Desenhos Animados muito bem indicados!
Como descobri desde cedo (antes de completar o primeiro ano), Estêvão se encantava com a famosa Galinha Pintadinha, turma dos Pequerruchos e outros semelhantes.
Neste momento fui obrigada a assistir junto e mais que isso a indicar, impor, decidir mesmo se determinado desenho ele iria ou não assistir.
Cada família tem seus princípios e obviamente devemos ter o controle do que entra em nossos lares.
A questão é que o gosto do Estêvão foi se aprimorando. E aí, eu decidi ajudar nas melhores escolhas né. Vamos lá então para a lista dos que mais indico.
1 Pocoyo
Pocoyo e sua turma, Pato, Elly (elefanta), Lola (Cadela) e Sonikita (pássaro que dorme muito) tem grandes aventuras de descobertas. Isso mesmo, Estêvão conheceu o mundo com o Pocoyo.
Aprendeu questões de amizade e instruções básicas do mundo em que vivemos. A história é contada através de um narrador que quase sempre entra (indiretamente) na história.
Os episódios foram evoluindo, e atualmente além do famoso desenho animado, há versões musicais, e outras ainda que mesclam a música com o desenho e atividades de curiosidades para as crianças (Let´s go Pocoyo). Sempre assistimos no próprio canal do Pocoyo no YouTube, Netflix ou PlayKids.

📍 Faixa etária: 1 a 4 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Netflix, PlayKids
Um clássico que não sai de moda. Embora tenha gerado muitas polêmicas em torno do Pocoyo, mesmo após alguns anos, continuo tendo a mesma opinião sobre este desenho!
2 Bluey
Bluey é um desenho de origem australiana, onde conseguimos visualizar a participar de toda rotina familiar da personagem com seus pais, e sua irmã, todos cães da raça blue heeler.
E a parte interessante é que a rotina dessa família, é muito, mas muito parecida com a nossa rotina. Ou melhor ainda, com a rotina de muitos papais e mamães com seus filhos.
E como nessa rotina estão presentes brincadeiras de cunho imaginativo, com foco em amizade, empatia, acaba encantando todos que assistem o desenho, inclusive os papais.
Cada cão que aparece na série é de uma raça específica existente na Austrália.

📍 Faixa etária: 2 a 6 anos
📺 Onde assistir: Disney+
Há um identificação profunda da nossa família com a família de cãezinhos que vive situações muito parecidas com as nossas. As brincadeiras imaginativas e as lições emocionais conquistam adultos e crianças. Se você ainda não viu, corre!
3 3 palavrinhas
Estes são videoclipes daquelas canções cristãs, de quando nós, mamães éramos crianças!
Três amigos contam em histórias o conteúdo das canções. É maravilhoso! E tem até a versão em inglês. E já são 4 volumes lançados. Assistimos em DVD e no YouTube.

📍 Faixa etária: 1 a 6 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Globoplay
Uma forma lúdica e cristã de ensinar valores, com músicas que nós, mães cristãs, conhecemos desde a infância. Tem versão em inglês também!
4 Mundo Bita
Meu filho demorou um pouco para se interessar por esta turminha, mas atualmente ela tem sido estímulo para escovar os dentes, comer tudinho nas refeições, gostar da escola, aprender a empinar pipa e outras coisas rotineiras da vida de uma criança.
Não preciso dizer mais nada né… Mundo Bita é sensacional! Assistimos em DVD, Discovery Kids e YouTube.

📍 Faixa etária: 1 a 5 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Netflix, HBO Max, Globoplay
Bita e sua turma ensinam sobre higiene, alimentação, sentimentos e curiosidades do dia a dia com música de qualidade e animações cativantes. E sim, ajuda até a escovar os dentes sem drama!
Já se passaram 10 anos praticamente, e hoje meu sobrinho quem ama a turminha!
5 Daniel Tigre
O mais interessante neste desenho é que ele conta a historia da rotina diária do tigre Daniel e sua família, e isso acaba por mostrar para todos (inclusive as crianças) como lidar com momentos difíceis né.
Momentos como a birra, confusão de sentimentos, ciúmes de um irmão, aprenderem a dividir. Daniel é um desenho em que nós (adultos e mães) aprendemos! Super indico. Assistimos pelo YouTube e também no PayKids.

📍 Faixa etária: 2 a 5 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Netflix
Baseado no universo de Mister Rogers, Daniel ajuda as crianças a lidarem com emoções como frustração, ciúmes e saudade.
É quase uma terapia em forma de desenho. Eu aprendi muito junto com o Estêvão na época! É um desenho que aborda um assunto muito atual!
6 Masha e o Urso
Um desenho polêmico, exatamente pela forma que a Masha trata o Urso, seu amigo na narrativa.
📍 Faixa etária: 2 a 6 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Netflix
Masha é uma garotinha sapeca e o Urso é seu grande amigo paciente. A série é visualmente linda, engraçada e com ótimas lições sobre limites e convivência.

7 Ada Batista, Cientista
📍 Faixa etária: 4 a 8 anos
📺 Onde assistir: Netflix
Uma garotinha negra e super inteligente que ama investigar e resolver mistérios com ciência. Inspirador e educativo.
8 Cocomelon
📍 Faixa etária: 0 a 3 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Netflix
Ideal para os bem pequenos, com músicas suaves, aprendizado sobre rotina (escovar os dentes, hora do banho) e linguagem acessível. Bem no estilo bebê aprende cantando.

9 Show da Luna
A cada episódio Luna faz uma descoberta interessante não só às crianças, mas também à nós, adultos. Júpiter, seu irmão e Cláudio, um furão de estimação embarca nesta aventura “no mundo da imaginação”.
Lá descobrimos se as estrelas piscam, como é formado o arco-íris, o que flutua e o que afunda, e outras curiosidades que interessam qualquer um!
📍 Faixa etária: 3 a 7 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Discovery Kids, Globoplay
Luna é uma cientista mirim que vive se perguntando “Por que isso acontece?”. Os episódios são ótimos pra instigar curiosidade e explicações com base em ciência.

10 Peppa Pig
📍 Faixa etária: 2 a 6 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Netflix
Apesar de ser antiguinha, ainda é amada por muitos. Pequenas situações do cotidiano com humor britânico e um jeitinho sarcástico que até os pais curtem (às vezes 😂).
11 Turma da Mônica Toy
📍 Faixa etária: 2 a 6 anos
📺 Onde assistir: YouTube
A versão “mini” da nossa turminha clássica. Sem falas, com episódios curtinhos e muito humor. Ótimo pra quem quer apresentar personagens brasileiros com uma nova roupagem.
12 Blaze ande the monster machines
Blaze e sua equipe são veículos falantes. E lidam com trapaças do Destruidor, uma grande carreta que vive criando confusão.
Essa história é menos importante que o verdadeiro foco que o desenho oferece à problemas de física, matemática e outros conceitos como atrito, força e até velocidade.
O Estêvão respondia a todas as perguntas feitas pelo Blaze, já que o mesmo é bem interativo.

📍 Faixa etária: 3 a 6 anos
📺 Onde assistir: Netflix, Nick Jr., Paramount+
Carros falantes, aventuras e MUITA matemática e física no meio da brincadeira.
Perfeito para crianças curiosas que amam veículos e gostam de interagir com a tela. É raro um menino não curtir este desenho!
13 Dora e seus amigos
Aprender números, formas e principalmente o inglês fica mais fácil com essa série. Dora interage com o expectador, buscando a ajuda dele para cumprir sua missão.
Ela conta com ajuda do macaco Botas, do mapa e da mochila. Tem ainda o Raposo, que dificulta a missão que Dora tem de cumprir a cada episódio.

📍 Faixa etária: 3 a 6 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Nick Jr., Paramount+
Ela continua atual com episódios repaginados e interativos. Ideal pra quem quer introduzir inglês no dia a dia das crianças de forma divertida e com missão!
14 Galinha Pintadinha Mini
Estêvão curtiu por muito bempo a Galinha Pintadinha, mas a versão mini…. Esta versão não é apenas musical. Há histórias misturadas com músicas e muitos personagens.
📍 Faixa etária: 0 a 4 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Netflix, PlayKids
Versão moderna da tradicional galinha azul. Mistura músicas com historinhas e personagens novos, ideal para bebês que já gostam de narrativas simples.
15 Xuxa só para baixinhos (animações)
📍 Faixa etária: 1 a 4 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Globoplay
Clássico da nossa infância repaginado com animações e músicas educativas. Vale pra um momento nostálgico com os filhos e ainda ensina!
16 Vera e o Reino do Arco-iris
Vera é uma garotinha que vive no Reino do Arco-iris. E se alguma coisa vai mal, ela e seu melhor amigo realizam desejos para encontrar a solução.

📍 Faixa etária: 2 a 5 anos
📺 Onde assistir: Netflix
Vera usa desejos mágicos para resolver desafios no colorido Reino do Arco-Íris. Com histórias encantadoras e visuais lindos, é puro encantamento.
17 Patrulha canina
Neste desenho pré-escolar de ação e aventura, seis filhotes são liderados por um menino de 10 anos de idade chamado Ryder. E sempre que alguém precisa de ajuda, os cachorrinhos são acionados!
E no meio destas aventuras há as trapaças do prefeito da cidade vizinha, Os acidentes de percurso da prefeita e de alguns habitantes da cidade local chamada Baía da Aventura!

Já existe até uma animação em filme deste desenho. Creio que todos ou bem quase todas as crianças amam né!
📍 Faixa etária: 2 a 6 anos
📺 Onde assistir: YouTube, Netflix, Globoplay, Paramount+
Impossível não se apegar a esses filhotes-heróis liderados por Ryder. Cheio de ação, amizade e trabalho em equipe — e com filmes que complementam a série.
Você precisa conhecer a linha de brinquedos da patrulha canina!
18 Charlie, o entrevistador de coisas
Este desenho é fantástico! E a melhor parte para mim é que é nacional. E foi desenvolvido pelos mesmos criados de Peixonauta e do Show da Luna!
Imagine um talk-show de entrevistas! Agora imagine tudo isso em formato bem lúdico, a começar pelo entrevistador, que é um carneiro bem diferente!
E além disso tudo, ele entrevistas as coisas! Sim, coisas do café-da-manhã, da hora do banho, das brincadeiras e pro aí vai! Você vai dar risada o desenho inteirinho!

Sim, porque você não vai resistir e com certeza vai assistir com seu filho né! Ah, é transmitido no Discovery Kids!
📍 Faixa etária: 3 a 7 anos
📺 Onde assistir: Discovery Kids, Globoplay
Imagine um carneiro entrevistando objetos do cotidiano como escova de dente e colher de sopa. É nacional, educativo e hilário! Os pequenos aprendem enquanto morrem de rir.
19 Dinotrux
📍 Faixa etária: 4 a 8 anos
📺 Onde assistir: Netflix
Dinossauros misturados com caminhões! Uma mistura improvável que funciona super bem, cheia de ação, construção e soluções criativas.

20 O Mundo de Greg
📍 Faixa etária: 6 a 9 anos
📺 Onde assistir: HBO Max
Um desenho que mostra as aventuras de Greg e seus amigos no quintal, como se fosse um mundo à parte. Estimula a imaginação e lembra muito como era brincar antigamente.
Sabemos que existem outros desenhos incríveis que não foram expostos aqui. Estes que citei foram desenhos que eu já assisti com Estêvão. Que tal dar a sua opinião?
Podem sugerir outros ou ainda acrescentar outras informações! O interessante é sempre se interessar pelos desenhos que o pequeno manifestar interesse. Com isso, decidimos se é ou não legal que ele assista determinada série.
DIVIRTA-SE COM SEU FILHO! VEJA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
ATIVIDADES EM CASA: DICAS PARA #FICAREMCASA
9 ATIVIDADES PARA FAZER COM AS CRIANÇAS (NO NATAL)
16 INDICAÇÕES DE LIVROS INFANTIS
VEJA COMO FAZER A MASSINHA SLIME
INDICAÇÕES DE LIVROS INFANTIS QUE SÃO PURA LIÇÕES DE VIDA
O QUE FAZER NAS FÉRIAS ESCOLARES COM AS CRIANÇAS?
16 IDEIAS INCRÍVEIS DE ATIVIDADES COM AS CRIANÇAS
FAÇA COM SEU FILHO A EXPERIÊNCIA DA ABSORÇÃO DA ÁGUA
MELHORE FILMES E ANIMAÇÕES DE NATAL PARA CRIANÇAS
O Integralmente Mãe nasceu em 2017, quando, recém-demitida após a chegada do meu filho, fui impulsionada a buscar uma nova forma de gerar renda — com mais liberdade e sentido. Foi nesse processo que descobri o poder dos blogs e do empreendedorismo digital. Desde então, este espaço se tornou um refúgio de inspiração para mães que querem viver a maternidade com mais leveza, informação e propósito. Aqui, além de compartilhar caminhos para conquistar liberdade financeira através de blogs, também encorajo mães cristãs a viverem a maternidade como foram criadas para viver: de forma íntegra, intencional e cheia de graça.
Descubra mais sobre Integralmente
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Boa tarde!
Então já comprei outros DVD para meu filho assistir, inclusive o cristãozinho evangélico, mais ele não se interessou por nenhum, quer apenas a galinha pintadinha…
Me deram uma informação esta semana que me deixou desinquieta, falaram que um episódio da série,aquele…
Pai Francisco entrou na roda tocando seu violão…
Esse tal pai Francisco é pai de terreiro, candomblé, será verdade?
Estou preocupada do que eu levei pra dentro de casa.
Oi Lília. Não gosto muito dessa música “pai francisco” pelo motivo q vc citou, embora,não sei dizer se é verdade a questão do candomblé e tal. Eu insistiria em mostrar outros desenhos, embora a criança possa não demonstrar interesse inicialmente, logo se acostuma. O q não acho legal é ceder sempre q a criança reclamar. Entende? Mas tipo, tira o foco da música “pai francisco” daí essa questão deixa de ser importante. Coloque para seu filho assiste e muitas variedades de desenhos, sempre variando, não ficando exatamente em algum. Se vc focar na questão de não querer assistir a música “pai Francisco “a chance do seu filho gostar muito dela é muito maior !parece q qdo a gente proibi a criança deseja mais! Tem sido minha experiência né! Espero ter contribuído de algum modo. Bjos
Hellen, adorei as dicas! São tantos desenhos animados infantis disponíveis que é muito bom saber quais são os melhores para os pequenos. Mais uma dica de desenho é o do Pequeno Francisco: https://artepiedosa.com/ que ensina as crianças a terem amor pelo próximo, a serem caridosas e gentis. Vale a pena dar uma conferida no site deles. Alguns episódios do desenho estão disponíveis no Youtube, eles também contam com uma plataforma chamada Lumine.tv!
vou dar uma olhada! obrigada! Estou mesmo pensando em atualizar este artigo!
Olá Helen, conheci seu blog por um acaso e amei! Sou mãe de 3 pequenos (1 casal de gémeos de 5 anos e uma pequena de 3)…hoje parece que tenho trigémeos..kkk. Alguns amigos já me incentaram a escrever algo para mães, mas não sei se saberia fazer isso. Então, vou indicar seu blog. Concordo com as indicações acima (assisto canais infantis nos intervalos do trabalho e quando a galerinha dorme para saber o que deixá-los assistir …é cada desenho que existe 😒). Dê uma olhada no YouTube: Turma da Graça (layout da Turma da Mônica) e Superbook, ambos com conteúdo cristão contextualizado. Sempre que possível passarei por aqui para contribuir. Sucesso!
obrigada pela audiência! Vou assistir lá! abraços
Bom, meu filho assiste ao baby TV que é excelente e recomendo pelo menos na faixa dos 1,5 anos que é a idade do meu filho. Ele adora a turma da Mônica e gosta de Pokoyo também, porém, Pokoyo costuma ter alguns episódios meio que macabro, assombroso que não gosto e não deixo meu filho assistir, não creio que seja um tema adequado para a idade dele. A impressão que passa é que Pokoyo alguns epísódios atraem as crianças e outros querem inserir coisas medonhas na cabeça deles.
Super amei as suas dicas de desenhos, vou conferir os que ainda não vi (quase todos rsrsrs). Meu filho também não esquece galinha pintadinha, consegui distraí-lo com outros, acho algumas músicas meio macabras como aquela do esqueleto. Pocoyo achávamos super educativo, interessante, mas percebi ele muito birrento e o Ephraim(meu filho) estava imitando algumas atitudes, estou tirando aos pouquinhos.
Um que gosto muito é Leo, o caminhão, acredito que seja parecido com um que você citou, desculpa o comentário enooorme, é que me senti super a vontade aqui no seu blog, com certeza visitarei mais vezes!
Olá! Fico muito feliz com seu comentário! Sinta-se em casa! E o Leo acho que conheço também! Assiste o Charles, o entrevistador de coisas! Até eu me divirto com ele kkk
O Mundo Colorido do Charlie também é um ótimo desenho!
Ele é muito bom mesmo!
Pras mamães que querem que seu filho aprendam as histórias da Bíblia de um jeito muito legal tem o desenho super book ( o super livro) que leva Cris Joy e seu robô em viagens do tempo contando as histórias e sempre tem algo relacionado com a vida deles nos dias atuais muito legal. Meu filho sabe contar sabe as corres as letras os números e não tem nem 3 anos ainda também nunca foi a creche mas aprendeu tudo vendo vídeos que colocava. Mamães vcs podem contribuir com seus filhos colocando desenhos que somem pra eles.
Olá, ontem estava assistindo o chefinho com minha mais velha e fiquei chocado com a agressividade do desenho. O tal chefinho chamando outros de idiota e de outras palavras. Você não achou essa série do chefinho deseducativa demais não?
Qual episódio era? Eu sempre assisti com meu filho. E aconteceu do desenho me aprontar surpresas assim….daí eu explicava o meu posicionamento sobre né….violento eu até não achei não. Mas confesso que as palavras muitas vezes podem nao ser adequadas. Assim como a PEPPA que chama o pai de “bobinho”….eu explico que não se pode chamar o pai assim e bla bla …mas continua assistindo a peppa…esses desenhos ainda focam na inocência infantil se comparado à outros, apesar de não parecer!
Lilia…eu não acredito! Se for analisar a letra, ele estava tocando violão, numa roda de viola e o delegado o prendeu….aí ele volta todo requebrado, parecendo um boneco desengonçado…imagino que apanhou na delegacia…mas não falam nada, além disso! O que mais falarem, é por conta da criatividade!