Último ano de educação infantil: o que esperar afinal?

Olá, tudo bem? Hoje vamos falar sobre educação básica infantil! Sim, estou me referindo à aquela do ambiente escolar! E este assunto tem sido bastante relevante por aqui, já que Estêvão está no último ano desta fase. No próximo ano, ele vai iniciar o ensino fundamental.

Quando se inicia a educação infantil ?

A educação infantil é voltada para crianças de 0 a 5 anos. É nesta fase que a criança tem o primeiro contato com o ambiente escolar. E é neste período que são trabalhados aspectos cognitivos, motor, psicológico, cultural e social dos pequenos alunos. Isso tudo através de atividades lúdicas, favorecendo a imaginação e a criatividade.

SAIBA QUAL A DIFERENÇA ENTRE CRECHE E ESCOLA!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE MATRICULAR SEU FILHO NA  EDUCAÇÃO INFANTIL

Apesar de ter início na vida das crianças praticamente desde o início da vida, a educação básica infantil só é obrigatória para crianças a partir de 4 anos de idade, conforme o MEC. Em suma, seu filho não precisa ser matriculado em creche ou berçários antes de completar 4 anos. Mas após esta idade, obrigatoriamente ele precisa.

Muitas mães acabam matriculando os filhos em uma creche para conseguir conciliar a vida profissional com a maternidade. E isso aconteceu comigo. Estêvão foi para um berçário aos 8 meses de idade. E desde então, está inserido no ambiente escolar.

Logo, aos 4 anos ele foi matriculado em uma escola. Escola tende a ter uma rotina diferente de creche/berçário. É uma rotina mais madura, que contribui justamente para que a criança conquiste esse amadurecimento. Na turma de 4 anos as crianças já fazem dever de casa, escrevem o próprio nome e até reconhecem algumas letras/vogais.

Afinal, quando se inicia a alfabetização?

A alfabetização se inicia desde que chegamos a este mundo! incrível né! Mas é isso mesmo, é impossível aprender a ler, escrever, interpretar apenas em um ano, ou ainda no primeiro ano do ensino fundamental.

E a leitura propriamente dita, não é iniciada com as letras e vogais. Primeiro acontece a leitura de mundo! A criança aprende o que existe no mundo, a interpretar tudo que nele existe. Aliás este tipo de aprendizado aconteceu com meu filho quando ele estava no início da educação infantil, no berçário.

A alfabetização em si acontece a cada dia. É algo progressivo. Muitas famílias se preocupam com a “demora” deste processo na vida de seus filhos. Mas aqui a regra de dizer “não” à comparação é muito válida!

Cada criança apreende de forma diferente o que é ensinado. E mais ainda, cada um é estimulado de forma diferente em casa, pelos pais ou quaisquer outras pessoas do convívio.

Alfabetização e letramento

Talvez o termo adequado para sanar as dúvidas quanto ao processo de alfabetização de muitas famílias seja este: letramento! Esta etapa se inicia após a conclusão da educação infantil, no primeiro ano do ensino fundamental. A “alfabetização em si” na verdade é o processo de letramento.

E não pense que durante todo o primeiro ano seu filho vai aprender a escrever frases, textos e mais textos. Até que isso seja possível, ele já estará provavelmente no terceiro ou quarto ano do ensino fundamental.

O primeiro ano

Já sondei na escola do Estêvão. E confesso que fiquei assustada! O primeiro ano é muito diferente da pré-escola que ele conheceÉ a sensação de que literalmente, deixaram de ser bebês, ou ao menos não serão tratados mesmo como tal!

O primeiro ano abrange mais disciplinas como biologia, filosofia e a parte mais difícil pra mim: provas! Sim, as crianças serão avaliadas individualmente através das provas tradicionais!

Meu filho apresenta um comportamento muito diferente em casa. E isso certamente contribui para eu ter este receio todo do que esperar com o fim da educação infantil, e início do ensino fundamental.ULTIMO ANO EDUCACAO INFANTIL

Como posso ajudar meu filho?

Daqui 5 meses, Estêvão encerra a etapa da educação infantil. E preciso estar preparada para o que nos espera. Aliás é algo desconhecido para mim e principalmente para o Estêvão. Lembrando que na minha época, o primeiro ano creio que era o que chamávamos de “pré-alfabetização”.

Durante todo o período até aqui, eu sempre gostei de brincadeiras que tivessem propósitos escolares “por trás”. Nunca tivemos a pretensão de ensinar o Estêvão ler aos três ano de idade. Mas o que quero dizer é que sempre podemos aprender algo em brincadeiras rotineiras.

Pode parecer estranho, mas você sabia que colorir é um grande estímulo para seu filho? Estêvão não curte muito pintar. Eu já colori com ele alguns livros de pintura, daí ele acabava me acompanhando. E este era o objetivo afinal. Ultimo-ano-da-educação-infantil

Como você vai ajudar seu filho a passar pela transição do início do ensino fundamental? Conta pra mim nos comentários! Um abraço!

 

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    2 Comentários

    1. Pingback: Como fazer etiqueta escolar personalizada? Veja este tutorial passo a passo!

    2. Pingback: Crianças que leem livros obtêm pontuação mais alta em testes escolares

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.