É possível engravidar com ovários policísticos sim! Veja como.
Contents
É possível engravidar com ovários policísticos sim!
Desde os meus 15 anos ou antes fui diagnosticada com síndrome de ovário policístico. O tratamento que atenua os sintomas para a mulher que não deseja engravidar é feito com pílula anticoncepcional. Com isso tomei pílula por muitos anos, e sempre me perguntava se de fato era e é possível engravidar com ovários policísticos.
Lembro-me que parava de tomar a pílula em determinado mês para aguardar a menstruação e começar a marcar o ciclo ovulatório. Mas só para isso iniciar levava uns 2 meses, já que eu nunca sabia exatamente quando a menstruação viria!
Todas as vezes que parava com a pílula era uma ansiedade enorme para a menstruação vir. Ela demorava de dois a três meses após a última pílula para vir. E mesmo com a chegada dela, eu não tinha certeza se estava ovulando. Até que procurei leituras e opiniões especializadas as quais eu descobri que é possível engravidar com ovários policísticos.
Procurei uma clínica especializada em reprodução humana, fertilização in vitro, inseminação artificial e etc. Eu já havia parado de tomar a pílula tantas vezes, que não aguentava mais esperar a bendita da menstruarão e não saber exatamente quando eu ia ovular. Eu acabava voltando a tomar a pílula por que os efeitos os ovários policísticos sem a pílula são terríveis, ainda não me acostumei com eles, e a pílula ameniza tudo.
O tratamento
Na clínica de reprodução humana descobri um tratamento muito simples para induzir a ovulação e ainda programar o momento exato da relação sexual para que a gravidez aconteça. Após o primeiro ultrassom transvaginal, administra-se por cinco dias o medicamento que estimula os ovários a ovularem.
E após este período acontece a monitorização dos ovários através do ultrassom. Os ovários apresentavam folículos que quando estimulados aumentavam de tamanho e após atingir determinado tamanho eles eclodiam, liberando o óvulo. Este último não é possível ver no ultrassom.
Após um dos ovários terem folículos de tamanho favoráveis, aplica-se um medicamento (via muscular) para que os folículos maduros se rompessem e liberasse os óvulos (isso mesmo, eu poderia ter gêmeos nesse processo. Essa injeçãozinha chama Ovidrel.
Nunca imaginei que ovular doía tanto! Enfim, após a aplicação dela, o coito programado tem um tempo limite para acontecer, pois o óvulo não sobrevive mais que 24 horas. Lembrando que o plano de saúde cobriu todo esse procedimento. Fiz este procedimento duas vezes. Engravidei na segunda tentativa, em julho de 2013.
Você precisou de algum tratamento para engravidar? Conte pra gente nos comentários! Vamos conversar?
12 Comentários