis de 2017 avaliados pela Leiturinha

    2. Pingback: Assinatura de livros infantis Leiturinha vale a pena?

    3. Pingback: 8 maneiras de ensinar o amor de Jesus para as crianças

    4. Pingback: As 5 linguagens do amor vai mudar o vínculo entre você e seu filho sempre!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.