Pular para o conteúdo

20 Dicas para preparar o filho único promovido a irmão mais velho

filho único promovido a irmão mais velho

Oi mamães, já viveu essa história: filho único promovido a irmão mais velho? Fique com a gente e descubra algumas instruções básicas que irão garantir o sossego da família toda.

Isso porque estou me referindo à filho único com idade menor de 4-5 anos, ou seja, praticamente um bebê ainda não é mesmo? Mas calma que há solução para tudo!

Como contar para seu filho a novidade

filho-unico-promovido-a-irmao-mais-velho-4

Atenção para essas dicas, mas lembre-se que a aplicação delas depende muito da idade do seu primeiro filho, ok?

Novos bebês são emocionantes, e a atenção das pessoas irá naturalmente ir para o bebê. Quando você apresentar seu filho ao irmão que acabou de nascer, concentre sua atenção nele.

Se esse momento acontecer no hospital, lembre-se de que os hospitais são lugares grandes, assustadores e desconhecidos para uma criança. Torne as coisas o mais familiar e segura possível para eles. 

Peça ao papai ou a outro membro da família para trazê-los ao seu quarto e peça que avisem antes que eles cheguem, para que você não fique preocupada com o bebê quando eles chegarem.

Assim você fica com as mãos livre para que o filho único promovido a irmão mais velho possa subir no seu colo e aproveitar você.

filho-unico-promovido-a-irmao-mais-velho-5

Tente conter as expectativas expectativas. Embora você possa ter imaginado um primeiro encontro sincero, é muito provável que seu filho esteja interessado na cama do hospital. Isso está ok.  Vamos a umas dicas práticas:

  • Leia livros juntos. Ainda bem que você não é a única pessoa que tem um segundo bebê! Há vários livros excelentes no mercado, incluindo alguns como,  A irmã do GIldo , Eu (não) gosto de você! , Eu só, só eu! e outros que indico aqui
  • Jogue fingir. Deixe seu filho escolher um “bebê” e finja alimentá-lo, trocar a fralda e embalá-lo para dormir. A constância é a chave aqui – as crianças adoram imitar.
  • Passe tempo com os recém-nascidos. As chances são de que outra pessoa em seu círculo tenha um novo bebê que você pode deixar seu filho conhecer. Se você não conhece ninguém na vida real, até mesmo apontar um bebê no supermercado serve. Explique que em breve eles terão um bebê desses para ajudar a cuidar também!
  • Mantenha suas rotinas. Por mais tentador que seja evitar ter duas fraldas, agora pode não ser a hora de realmente forçar o treinamento do penico. Há muitas outras grandes mudanças acontecendo para o seu pequeno, então seja paciente. 
  • Ofereça muito carinho. Não é apenas o novo bebê que pode ser um conceito difícil de entender – é o fato de que a mamãe não está se sentindo bem durante a gravidez ou seu filho não pode mais se enrolar em seu colo com tanta facilidade. Ofereça bastante carinho e carinhos para ajudar.

Adaptação do filho único antes do bebê chegar

filho-unico-promovido-a-irmao-mais-velho-6

Dê-lhe a notícia em breve.   Diga a ele que ele será um irmão mais velho assim que você contar para todo mundo, e fale sobre o bebê com frequência.   Deixe-o empolgado com seu novo irmão crescendo dentro de sua barriga e satisfaça sua curiosidade com respostas apropriadas à idade para suas perguntas.

Mostre a ele suas fotos de bebê.   Fale sobre o quão pequeno ele era e diga a ele que o novo bebê será tão pequeno quando ela chegar.   

Leia livros sobre irmãos com ele.   Escolha livros sobre o novo bebê, como os que já citei acima.   Conte a ele sobre sua própria irmãzinha e como ela está crescendo e ficando mais forte a cada dia.   Isso o ajudará a se acostumar com a ideia de um novo irmão.

Deixe que ele coloque as mãos na sua barriga e sinta o bebê se mexer.   Ele pode não entender todo o significado da mamãe criando um bebê por dentro, mas sentir o bebê se mexer o ajudará a ficar mais animado com sua irmãzinha (ou irmãozinho).

filho-unico-promovido-a-irmao-mais-velho-7

Deixe-o ajudá-lo a escolher o nome do bebê.   Se o seu filho falar, peça-lhe para ajudar a escolher um nome para o bebê.   Anote as sugestões dele, mesmo que seja sugestões baseadas nos desenhos animados que ele assiste.

Diga a ele o que esperar quando o bebê estiver aqui.  Explique a ele que ela vai chorar, comer e dormir a maior parte do tempo e não poderá brincar até crescer.   Diga a ele que ele não poderá deixá-la comer suas fatias de maçã ou brincar com ela até que ela cresça.

Visite amigos ou parentes com um novo bebê.  Deixe-o olhar para o bebê e falar sobre seu próprio irmãozinho que vai chegar.   Diga a ele que ele será tão pequeno quanto este bebê e explique como ser gentil com o bebê.

Deixe-o animado.  Se o seu filho vai ficar com um parente enquanto você faz o parto, deixe-o animado para passar o tempo com a tia.   Fale sobre as coisas divertidas que eles farão juntos.

Estabeleça novas rotinas antes da chegada do bebê.   Se seu filho dividir a cama com você e você souber que ele terá que se mudar para o quarto quando o bebê estiver aqui, faça isso algumas semanas antes da data prevista.    Isso lhe dará tempo para se adaptar à nova cama e será menos estressante para ele.


VOCÊ PODE GOSTAR

5 Motivos para não ter o segundo filho

Como fazer o bebê dormir a noite toda? Veja onde você está errando!

Antes de levar o bebê pra casa, você precisa saber disso!


O mesmo vale para marcos como treinamento de penico ou desmame de uma chupeta.   Adquira novos hábitos e rotinas antes que o bebê chegue, assim todas as coisas novas que acontecem serão estendidas por um longo período de tempo, e o estresse de todas as mudanças será diminuído.

Adaptação do filho único depois do bebê chegar

Deixe-o conhecer o bebê em breve.   Peça ao cuidador do seu filho para trazê-lo para conhecer o bebê no hospital ou centro de parto logo após o nascimento.   Apresente o bebê a ele e deixe-o tocar os dedos dos pés e beijar suas mãos ou bochechas.

filho-unico-promovido-a-irmao-mais-velho-1

Mantenha rotinas regulares.   Quando você e o bebê estiverem em casa, faça o possível para manter as rotinas a que seu filho está acostumado.   

Se for um livro antes de dormir, peça para o papai ficar um tempo com o recém-nascido enquanto você lê, peça para o papai ler, ou melhor ainda, faça tudo junto.   Pergunte ao seu filho se o bebê pode ouvir e leia enquanto o papai está no quarto segurando o bebê.

Tenha um momento especial com seu filho todos os dias.  Se o seu filho é primogênito, ele provavelmente está acostumado com o fato de que a maior parte do tempo que passou com você foi um a um.   Agora que há mais um bebê, as coisas mudaram drasticamente. 

Reserve algum tempo para ficar sozinho com ele, quando o bebê estiver ocupado com o papai, ou cochilando.   Certifique-se de que ele receba toda a sua atenção durante seu tempo especial com a mamãe.

Envolva-o nos cuidados com o bebê.   Peça ajuda com o bebê.   Ele pode trazer uma fralda ou lenços umedecidos, jogar uma fralda suja fora, passar o pano de arroto que você acabou de deixar cair, ajudar a dar banho no bebê e escolher sua roupa.  

filho-unico-promovido-a-irmao-mais-velho-2

Uma dica rápida: Na hora de escolher a roupinha da irmã (ou irmão), dê a ele duas opções, não há necessidade de ele vasculhar todo o armário do bebê.   Isso evitará a sobrecarga e ainda servirá ao propósito de envolvê-lo.

Aceite ajuda com seu filho.  Se amigos e familiares oferecerem ajuda, aceite-a e sugira que eles façam algo especial com seu filho.   Eles podem levá-lo a um parque local ou brincar em casa.   Certifique-se de que seu filho receba muita atenção enquanto você faz a transição para o balanço normal das coisas com o novo bebê em casa.

Filho único promovido a irmão mais velho: EXTRAS

Atenção para estas pontuações:

Faça o bebê esperar. Seu filho vai esperar muito enquanto você está ocupado cuidando do bebê. Sempre que possível, faça o bebê esperar. Deixe bem óbvio para a criança mais velha dizendo algo como: “ Desculpe, baby, estou ajudando seu irmão a ir ao banheiro agora, vou ajudá-la quando terminar”.   É uma coisa simples, mas ajuda a criança a reconhecer que, embora tenha que compartilhar sua atenção agora, nem sempre vem em segundo lugar.

filho-unico-promovido-a-irmao-mais-velho-3

Ache tempo de qualidade com o filho mais velho. Recém-nascidos cochilam muito (a gente espera né!). Se você tiver seu filho em casa com você enquanto estiver de licença maternidade, isso significa que você terá muito tempo de inatividade em casa com seu filho. 

Tente reservar um tempo durante as sonecas do bebê para fazer algo especial com ele – seja colorir, fazer um quebra-cabeça, brincar de carros ou qualquer que seja a atividade de escolha do seu filho, dê a ele toda a atenção. 

No entanto, não se pressione para fazer todo o tempo que seu bebê está cochilando com seu filho. Você tem mais do que o suficiente para fazer e precisa ter tempo para si mesmo também!

Reduzir as expectativas fará bem a sua saúde emocional. Sua casa provavelmente não estará tão limpa quanto você gostaria, o comportamento do seu filho pode regredir e você pode sentir que mal tem tempo para si mesmo, muito menos para se conectar com seu cônjuge. Tudo bem, e vai melhorar à medida que todos se ajustam ao seu novo normal.

Finalmente, um lembrete – o tempo de tela está ok! Alguns minutos de tempo na tela são melhores do que a criança invadindo o berçário quando você quase colocou o bebê para tirar uma soneca!

Agora conte para nós o que você fez para ajudar o seu filho único promovido a irmão mais velho?

FONTE: Raisingbliss.com, chaosandquiet.com, mommyonpurpose.com

LEIA TAMBÉM:

10 dicas para os primeiros dias com o bebê em casa

20 atividades para fazer ANTES do bebê nascer

1 comentário em “20 Dicas para preparar o filho único promovido a irmão mais velho”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: