Atividades para crianças: você já conhece a massinha slime?

Follow my blog with Bloglovin

Nestas férias as mamães precisam usar bastante a criatividade para criar atividades para crianças se divertirem em casa não é mesmo?

Até por quê é complicado viajar o mês inteiro! Meu filho é bastante inquieto, tem bastante energia, de modo que preciso me reinventar diariamente para conseguir com que ele permaneça concentrado em algo (que não seja tv ou tablet, é claro!)

Já dei algumas dicas de atividades para crianças fazerem nas férias, você já conferiu?

VOCÊ SABE O QUE É SLIME?

E nesta minha busca encontrei o slime, que nada mais é que uma massinha diferente! Não acho que é uma meleca como muitos dizem não! É uma massinha mais macia, fofinha e algumas até fazem barulhos quando são apertadas!

A massinha slime é tão divertida que até os adultos, adolescentes se encantam por ela! Aliás, é muito prazeroso apertar e apertar ela.

Digo com certeza que esta massinha virou febre entre muitos adolescentes. Até que me conquistou e decidi buscar receitas na internet para testar com Estêvão. E hoje quero compartilhar com vocês!

SLIME PODE SER PERIGOSA?

Segundo informações da Proteste esta massinha pode sim ser considerada perigosa. Isso por conta de alguns ingredientes, o principal deles é a água boricada e o bórax (borato de sódio).

A água boricada é a versão diluída em água do borato de sódio. O bórax é a matéria-prima de alguns produtos de limpeza, sabão em pó para máquina de lavar, inseticidas e outros.

Para ter uma ideia do potencial de risco do bórax, a ANVISA o avalia como classe toxicológica II, isto é, altamente tóxico.

O bórax é uma substância alcalina (com pH alto) e tende a danificar a camada de gordura protetora da pele, o que pode causar o surgimento de lesões que parecem feridas vermelhas, que coçam e ardem, e até dermatite de contato, que é uma reação que se assemelha a uma queimadura de pele e causa descamação, de acordo com a proteste.

Utilizando água boricada ao invés do bórax, há menores riscos de ocorrerem os infortúnios mencionados, já que a mesma é diluída.

Os demais ingredientes como espuma de barbear, cola branca e bicarbonato de sódio quando combinados até podem provocar alergias ou irritações em peles sensíveis, porém nada garante que o produto final seja inofensivo.

E justamente por se tratar de uma mistura feita por produtos químicos, recomendo que os adultos manuseiem os ingredientes para fazer o slime e mais ainda, acompanhem os pequenos na brincadeira sempre.

Crianças são imprevisíveis, precisamos nos prevenir para que não aconteça acidentes como ingestão da massinha ou até mesmo contato com olhos, mucosas e cabelos.

São atividades para crianças, mas um adulto sempre deve conduzir o processo!

FAZENDO UMA SLIME BÁSICA

Ingredientes

  • cola branca (90g)
  • creme de barbear (opcional, quanto mais colocar, mais fofinha ficará)
  • água boricada ou solução para lente de contato com ácido bórico
  • água
  • bicarbonato de sódio
  • corante alimentício
  • um recipiente de plástico e uma colher

Em uma tigela de plástico, despeja um tubo de cola pequeno, a mesma quantidade ou um pouco menos de espuma de barbear (pra deixar a massinha fofinha), corante alimentício na quantidade desejada (a vontade) e duas colheres de café da seguinte mistura:

1 xíc. de café com água morna misturada com uma colher de café de bicarbonato de sódio.

DICA EXTRA:  você pingar algumas gotas de sabão líquido na massa ela vai fazer bolhas e barulhos (click!) depois de pronta!

Misture bem, utilizando uma colher. E por fim vá pingando aos poucos água boricada, até que a mistura se desgrude da tigela.

Quando a massa estiver desgrudando da tigela, pode começar a amassar com a mão. O slime já está pronto!

Quando não estiver em uso, mantenha a slime em recipiente fechado, pois ela começa a endurecer e ressecar se exposta por muito tempo!atividades para crianças slime pronta

DICAS EXTRAS

Acrescente glitter, bolinhas de isopor ou ainda pequenas miçangas e obtenha um efeito incrível do slime brilhante ou até mesmo “crocante”, já que ele fará barulhinho ao misturar miçangas na massa. Mas faça isso após o slime pronto!

VARIAÇÕES

Teste muitas receitas em casa, e esta foi a melhor parte. Com a receita básica acima você já consegue ter uma geleca perfeita, mas existem mutias variações por aí (descobri neste site aqui) e algumas e vou mostrar pra vocês!

SLIME COM SABÃO LIQUIDO E BICARBONATO DE SÓDIO

Quem aí está em busca de atividades para crianças menores de dois anos mais “seguras” pode fazer este slime, já que não contem borato de sódio em sua receita!

Os pequeninos amam, pois esta geleca é definitivamente uma excelente atividade sensorial!

Ingredientes

  • cola branca
  • sabão líquido para roupa
  • bicarbonato de sódio
  • recipiente de plástico

Despeje 120 ml de cola branca em uma tigela. Coloque sabão de roupas líquido o suficiente para transformar a cola em uma geleca.

Adicione ½ colher de chá do sabão por vez até a cola começar a virar uma massa, soltando do fundo da tigela.

A quantidade de sabão dependerá bastante da marca, mas você acabará usando cerca de 2 ½ colheres de sopa.

Misture o bicarbonato de sódio com água. Em uma xícara separada, coloque 1 colher de chá de bicarbonato e 1 colher de sopa de água.

Não se atenha tanto em medir perfeitamente as quantidades, já que o importante é apenas deixar a água turva. Se a solução ficar muito espessa, adicione mais água.

Vá adicionando a solução de bicarbonato na massa até que ela deixe de ser pegajosa. Acrescente 1 colher de chá da solução ao slime por vez. Depois, mexa e repita o processo até que ele pare de grudar.

É provável que você nem tenha que usar toda a solução.   Amasse a geleca por alguns minutos. Tire-a da tigela e sove-a com as mãos. Perceba que, com o tempo, ela ficará menos grudenta.

Novamente, quando não estiver em uso, mantenha a slime em recipiente fechado, pois ela começa a endurecer e ressecar se exposta por muito tempo!

QUANDO O SLIME NÃO DÁ CERTO

Seguir a receita muitas vezes pode não ser garantia de que o slime dará certo. E é aí que entra alguns truques químicos que vou te contar!

Quando você já colocou todos os ingredientes e a massa não gruda (não vira slime). O que fazer? 

Coloque bastante espuma de barbear! Já testei aqui e dá super certo e sua slime ficará muito, mas muito fofinha!Atividades para crianças slime fluffy com muito creme de barbear

O slime está muito grudento. O que faço?

Coloque mais água boricada! Faça isso aos poucos, caso contrário ela vai ficar muito dura!

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS, E PARA ADULTOS

Slime se enquadra em uma das atividades para crianças as quais imaginamos que somente elas gostam de brincar não é mesmo?

Mas é um engano! Eu mesmo, curto bastante desgrudar a massinha das mãos e testar uma nova receita!

Amassar uma slime pode ser um exercício para combater a ansiedade e propiciar a calma, em pessoas ansiosas, claro!

E aí mamãe, já testou com seu filho esta atividade? Garanto que você vai se apaixonar também e logo querer testar muitas variações de receitas! Conta pra mim como ficou sua primeira slime nos comentários!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    1 Comentário

    1. Pingback: Atividades para crianças nas férias escolares em casa!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.