A árvore de Natal
Quem aí curte árvore de Natal? Eu curto mas nem tanto, mas após o nascimento do meu filho, passei a dar mais valor à estas épocas do ano e tudo que vem junto, como papai noel, árvore de natal e etc.
Neste artigo vamos conversar sobre dicas para montar árvore de natal. Montar este símbolo natalino é um evento para as crianças. É fantástico envolvê-los neste processo!
As dicas para montar árvore de natal: as etapas
Escolha uma árvore artificial, que tem uma durabilidade maior, não amarela com o tempo e não perde a qualidade simétrica quando os enfeites estão inseridos nela.
ONDE COMPRAR ENFEITES DE NATAL BARATO?
CONFIRA COMO FAZER UM LINDO E DELICIOSO MENU PARA A CEIA DE NATAL!
Em um pinheiro natural, ao distribuir os enfeites, a árvore costuma ficar torta.
Mas é perfeitamente possível fazer uso de itens naturais e até reciclados para decoração natalina! Tem um DIY que ensina justamente isso e ainda aqui, as árvores de Natal mais lindas e com aquele precinho que você nunca viu!
1 – Forre o piso
Para evitar riscos antes de começar o trabalho de montar e decorar a árvore. Utilize pedaços de feltro para isso.

2 – Abrir os galhos
Abra cada galho da árvore, já que provavelmente ficou bem guardada o ano inteiro
3 – Inicie a decoração pelas luzes que piscam, já acendidas.
Coloque-as de baixo para cima, sempre enrolando nas pontas dos galhos, para que estas possam realçar os enfeites.

4 – Mantenha a simetria
A regra aqui é manter a simetria na decoração da árvore. Insira os laços de modo triangular, afastados uns dos outros com distâncias semelhantes, formando losangos.
5 – As bolas
Agora é a vez das bolas, que são inseridas embaixo dos laços



6 – Os ornamentos grandes
Tenha liberdade para escolher os locais conforme a criatividade permitir. Você pode usar bonecos-de-neve, duendes, presentes, papai-noel, sinos e outros que remetem o tema do natal.




7 – Checando a simetria
Agora afaste-se da árvore, e busque por buracos vazios ao visualizá-la de longe. Preencha esses buracos com enfeites menores.
Montando a árvore de natal na prática
O tutorial que descrevi anteriormente é bem básico para iniciar a montagem e decoração de quaisquer árvore de natal. Todavia há alguns procedimentos a mais que sempre acrescento ao montar a árvore aqui em casa.




As dicas para montar árvore de natal também compreendem decoração, uso de cores, texturas, volumetrias e etc.
E como arquiteta de formação, eu simplesmente não consigo deixar de preocupar com as cores dos enfeite. Até por que, quem vai ser atraído por uma árvore monocromática? Ninguém não é mesmo!
8 – Escolhendo o pinheiro
Para esta tarefa é imprescindível você analisar o espaço que a árvore será montada. Não se esqueça de considerar a altura do ambiente.
Há muitos modelos de pinheiros com grande variedade de tonalidade de verde, na quantidade de galhos e ainda na altura. Separe um bom tempo para dedicar-se à esta etapa.
9 – Decida o tipo da decoração
Vou simplificar o “tipo de decoração” entre colorida e aquela que se resume à algumas tonalidades. Mas há ainda aquelas chiques (com enfeites sofisticados) e até mesmo as artesanais com enfeites feitos com reciclados.


Há uma gama de dicas para montar árvore de natal bem grande, e é aqui que considero imprescindível decidir as cores, texturas, tipos de ornamentos e tudo que estiver relacionados a eles.
Já notou que muitas pessoas simplesmente montam a árvore e a deixam como um circo com muitas tonalidades e variedades de cores, luzes que piscam coloridas, guirlandas laminadas e tudo bem “emperiquitado”? Há quem goste, claro! Incrivelmente, há!
Mas eu gosto de optar por tons típicos do Natal. Vermelho e dourado por exemplo não saem de moda nunca! Pode acrescentar o dourado ou ainda deixar apenas o vermelho com dourado.
Enfim, acho lindo um pinheiro verde com vermelho e dourado predominante.
10 – Escolhendo os ornamentos
Nesta etapa, eu escolho muitos tamanhos variados de bolas, com as cores que escolhi previamente e ainda de modelos diferentes.
Há aquelas que são foscas, outras brilhosas e por aí vai as infinitas variedades.




Inspirações de decoração de árvores de Natal
Árvores de Natal douradas e monocromáticas são lindas e conseguem demonstrar de fato muita sofisticação e elegância, principalmente quando há elementos com brilho na ornamentação!
Além disso, adornos com fitas brancas, core nude como juta e bolas foscas agregam muito. Isso sem mencionar elementos que imitam a neve, mesmo que a árvore em si seja verde.
Confira nossa seleção!





Mas e o vermelho? Ah, vermelho e verde é a escolha mais assertiva para montar a árvore. Mas se deseja mais brilho, elegância, coloque dourado. NÃO insira prata com dourado, se o fizer, opte por cores bem brancas. Até tem uma inspiração logo abaixo.
O branco é melhor que o prata exatamente porque ele faz menção a neve. Aliás, super dá certo essa ideia com aquelas árvores que não são totalmente verde.








O mesmo para os demais ornamentos. É bastante comum encontrarmos ornamentos em forma de corrente, como os piscas-piscas.
E as estampas como as da imagem acima? Pode abusar de bolinhas, diversidade de listras, xadrez, desde que tenham a mesma cor, não tem erro.
Eu tenho deles também (mas prefiro quando são vendidos individualmente) e quando vou colocá-los na árvore, começo de baixo para cima, como mencionei logo no começo do post.
Espero que este post tenha contribuído muito para que sua árvore de natal fique mais bela! Conta pra nós, você prefere decoração de árvore de Natal com vermelho ou sem? Te aguardo!
Pingback: Menu e Decoração da Ceia de Natal: tutorial infalível para você não errar!