DIY : enfeites de natal com materiais reciclados e afins

Faça você mesmo

Enfeites natalinos é algo comum e com presença garantida nos lares das famílias no período de novembro e dezembro. Mas sabemos que enfeites de Natal são caros, e muitas vezes sem outra serventia além de enfeitar a casa.

Resumindo sai caro enfeitar a casa para o Natal ! Mas eu descobri uns macetes baratos e até divertidos para decorar a casa. Faça você mesmo enfeites de natal com materiais reciclados!

Isso mesmo! Antes de qualquer coisa te convido a seguir a Artesã Sandra Oliveira no Youtube e ficar por dentro do trabalho dela.

Os Enfeites

Para fazer os enfeites a seguir você vai utilizar materiais comuns como rolo de higiênico, embalagens de vidro vazia (azeitona, palmito), sal grosso, cola branca, caixas de mdf, spray colorido, fitas coloridas, fitilhos, miçangas.

E ainda algumas plantas secas e galhos (como cipreste), latas de extrato de tomate, milho ou ervilha, restos de tecidos, cola instantânea, jornais velhos, fita adesiva, durex, restos de decoração de natal, cola quente.

Veja também como fazer atividades natalinas DIY com as crianças!

Guirlanda com rolo de papel higiênico

Os enfeites de Natal com materiais reciclados são bem fáceis de fazer. Nesta guirlanda você vai usar ingrediente que provavelmente você terá em sua casa! Veja a lista de materiais:

– papelão para a base

– rolinhos de papel higiênico

– tinta (usei spray dourado)

– fita para decorar – cola quente

Você vai notar que este efeito belo dourado da guirlanda nada mais é que o rolo de papelão manuseado adequadamente, gerando este efeito delicado. Você pode pintar de prata se preferir e até mudar a decoração do laço.

Guirlanda com jornal

Este outro enfeite é muito básico. A artesã fez uso de muita criatividade e mãos de fada para moldar os jornais que compõem o corpo da guirlanda. E esta  teve um custo de R$ 5,00 e para concluí-la foram utilizados os seguintes materiais:

– 42 cones de jornais com 16 cm de altura por 19 cm de largura

– Durex ou fita adesiva ( para colar o cones

– Cola quente, – Disco de isopor ( pizza)… ou papelão

– Tinta spray dourada

– Sobras do natal passado.

Veja como fazê-la:

Boneco de neve

enfeites de natal com materiais reciclados – boneco de neve

Este boneco de neve complementa qualquer decoração, árvore de natal ou ornamento. E para fazer é simples, você vai precisar de :

-4 latinhas ( milho, ervilha…etc) 3 para o corpo do boneco e uma para o chapéu;

– um pires para ser a aba do chapéu; * tinta branca, preta e laranja (para o nariz) , como eu não tinha laranja, misturei a vermelha e amarela;

– fita ou tecido para o cachecol; * um pedaço de fita ou um arranjo para fazer o detalhe no chapéu. * cola instantânea ( usei a Tek Bond)

Veja o link deste enfeite aqui.  Ou se preferir, assistir:

Enfeites de Natal com materiais reciclados

Você já deve ter notado que todos os vídeos dos enfeites duram menos de 5 minutos. Isso mesmo, em alguns minutos você aprende a fazer uma guirlanda ou ainda ganha inspiração para fazer uma decoração básica para o Natal com o que você tem em casa. É o caso deste vídeo com o título de Natal Dourado.

A artesã Sandra Oliveira realiza trabalhos perfeitos em garrafas e é claro que ela separou algo especial para o Natal! Neste vídeo ela juntou a garrafa com elementos naturais e típicos do Natal, clica lá e veja, este vídeo dura menos de 2 minutos!

E aquele enfeite para completar a mesa da ceia de Natal? Tem também! A nossa artesã não esqueceu deste detalhe! E neste vídeo ela ensina como montar um lindo porta-talhes para decorar a mesa da ceia!

Clique e veja que é possível fazer um ornamento assim com apenas 4 materiais. E o melhor é que são materiais que você tem em casa!

A artesã Sandra Oliveira é autodidata em trabalhos manuais e especialista por ela mesma em enfeites de natal com materiais reciclados.

Aliás, são enfeites, lembrancinhas para qualquer ocasião. Já se inscreveu no canal né? Vai lá e conheça o trabalho dela! Tenho certeza que vai se encantar!

CONFIRA  10 DICAS PARA MONTAR A ÁRVORE DE NATAL!

laços de Natal

Os laços natalinos e enfeites feitos com fitas, cheias de arabescos, estampas, detalhes dourados ou prateados e algumas até fabricadas em juta, valorizam bastante a decoração.

E o mais interessante é que apenas um único laço pode ser suficiente para dar aquele ar de natal na decoração do ambiente. Aprendi a fazer laços neste vídeo aqui. Comprei diferentes tipos de fitas e inseri no meio do laço bolas e outros enfeites natalinos. Utilizei cola quente para que o laço ficasse melhor ajustado.

As fitas podem ser utilizadas na decoração de muitas maneiras : com laços, contornando a árvore ou ainda contornando quaisquer objeto, e assim tornando-o “objeto natalino!”.

Gostou das dicas? Vamos enfeitar nossos lares para o Natal gastando pouco ou até mesmo nada? Então me conta nos comentários como vai decorar sua casa! Vamos conversar?

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    2 Comentários

    1. Sandra

      Arrasou na reportagem Hellen. Ficou ótima.
      E os trabalhos natalinos reciclados, sao lindos!☺️☺️

    2. Pingback: Menu e Decoração da Ceia de Natal: tutorial infalível para você não errar!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.