Pular para o conteúdo
5 motivos para não ter o segundo filho

Nem eu acredito estar escrevendo para você sobre os motivos para não ter o segundo filho. Mas calma, não é que eu tenha de fato desistido da ideia de dar um irmão ou irmã para meu filho. Entretanto, há sim, muitos benefícios de ter apenas um filho. E é sobre isso que vamos conversar agora!

Porque não ter o segundo filho?

Todas nós, mães iniciamos na maternidade com um filho de cada vez (exceto as mães de gêmeos), e com isso nem pensamos na possibilidade de encarar o segundo filho com o primeiro ainda dentro da barriga ou no colo.

Ou será que estou enganada? Conte para mim aí nos comentários se você planejou o segundo filho antes do primeiro ano de vida do primeiro bebê.

motivos-para-nao-ter-o-segundo-filho-4

Estou te contando todo este breve relato para descrever a minha versão da maternidade de filho único. E é com essa descrição que acabei vendo grandes vantagens, enfim motivos para não ter o segundo filho.

Mas eu ainda não decidi se Estêvão será mesmo filho único para sempre. E além do mais, o que importa é eu ter tudo resolvido para mim, minha família e meu filho. E é exatamente por isso que vou te mostrar hoje os 5 motivos para você não ter o segundo filho. Vem comigo na leitura.

Sua sobrecarga vai aumentar

Disso você não tem dúvida né? A verdade é que o grau em que isso acontece vai depender muito da diferença de idade entre os irmãos.

motivos-para-nao-ter-o-segundo-filho-3

Sinto que quanto maior, mais fácil será na teoria, entretanto os irmãos não serão companheiros em brincadeiras na maioria das vezes por conta da grande diferença de idade entre eles.

É mais fácil administrar a vida de mãe de um….já de dois….

Isso é óbvio né. E desta vez acho que independe da diferença de idade. Acho que toda mãe precisa ter um tempo individual com cada filho, e quanto maior a quantidade de filhos menores as chances disso acontecer.

Não é fácil dispor de tempo extra para mais um filho

Algo que sempre considerei muito por aqui como mãe de filho único é que com o Estêvão disponho de muito tempo com ele. Tempo até mesmo para lidar com atividades, educação emocional enfim, coisas que se eu tivesse outra criança com três anos de diferença certamente eu não sei se conseguiria realizar.

motivos-para-nao-ter-o-segundo-filho-1

Você já notou que crianças cujos irmãos são meses de diferença “amadurecem” rápido? A verdade é que isso acontece de modo forçado, devido às circunstâncias.

Muitas vezes é tão difícil para a mãe lidar com tudo e todos os filhos que falta paciência, carinho, colo e muitas outras coisas para os filhos. Daí eles acabam por crescer à força.

Não aceite a ideia do segundo filho apenas para satisfazer a ideia do irmão ao filho mais velho.

Ter o segundo filho para suprir a necessidade e desejo do irmão é insanidade. Até porque vai sobrar é para você cuidar de mais uma criança.

Sua vida financeira irá mudar

Já me disseram que onde comer um filho, come dois filhos. É verdade, mas note que no fundo, a renuncia da mãe que pensa assim e cede em ter o segundo filho é maior que a da mãe de filho único.

motivos-para-nao-ter-o-segundo-filho

E quanto às demais despesas? Não se esqueça que você vai desejar colocar ambos filhos no mesmo padrão de escola, realizar viagens com ambos e muitas outras coisas.

A verdade é que o seu padrão de vida precisa conseguir acolher mais um membro da família para tudo estar ok. E com isso os motivos para não ter o segundo filho acabam se tornando bem particulares!

“Mamãe eu sou solitário, me dá um irmão”

Isso foi o que eu ouvi há alguns dias do Estêvão. E pior ficou quando ele descobriu que a ideia de adoção é melhor porque aí o irmão já seria da idade dele. Inocência não é mesmo?

Bom, eu não desisti da ideia do segundo filho, apesar de que ele terá uma diferença imensa de idade em relação ao Estevão. E tenho a opinião de que quanto maior o tempo que um filho passa como filho único com a mãe, maior e mais estabelecido será o vínculo maternal entre eles.


LEIA TAMBÉM: 10 BENEFÍCIOS DA GRAVIDEZ AOS 40

APRENDA A CONTAR A IDADE GESTACIONAL DA MANEIRA CERTA!

VEJA COMO SOBREVIVER AO PRIMEIRO TRIMESTRE DA GESTAÇÃO


E quando me refiro à esse vínculo, me refiro também à tudo que aquilo que uma mãe pode oferecer a um filho: educação, carinho, colo, discernimento emocional e muito mais. Compreende que seria muito mais difícil para mim, fazer isso tudo se eu tivesse outra criança além do Estêvão?

motivos-para-nao-ter-o-segundo-filho-2

Estêvão foi privilegiado. E quando o meu segundo filho chegar, talvez eu até possa dizer que “criei” um e depois o outro. Motivos para não ter o segundo filho? Acho que na verdade eu não tenho 😁😉

Agora quero saber das mães cujos filhos há grande diferença de idade….preciso que você me encorajem hein! Vamos conversar sobre?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: