Atividades para crianças nas férias: 16 ideias incríveis!

Atividades para crianças nas férias escolares? SIM!

Hoje foi o último dia de aula do Estêvão até a oração da nossa senhora das férias já li nas redes sociais! Pois aqui em casa não será como na oração, (espero que não) ou farei o possível para não ser!

Já estou planejando atividades diferentes para o Estêvão se divertir muito e sentir o significado real das férias: descanso. 

Nestas férias não vamos para praia ou qualquer viagem longa significante, por este motivo quero mostrar ao meu filho que férias é justamente o momento de relaxar, acordar mais tarde, não ter hora para tirar o pijama, dormir na casa dos avós e das titias ou ainda brincar até mais tarde com os amigos na pracinha, enfim descansar em qualquer lugar! Listarei aqui algumas opções de atividades para crianças nas férias escolares.

E SE VOCÊ PRECISAR DE MAIS IDEIAS, AQUI ESTÃO:

1-Rodízio de amigos

Você vai precisar de um calendário para organizar os dias de rodízio, um cardápio de almoço, café da tarde e uma lista de regras do que pode e não pode ser feito em sua casa. Envolva as crianças na rotina da sua casa. O interessante desta atividade é que é um aprendizado principalmente para a criança visitante, pois ela conhece novas rotinas diferentes da que convive, isso só faz bem!

2- Mapa do Bairro

Você vai precisar de papel sulfite, lápis preto, borracha e régua, lápis de cor e canetinhas coloridas. Mostre o conceito de bairro e de quarteirão para as crianças, se lembrando dos pontos urbanos que existem perto de sua casa. Faça uma excursão pelo quarteirão de cada rua e insira no mapa. Depois, use e abuse com carrinhos e outros desenhos de equipamentos urbanos (casas, prédios, bancos, árvores) colados ou desenhados. Agora não dá pra dizer que não há ideias do que fazer com as crianças nas férias escolares!

3- Clube do Livro

Organize um sessão de leitura, onde cada uma das crianças conta um experiência com algum livro que leu, recomendando-o para os amigos. É interessante também apresentar um título para as crianças e combinar de todas lerem este livro (ou os pais lerem para elas) e posteriormente, em uma tarde com um lanche gostoso, todos se reúnem para contar o que acharam do livro, dos personagens, da história. E daí escolhem um livro, repetindo a tarefa.

O que fazer com as crianças nas férias escolares - livro

4- Diretor de Cinema

Esta atividade , seu filho fará com seu celular! Proponha a eles para criarem uma história e filmarem com o celular. Eles devem escolher quem serão os atores e quem vai gravar. Mas você pode gravar também, daí todas crianças serão atores. Depois de gravado, baixe o filme e deixe as crianças participarem da edição dele. Quando os filmes estiverem prontos, só organizar para que as outras mães também assistam o filme acompanhado de muita pipoca.

5- Exposição de fotos

Em um dia lindo, ensolarado, com bastante luz natural, brinque com seu filho, incentivando a fazer poses engraçadas. Fotografe tudo e use muita criatividade. Depois baixe as imagens, escolha as melhores e cole-as em uma cartolina e recorte, deixando um quadradinho de cartolina na parte de baixo. Vire essa aba para trás para ela virar o suporte para a foto e exponha estes porta-retratos. Atividades para crianças nas férias devem ser muito bem registradas não é mesmo?

6- Fazer experiências

Sabe aquelas atividades cientificas mas que crianças podem fazer? Semelhante às que o personagem Superhands do aplicativo Playkids propõe. Aliás este mesmo personagem não só desenvolve experiências mas cria muita coisa interessante com papel, materiais recicláveis e etc .

7- Fazer brinquedos de papel

Novamente, já fiz vários que o superhands ensinou! Polvo de papel, Cachorro de papel e outros “brinquedos” que valem demais a experiência! E o mais importante é envolver a criança no processo de criação, na colagem, manipulação da tesoura (conforme a idade dela). Dentre todas as dicas do que fazer com as crianças nas férias escolares, estas duas últimas para mim são as melhores, porque amo trabalhos manuais!

8- Cozinhar

Isso mesmo, você não leu errado! Envolva a criança no preparo de um bolo ou um receita básica qualquer! Meu filho ama quando chega o momento de quebrar os ovos! Esta é uma das  atividades para crianças nas férias, pode (e deveria) ser executada como hábito da família!

9- Dormir na casa dos avós

O momento é bem propício para isso, inclusive durante a semana e se os pais trabalham fora!

10- Ir ao cinema

E nas férias, o cinema não precisa ser no fim de semana né!

11-  Visitar o planetário

Está anotado aqui, pretendo levar meu filho ao planetário da minha cidade. Ele ama o espaço e certamente vai se encantar com este passeio!

12 – Pescar

Esta experiência Estêvão não tem e possivelmente terá nestas férias! Temos uma casa próxima a um lago e certamente vamos passear bastante por lá!

O que fazer com as crianças nas férias escolares - parque água

13- Passeio no parque

Passeio no parque com os amigos é tudo de bom! Melhor ainda se tiver um piquenique! Cada criança leva um alimento e está pronta a brincadeira! Esta ideia já fizemos muito!

14- Passeio em brinquedos do shopping

Esta dica pode parecer boba, mas quem trabalha a ponto de não ter tempo de ir passear no shopping por preferir descansar no fim de semana, é muito viável! Ao menos aqui, o Estêvão ama os brinquedos do shopping. Costuma ter brinquedos eletrônicos e os famosos escorregadores com piscinas de bolinhas! Muito divertido!

16- Brincar com tinta

Eu preciso me programar para permitir meu filho brincar com tinta. Confesso que que a bagunça é grande, justamente por isso, esta brincadeira precisa ser programada! Mas sem problemas não é mesmo! O importante é se divertir!

Vamos ver quantas destas ideias do que fazer com as crianças nas férias escolares vou cumprir !

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    3 Comentários

    1. Pingback: O que fazer nas férias escolares em casa com as crianças

    2. Pingback: Atividades para crianças em casa : O que fazer durante a quarentena provocada pelo Corona Vírus?

    3. Pingback: Atividades para crianças: você já conhece a massinha slime?

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.