Pular para o conteúdo

40 ideias de Cozinha e lavanderia planejada para apartamento pequeno

Cozinha e lavanderia planejada para apartamento pequeno (30)

Cozinha é alma da casa, dizem uns. Mas o que fazer se este ambiente tão explorado e importante da casa é minúsculo, desorganizado e sem funcionalidade? Fique comigo e confira como executar uma cozinha e lavanderia planejada para apartamento pequeno. Isso porque, a lavanderia sempre vem ao lado, quase emendada da cozinha.

Antes de tudo, quero salientar a importância do planejamento no projeto de arquitetura de interiores. Muitos até podem achar que exatamente por dispor de pouquíssimo espaço a ser trabalho, é impossível planejar uma cozinha e lavanderia de forma a otimizar o espaço. Ainda mais se lembrar que estes desafios se encontram em apartamentos pequenos, com metragem em torno de 50 – 80 metros quadrados (mas há menores, acredite).

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-27
FONTE: euviraoliveira.arq

Pois saiba que, o planejamento existe justamente para aproveitar cada milímetro. E ele é infalível quando nós (arquitetas) temos pouco espaço para trabalhar, mas dispomos de tecnologia e criatividade o suficiente para traduzir as ideias através da marcenaria.

Cozinha e lavanderia planejada para apartamento pequeno

Através das imagens a seguir, vamos traduzir, as inspirações que tanto usamos nos projetos por aí a fora. Vem comigo.

Ah, antes que eu me esqueça, passa lá na minha pasta do Pinterest e confira mais ideias de decoração em geral, ok?

O tanque de bancada é presença garantida em quase todas as lavanderias planejadas. Não precisa salientar que ao optar por ele, você estará ganhando espaço para armazenamento, não é mesmo?

E olha que não mencionei o fator estético! Não se preocupe, que esse tipo de tanque é semelhante à qualquer tanque que você conheça. A única diferença é que ele é preparado para encaixar na bancada, que por fim irá receber os armários sob medida posteriormente.

Em algumas cozinhas tipo corredor de apartamento, é possível esconder a área de serviço com uma porta bem estilosa, como a de madeira nas imagens acima.

A porta ou divisória que mencionei anteriormente, pode fechar totalmente o ambiente, separando a cozinha da lavanderia, ou ainda fazer uma meia divisão, como na imagem acima.

Aliás, a estrutura preta com o vidro ofereceu total sofisticação, você não acha?

Na cozinha acima, a lavanderia e a cozinha possuem a mesma bancada inclusive, sem divisória de ambiente. A credite, ainda há quem prefira deste modelo.

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-23

Mais um exemplo de cozinha e lavanderia integradas, por assim dizer!

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-20

A península (bancada formando “L”) nesta cozinha otimizou bastante o espaço existente. E mesmo assim a lavanderia continuou integrada com a cozinha.

Só acho que, em ambientes pequenos como a maioria das cozinhas de apartamento tipo corredor, é válido optar por cores claras a cor escuras (e com variedade). Isso porque as cores claras vão gerar a sensação de um ambiente maior. E quem não gosta dessa ideia não é mesmo?

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-19

A cozinha e lavanderia planejada para apartamento pequeno precisa fazer uso de muitos atributos além da marcenaria para otimizar o espaço existente e ganhar outros.

As cores e os materiais podem somar ou não. É necessário ter cuidado nesta área. Na imagem acima, vemos um resultado super positivo do uso dos materiais e cores do ambiente, armários, bancadas.

A lavanderia foi planejada frente ao acesso à cozinha, o que proporciona maior conforto ergonômico. Entretanto, esta solução não é possível em todos os apartamentos

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-21

A bancada da cozinha não é a mesma da lavanderia. E a divisória de vidro com estrutura preta (alumino, certamente), cumpre bem a sua função.

E justamente pelo fato da cor preta estar apenas nos detalhes, e o restante do ambiente ser predominantemente branco ou com variação do branco, posso dizer que isso não interferiu na sensação de espaço maior que sempre desejamos.

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-18
Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-17

E se “separarmos” a lavanderia da cozinha com blocos de cobogós? Super válido não acha? É uma ideia com bastante identidade, ainda mais na cor amarela como na imagem acima.

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-16

A cozinha acima mostra uma realidade comum, já que o fogão é convencional e o tanque também. Lembrando que a maioria dos apartamentos possuem tanques de lavar roupa como o da foto acima.

O que você achou da divisória de vidro? Ela não precisa ser uma porta propriamente dita para cumprir a função de dividir o ambiente, ok?

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-15

Na imagem acima temos o oposto de quase tudo que estamos vendo: a divisória é uma porta. Para o ambiente acima a porta ficou interessante, mas eu ainda prefiro uma estrutura que apenas divida o ambiente.

Todavia, isso é muito pessoal, já que com a divisória a qual estou me referindo, a lavanderia ficará a mostra.

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-14
Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-13
Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-12

E se a divisória for uma parede?

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-11

Essa cozinha e lavanderia é bem do tipo “unidos” venceremos né! Precisava que o fogão ficasse exatamente ao lado da máquina de lavar roupa?

Não entendemos a realidade da ideia do ambiente acima, mas certamente eu buscaria fazer algo diferente.

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-10

Perfeito ambiente acima. A bancada é a mesma, mas o fogão não compartilha a lateral com a máquina de lavar roupa. Há um armário entre eles. E ainda, há uma divisória super discreta em cima da bancada para dividir os ambientes.

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-9

O preto ultrapassou os detalhes no ambiente acima! Mas a divisória, que na verdade se trata de uma porta, cumpre bem a função;

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-8

Apesar de eu ser a favor das cores claras, o ambiente acima obteve êxito na mistura escolhida. E observe que a lavanderia faz parte da cozinha, entretanto a máquina é escondida pelo armário.

Perfeita solução, visto que super combinou com o conjunto do ambiente, em se tratando de cores, texturas e disposição dos eletros.

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-5

Solução incrivelmente linda para a divisória acima. Os ripados verticais além de esteticamente favoráveis ainda oferecem certa ventilação ao ambiente. A desvantagem é que mdf madeirado em cozinhas pode não ser uma escolha tão interessante, por conta de demandas como limpeza e manutenção.

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-4

Nude e branco é assertivo sempre.

Cozinha-e-lavanderia-planejada-para-apartamento-pequeno-3

A solução acima resolve a questão, entretanto, apesar da cozinha e lavanderia compartilharem a mesma bancada, não acho interessante o forno / fogão estar exatamente ao lado do tanque / máquina de lavar.

POUPE-E-GANHE-NA-AMAZON-3

É sempre bom evitar isso. Mas é totalmente compreensivo que as plantas de apartamentos não são flexíveis nas questões de espaço e em alguns casos também nas questões hidro sanitárias.

Esta cozinha e lavanderia para apartamento pequeno certamente tem uma história que não conhecemos. E digo isso porque cozinha preta não é interessante para dar a sensação de ambiente maior.

Todavia, essa ideia cai por terra se o ambiente for integrado com salas. O que é bastante comum hoje em dia, e com certeza é a realidade da maioria dos ambientes mostrado aqui.

LEIA TAMBÉM

30 Ideias de cozinhas com prateleiras para você se inspirar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: