Alimentação da gestante: Conheça estes 7 alimentos poderosos!

A Alimentação da gestante

Descubra aqui quais alimentos poderosos contribuem para formação do bebê na gravidez.Já se passou o tempo em que acreditava-se que a gestante devia comer por dois. Hoje sabemos que, de acordo com nutricionistas a alimentação da grávida deve aumentar apenas 10 % em relação à quantidade do que ela se alimentava antes da gravidez, o que significa algo em torno de duas bolachas ao dia! Relendo minhas revistas Pais&Filhos encontrei essas informações valiosas para as futuras mamães. Se você já cultivou o hábito de uma alimentação saudável e equilibrada provavelmente não terá de mudar nada após a gravidez. Todavia listaremos aqui o que contribui para a alimentação da gestante ser saudável e equilibrada.

1- mamão

Rica em fibras, esta fruta tem um papel fundamental para auxiliar o bom funcionamento do intestino, evitando e até amenizando as constipações tipicamente comuns na gravidez. Esta fruta ainda apresenta caroteno, contribuindo na formação óssea do feto. E não pode faltar na dieta de alimentação da gestante!

Alimentação: mamão papaya

2- iogurtes

Ricos em cálcio, fortalece os ossos e aumentam a imunidade, já que são ricos em lactobacilos e probióticos. Além de consumir o iogurte, é importante também tomar sol diariamente, para que a vitamina D oriunda do sol absorva o cálcio.

3- espinafre

Riquíssimo em ácido fólico, o qual é muito importante na formação neurológica do bebê. Apresenta também muito cálcio e ferro, sendo ótima opção para as gestante evitar anemia. Opções ótimas também são a couve e o brócolis.

4- acerola

Fruta brasileira com muita vitamina C, que tem sua grande contribuição na imunidade, aumentando a absorção de ferro. Pode-se optar também por outras frutas como laranja.

5- feijão, lentilhas, ervilhas

Os grãos são grandes fontes de proteínas, ferro, fibras, vitaminas mas, podem aumentar a produção de gases durante a gravidez. Sugere-se deixar os grãos de molho na água morna algumas horas antes do cozimento, e ainda evitar grandes quantidades desses alimentos de uma só vez.

6- ovos e carnes magras

Excelentes fontes de proteínas. Peito de frango, filé mignon são ótimas opções na prevenção de anemia. São alimentos construtores. Os peixes apresentam o omega 3. O ovo pode ser mexido, cozido ou em um omelete.

7- gorduras boas

O azeite é um grande exemplo. As gorduras boas atuam melhorando a absorção da vitamina D. Mas o azeite ao ser aquecido perde propriedades. Castanhas, nozes e amêndoas têm a mesma propriedade, mas devem ser consumidas em pequenas porções, por serem muito calóricas.

8-cereais integrais

Todos alimentos feitos com farinha branca, se feitos com farinha integral, se encaixam aqui. Os alimentos integrais como pães reduzem o índice glicêmico, diminuindo a velocidade com que o açúcar resultado da digestão é absorvido pelo corpo. Grandes exemplos são pães, bolachas, macarrão.

Alimentação adequada

Se você não se preocupou em se alimentar de forma saudável antes de engravidar, com certeza não será fácil mudar os hábitos. Mas a boa notícias, é que estes hábitos, são para a vida toda. Até mesmo para construir os hábitos do seu bebê!

É mais um motivo para preocuparmos com a alimentação da gestante! É importante para a formação do feto, mas isso tudo terá um resultado positivo até mesmo depois dele nascer. Mas isso só vai acontecer se você rever seus hábitos para a vida toda. E não somente durante a gravidez!

PREPARE-SE PARA O MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA

COM UM CURSO PARA GESTANTE ONLINE!

Como está sendo a sua alimentação? Agora que você já conhece os benefícios de cada alimento sugerido aqui, é hora de pesquisar receitas e colocá-las em prática não é mesmo?  Conte pra mim nos comentários o que achou da lista de alimentos !

 

 

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    5 Comentários

    1. Bom saber sobre esses alimentos, várias amigas minhas estão gravidas e estao meio perdidas em saber o que comer, o que ajudaria na gestação do bebe e tal. Adorei o post <3

    2. Marcinha Nunes

      Que diversidade de alimentos ricos em nutrientes se eles são ótimos para um grupo geral de pessoas imagina para as mulheres grávidas que além de se alimentarem ainda alimentam o feto né? Essa informação de aumentar a alimentação em apenas 10% equivalente a 2 bolachas eu desconhecia e achei muito útil…parabéns pelo post bjs

    3. Esse momento na vida da mulher tem que ser dedicado totalmente a saúde, um bom hábito alimentar é essencial. Que post bacana..parabéns!

    4. Adorei saber o que as gravidinhas podem abusar na gravidez .. já anotei as dicas pra quando eu ficar grávida um dia

    5. Pingback: Como tratar a azia na gravidez: Veja como lidei com ela!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.