10 dicas para você fazer agora mesmo com a ansiedade na pandemia!

O Autocontrole

Ansiedade na pandemia! Levante a mão aí quem não está ansiosa com a realidade, o “novo normal” que estamos vivendo!

Bom, ansiosa ou não, a vida tem de continuar não é mesmo? E neste artigo vou compartilhar com você algumas dicas adaptadas e traduzidas da Carly, do blog Mommy on Purpose, para gerenciar a ansiedade na pandemia, causada pelo Corona vírus.

Ansiedade na Pandemia

Tenho notado que muitas coisas neste período de pandemia precisam ser revistos. Estamos vivendo em um momento em que a maioria das coisas não podem serem adiados para “quando a pandemia acabar”.

Eu mesma fiz isso! Até que estabeleci o “filtro” para definir o que de fato pode ou não ser adiado. E ter o cuidado de tirar a minha ansiedade na pandemia prejudicar este processo!

ansiedade na pandemia

Entretanto, isso não foi suficiente. Então percebi que para sobreviver à este momento, primeiro eu precisava sobreviver à ansiedade na pandemia! Vamos às dicas:

#1-Tenha foco no que você consegue controlar

Nós lutamos contra a ansiedade quando sentimos que estamos perdendo o controle. E de qual qualquer forma, não percebemos que a maioria dos controles é pira ilusão.

Entretanto,  podemos optar por focar nas coisas que estão ao nosso controle.  Esta é a escolha inteligente!

Isso significa que podemos optar por fazer coisas que sabemos que podem manter nossa família relativamente segura.

ansiedade na pandemia (1)

COMO LIDAR COM STRESS DA PANDEMIA?

SEU FILHO TEM ANSIEDADE INFANTIL?

Por exemplo ficar em casa, lavar as mãos, fortalecer o sistema imunológico e usar máscara quando precisar sair de casa.

Veja bem, isso não impedirá o coronavírus! Mas, diante de ter que combater um vírus muito desagradável, você prefere entrar com um sistema imunológico forte ou fraco?

Também podemos dar um passo adiante e podemos ser gratos por estarmos em casa, por nossos filhos estarem conosco em casa. 

Está sob nosso controle o que escolhemos fazer com nossos dias em casa e como escolhemos nos permitir pensar.

#2 Sair das redes sociais por algum tempo

Apenas faça. Não “pense” em sair, não programe-se para avisar os seguidores.

Todavia, se você não tem autocontrole, peça a um amigo em quem confie ou a seu cônjuge que altere sua senha. Ou ainda, Exclua o aplicativo do seu telefone.

ansiedade na pandemia (5)

Numerosos estudos comprovaram ao longo do tempo que o uso do Facebook está negativamente associado ao bem-estar em geram, e em épocas em que 90% das postagens são um puro combustível para ansiedade, você não é seu melhor amigo ou apenas mai um por estar lá e postar coisas relacionadas a pandemia.

Não sei dizer quantas vezes piorei um dia ruim lendo um artigo postado no Facebook. Sério, eu nunca o teria lido de outra forma.

Apenas fique longe. Veja só essa preciosa informação:

Curiosidade, você pode obter até 2,5 horas do seu dia saindo do Facebook.

#3- Olhe a História

Uma das coisas que causa mais ansiedade é o medo do desconhecido.

E certamente, nosso futuro parece muito desconhecido neste momento. No entanto, coisas horríveis como essas, também aconteceram no passado!

Não é só isso, podemos ver pela história que RARAMENTE têm as piores previsões.

ansiedade na pandemia (3)

(Como não sou especialista em história, tive que fazer algumas pesquisas sobre previsões anteriores para obter resultados de doenças terríveis.) Confira aí:

Quando a histeria é abundante, podemos tentar um pouco de história. Em 1997, fomos informados de que a gripe aviária poderia matar milhões em todo o mundo. Felizmente, isso não aconteceu. Em 1999, cientistas da União Européia alertaram que a BSE ” poderia matar 500.000 pessoas “. No total, 177 britânicos  morreram de vCJD . O primeiro surto de Sars em 2003 foi relatado por ter “ uma chance de 25% de matar dezenas de milhões ” e ser “pior que a Aids”. Em 2006, outro surto de gripe aviária foi declarado “a primeira pandemia do século 21”, tendo os sustos em 2003, 2004 e 2005 falhado em atender à contagem de corpos.

ansiedade na pandemia (4)

Então, em 2009, os porcos substituíram os pássaros. A BBC anunciou que a gripe suína ” poderia realmente explodir “. O diretor médico, Liam Donaldson, declarou que ” 65.000 podem morrer “. Ele gastou 560 milhões de libras em um  estoque de Tamiflu e Relenza , que logo se deteriorou. O presidente do comitê de saúde do Conselho da Europa descreveu a propaganda da pandemia de 2009 como ” um dos grandes escândalos médicos do século “. Todos esses cenários poderiam ter acontecido, é claro – mas representam o final mais direto da escala de previsões.

#4 – A lista dos positivos

O que estamos fazendo frequentemente quando caímos em um poço de ansiedade, (mesmo inconscientemente) é listar os negativos e permitir que eles sejam uma narrativa que corre em nossas cabeças o dia inteiro.

Se você REALMENTE fizer uma lista das coisas boas em sua vida e alterar o as informações que sua mente recebe no automático em sua cabeça, poderá fazer mudanças muito positivas em sua saúde mental.

Isso é chamado de terapia cognitivo-comportamental , e trata-se de controlar seus pensamentos.

Geralmente é feito com um terapeuta, mas você pode começar agora mudando a narrativa e escolhendo pensar nas coisas positivas da sua vida. Veja alguns exemplos:

ansiedade na pandemia (2)

Você é seguro em sua casa confortável.

Você tem seus filhos com você.

Você está economizando dinheiro porque não pode sair.

Você tem o tempo que nunca teve antes – para fazer algumas das coisas que pretendia fazer.

Chamamos isso de NÃO ALIMENTAR OS MEDOS – e é uma das coisas mais poderosas que você pode fazer pela ansiedade. 

#5 Mantenha-se ocupado

Você pode não ter certeza do que fazer consigo mesmo se, de repente, não tiver meios de comunicação social, possivelmente sem emprego, definitivamente sem vida social.

Mas estando em casa, em isolamento social você pode experimentar coisas novas. Nós podemos fazer qualquer coisa que desejarmos nesta circunstância!

Claro, tudo bem ter um dia ruim, dar-se a graça e não ter grandes expectativas de produtividade.

ansiedade-na-pandemia-6

Mas manter-se ocupado não é uma questão de produtividade. É sobre distração. Isso com certeza vai aliviar bastante a ansiedade na pandemia.

Se o que você está fazendo está sentado no sofá assistindo ao noticiário, afundando ainda mais em desespero, ou rolando no telefone enquanto implora aos seus filhos para “apenas lhe darem dez minutos” e isso não foi bom para você, talvez seja hora de tentar outra coisa:

  • Aprenda um novo hobby.
  • Pegue um hobby antigo.
  • Comece a se exercitar (o exercício é REALMENTE ótimo para ansiedade + depressão, de fato).
  • Comece uma agitação lateral. (Há muitas coisas que você pode fazer em casa por dinheiro. Blogs , por exemplo.)
  • Limpe seu armário.
  • Faça algo com todas as fotografias nessas caixas.
  • Limpe profundamente o banheiro + a cozinha.
  • E o quintal e a piscina.
  • Telefone para sua avó. Pergunte a ela sobre sua infância.
  • Assar biscoitos.
  • Coma os biscoitos.
  • Construa uma casa na árvore com seus filhos.
  • Faça massa de modelar.
  • Tenha uma festa do pijama na sala de estar – na terça-feira. (Ninguém precisa acordar cedo para a escola! Faça memórias.)
  • Faça uma “noite de encontro em casa” – faça ao seu cônjuge essas perguntas divertidas para casais – e conheça-as melhor.

#6 – Pense criticamente

Dito isto, eu sei que você já passou inúmeras horas consumindo artigos, postagens, noticiários, podcasts, vídeos do YouTube compartilhando “fatos” e opiniões sobre essa pandemia.

Quem não está passando por esta ansiedade na pandemia 🙋🏻‍♀️😀😁

E é fácil esquecer que NINGUÉM de nós tem toda a história aqui.

É bom ser informado, mas também é bom lembrar que, além das contas em primeira mão – e talvez, mesmo assim, em alguns casos, tudo o que você ouve deve ser tomado com um pouco de sal (cautela).

Não há uma única mídia ( isso inclui noticiários ) sem uma agenda. NENHUMA! E nem todas as agendas são iguais.

ansiedade-na-pandemia-8

A maioria tem fins lucrativos, alguns são políticos e, quando se trata da internet, qualquer um pode escrever o que quiser.  Veja o exemplo deste blog!

Eu posso escrever O QUE QUISER aqui nesta página. Não há ninguém policiando (e graças a Deus pela liberdade de expressão). 

Eu também sei como direcionar tráfego para o que escrevo. Eu consigo pessoas para ler isso. Você está lendo isso.

E sou um pontinho pequenino no oceano das vozes da Internet que podem direcionar o tráfego para o que eles escrevem, seja ganhar dinheiro ou empurrar uma agenda.

#7 Tome sol

Saia de casa. Mas é para o quintal, apenas para ficar sob o sol. Não para ir em multidões ou locais semelhantes!

#8 Fale com alguém

Conectar-se com outras pessoas pode te ajudar a se lembrar de que você não está sozinha, e nós realmente estamos juntos nisso.

Mas ressalva importante, grande e enorme aqui:

Se você está se afogando em sua própria ansiedade em relação a essa pandemia, NÃO converse com outras pessoas que também estão se afogando.

Você precisa encontrar alguém que olhe para isso de um modo um pouco diferente do que você, que possa compartilhar uma outra perspectiva.

Uma perspectiva mais positiva e esperançosa, ou alguém que possa apenas te ouvir.

#9 – Orar

Isso é maior que você. Você NÃO está realmente no controle do futuro. E sabemos que ele é assustador (muitas vezes).

ansiedade-na-pandemia-7

Mas Deus é maior que a pandemia e ELE está no controle. Embora não pareça.

E eu não digo isso como se fosse fácil. Eu não sou uma cristã que simplesmente diz u: “oh, confie em Deus, tudo ficará bem!” Não! Eu lutei e luto EXCEPCIONALMENTE com ansiedade, e confiando em Deus.

#10 – Tome um dia de cada vez

Esteja presente no seu dia. Faça coisas com seus filhos, mantenha-se ocupado HOJE e lide com amanhã, amanhã. Não vai ser tão ruim, você verá.

A ansiedade na pandemia vai passar

Dentre as 10 dicas que a Carly nos disse qual delas será mais fácil de exercitar? É bom começarmos a colocar em prática, pois não temos previsão para o fim da pandemia.

Mas dentre todas as dicas, a de número “9” fortalece as demais, ao meu ver. E se inserirmos Deus em seu lugar de prioridade verdadeira, é isso que vai acontecer!

Agora conta para mim o nível da sua ansiedade na pandemia! Está alto, médio ou baixo? Qual das 10 dicas você já colocava em prática?

Este artigo foi útil? Compartilhe-o! Um 🤗😙

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.