Layout de quarto de bebê: 5 dicas para um funcionamento perfeito!

Layout de quarto de bebê: analisando o adequado

Ansiosa pra montar o quarto do bebê? É muito bom essa ansiedade, mas tudo começa com um bom planejamento. E você deve ter visto em um dos últimos posts (aqui), sobre  sugestões de programação para início do enxoval do bebê.

O quarto do bebê deve começar a ser pensado bem no início da gravidez, e deve ser planejado com muito cuidado, cautela e minuciosidade.

CONFIRA COMO DECORAR O QUARTO DE BEBÊ GASTANDO POUCO!

Não se deve (jamais!) comprar um berço, uma cômoda ou até mesmo um armário sem antes panejar o local onde os móveis vão ficar!

Neste post vou te dar dicas de como ter um layout de quarto de bebê funcional e atraente.

Antes de qualquer decisão, recomendo você contratar um profissional (arquiteto ou designer) para desenvolver um projeto completo (layout e executivo), contemplando todas informações de funcionalidade, iluminação, conforto e até mesmo perspectivas em 3D. Vamos às dicas!

1 – setorize o ambiente

Após colher informações de metragem do ambiente, localização de aberturas (portas e janelas), vamos setorizar o ambiente.

A setorização compreende as funções que serão executadas no ambiente. Neste caso o bebê vai dormir, brincar, ser alimentado e ser cuidado.

O bebê vai dormir no berço, brincar em local apropriado (com tapetes e brinquedos específicos), alimentado na poltrona de amamentação e cuidado no trocador (cômoda).

Cada tipo de ambiente precisa de um layout específico, de acordo com a metragem que ele possui. Daí ser mais difícil montar toda esta setorização em quartos pequenos.

2 – Priorize o essencial

Se o ambiente for pequeno, priorize o que for mais importante. Considero a poltrona de amamentação muito útil.

Entretanto há situações que requer racionalidade, e nelas o local de amamentação deve ficar em outro ambiente da casa, ou ainda, inserir uma cadeira, ao invés de uma poltrona de amamentação no quarto.

Desenvolver layout de quarto de bebê, ou para qualquer fim requer sempre algo a ser priorizado.

3 – Utilize móveis para mais de uma função

Você pode trocar o bebê em cima da cômoda, assim ela já ocupa duas funções (e você não precisará de um trocador).

Ainda pode dispensar um guarda-roupa, já que as roupas dos bebês são pequenas e cabem perfeitamente em uma cômoda! Agora é terá três funções!

4 -Explore todos os cantos

Tente explorar todos os cantos do quarto, inserindo uma lixeira por exemplo (você precisar muito de uma pra jogar fraldas sujas).

Uma mesa de canto ao lado do local onde vai amamentar (amamentar provoca muita sede, e onde vai colocar o copo de água?).

5 – Espaços multifuncionais

Crie espaço com mais de uma função. Se não há espaço suficiente para o “setor de brincar do bebê”, coloque um tapete central no quarto e quando o pequeno for brincar, brinque você com ele, mostrando-lhe os brinquedos.

Sem espaço específico para guardar os brinquedos? Envolva-os na decoração de um modo geral, adicionando prateleiras para decorar o quarto e ainda guardar os brinquedos! Elaborei alguns layouts de quarto de bebê como exemplo.

Layout de quarto de bebê opção 1
Layout de quarto de bebê opção 2
Layout de quarto de bebê opção 3
Layout de quarto de bebê opção 4

Veja também como montar e planejar um quarto no estilo montessoriano! E ainda, se artigo foi útil para você montar o quarto do seu bebê? Conte no comentários!

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    10 Comentários

    1. Rafaela Silva

      Um quarto bem planejado é outra coisa, você consegue colocar muita coisa e consegue ocupar o ambiente de forma correta. Adorei esse post.

    2. Segredos da Juh Costa

      Um bom planejamento é tudo.
      Eu lembro de que quando engravidei da minha filha precisei mudar de casa porque o quarto era mega pequeno.
      Se eu tivesse me programado e procurado algumas ideias de layouts nem precisaria mudar.
      AMEI a postagem.
      Beijinhos e sucesso.

      http://www.segredosdajuhcosta.com

    3. Pingback: Decoração De Parede Para Quarto De Bebê Bonita!

    4. Pingback: Como montar um quarto de bebê – Vamos Mamães

    5. Pingback: Como decorar o quarto do bebê | Mãespecialista

    6. Pingback: Dicas de Como Escolher o Melhor Kit Berço para o seu Bebê

    7. Pingback: Confira 7 dicas de como economizar no enxoval do bebê!

    8. Pingback: Como decorar o quarto do bebê gastando pouco! Tutorial infalível com profissional!

    9. Pingback: 7 acessórios indispensáveis (e úteis) no enxoval do bebê

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.