Creche x Escola (listei 4 grandes diferenças entre elas)
Creche x Escola
Sempre busquei as diferenças entre as creches e as escolas convencionais para o ensino infantil, no meu caso, criança de 3-4 anos. Procurei opiniões dentre alguns pedagogos que conheço mas não tive uma resposta satisfatória e tão pouco convincente.
Daí, decidi eu mesma elucidar as grandes e notáveis diferenças que eu, como mãe, observo entre a educação infantil administrada em uma creche (berçário) e outra administrada em uma escola convencional, e assim quem solucionar a problemática de creche x escola.
- Na creche o ano letivo não é levado tão a sério pelos pais, a não ser que estes trabalham até mesmo no recesso da creche; A creche é levada pela maioria dos pais como uma “segunda casa” para a criança. Um local onde ela irá aprender coisas que ela aprenderia em casa, como se alimentar sem ajuda, desfralde, coisas relacionadas ao mundo em que vive (adjetivos como grande, pequeno). O único item que não aprenderia em casa certamente, seria a questão da socialização. A não ser que a criança tenha irmãos.
- O nível de ensino ministrado na escola convencional é único para todas as crianças. E nem sempre isso ocorre na creche; Uma turma de alunos de 4 anos em uma escola convencional tem um único projeto escolar, todavia, nesta turma há crianças que ainda não completaram 4 anos. Na creche, principalmente se for um estabelecimento pequeno, os meses de diferença entre os alunos é determinante no projeto escolar a ser implementado.
- Na escola, pressupõe que a criança tenha um certo nível de independência, enquanto que a creche não pressupõe nada, por que é ela quem irá prover meios para que isto aconteça. Posso estar enganada, já que meu filho iniciou a fase escolar em creche e este ano que está em escola convencional. Vou correr o risco aqui.
- A creche não costuma solicitar lista de materiais escolares gigantes com livros e mais livros, ao contrário da escola. O que também justifica o fato de não ser levado assim tão a sério para maioria dos pais. Ou seja, as crianças de fato só a frequentam pois os pais trabalham e não tem com quem deixarem as crianças.
- Em creche o aspecto lúdico tem grande força para ensinar as crianças a enfrentar momentos de birras, crise e enfim lidar com as emoções. Não tenho certeza de como uma escola iria lidar com esta mesma questão. Todavia, noto que isso depende do método de ensino que cada escola se propõe a desenvolver.
Arrependo de ter matriculado meu filho em uma creche (berçário) quando bebê?
Nem um pouco. Sendo bem realista, tudo aconteceu por necessidade. E ainda bem que em uma circunstância como esta que vivi (e muitas mães trabalhadoras vivem) encontrei lugares ótimos e o melhor, pessoas maravilhosas que de certo modo, me ensinaram a cuidar melhor do meu filho e ensinou a ele coisas que ele guardará a vida toda. Tudo que mencionei aqui foi resultado apenas da minha experiência de mãe, que aliás está só no comecinho. Se você mamãe tem algo a acrescentar nesta problemática creche x escola, conte nos comentários!
11 Comentários