Lanche Escolar Saudável
E finalmente está se aproximando o dia em que todos os dias, terei de preparar a lancheira do Estêvão. Sempre que pensava nisso ficava perdida.
Imaginava que poderia colocar opções de lanches semelhantes ao que ele comia no lanche da tarde em casa (e não estava enganada).
Entretanto, muitas e muitas dúvidas povoavam minha mente! Posso levar frutas? Quais? E quanto a conservação delas? E o suco? Quais opções de sanduíches? E pra aumentar um pouco o desafio, o meu filho segue uma dieta laxativa, por conta do problema que ele adquiriu no intestino.
A escola que meu filho vai estudar tem a opção de os responsáveis pagar o “lanche saudável” para o filho lanchar. Pagamos uma determinada quantia mensal, e diariamente o lanche é oferecido para a criança.
São opções razoáveis, todavia incluem suco de caixinha todos os dias, os pães e quitandas têm ingredientes que o Estêvão não pode ingerir diariamente como queijo, polvilho (pão de queijo por exemplo). O lado bom é que sempre tem uma fruta! Ainda assim, prefiro ter o controle (ainda!) desta etapa!
O que deve compor a lancheira?
Lendo e pesquisando, vi que no lanche da criança tem de estar presente alimentos de três grupos alimentares: proteínas, reguladores e carboidratos.
Proteínas estão no leite e derivados, frango, atum. Reguladores compreendem as frutas e verduras em sua maioria.
Carboidratos se enquadram os pães, bolos, biscoitos. Pronto! Facilitou um pouco para montar o cardápio semanal da lancheira né! Nem tanto!
Como todos esses alimentos serão transportados, há alguns truques que devemos estar atentos para que a refeição não estrague até o momento de ser ingerida.
Sucos por exemplo, é interessante (por que não imprescindível) que esse suco seja natural, em polpa ou no máximo de garrafa (aqueles que se diluem na água).
É bom a lancheira ou o copo ser térmico. Mas caso não sejam, é possível preparar o suco alguns minutos (ou poucas horas) antes de montar a lancheira e colocar o copo no congelador (é pra congelar um pouco mesmo).
Com isso, a bebida estará em uma temperatura ideal na hora do lanche. É possível fazer isso com iogurte também.
Minha preocupação com as frutas era de transportá-las picadinhas. Mas já li muito a respeito no dr. Google e arriscarei prepará-las assim, ainda mais considerando que a lancheira do Estêvão é térmica.
Bolos, biscoitos, pães e companhias. Esta será a parte mais difícil para mim, já que é necessário variar! Preciso ter sempre na minha cozinha pães, bolos, biscoitos integrais e coisas semelhantes.
O mais difícil que considero, será variar o recheio. Todavia, já montei um cardápio semanal pro Estêvão. Quero compartilhar com você. Vamos lá:
CARDÁPIO SEMANAL
SEGUNDA-FEIRA
- Suco de uva
- 2 un. de pães bisnaguinhas com manteiga
- 1 banana
TERÇA-FEIRA
- Pote de iogurte
- 3 un. de Brôas
- 1 fruta picada (ameixa)
QUARTA-FEIRA
- Pote de iogurte
- 1 pedaço de bolo integral
- 1 fruta picada (melão)
QUINTA-FEIRA
- Suco de manga
- 4 empadinhas de frango
- potinho de salada de frutas
SEXTA-FEIRA
- Suco de maracujá
- 2 un. de rosquinhas
- 1 fruta picadinha (pêra)
VEJA COMO PREPARAR UM DELICIOSO BOLO DE CHOCOLATE NA FORMINHA DE PAPEL
E AINDA UM BOLO DE MAÇÃ INTEGRAL!
Pingback: Como transportar frutas na lancheira? – integralmente, mãe