11 regras essenciais para visitar o recém-nascido!

Quando visitar o bebê que nasceu?

Geralmente, quando falamos sobre bebês as pessoas pensam em quão fofos eles podem ser e na vontade que temos de colocar eles no braço.

Porém, muitos esquecem que eles são criaturinhas frágeis e sensíveis, e isso faz com que seja necessário tomar alguns cuidados ao visitar uma família com um bebê, ainda mais se for um recém-nascido.

Para entender um pouco melhor o que devemos ou não fazer, fique atento nas regras que vamos te passar.

Follow my blog with Bloglovin

visitas recem nascido

Ligue para combinar dia e horário

Receber uma visita inesperada pode ser incômodo para os pais, uma vez que, eles acabaram de ter um bebê e estão com uma rotina completamente nova.

Ao invés de decidir fazer uma visita surpresa, pergunte aos pais qual dia e horário é mais adequado para ir até a casa deles.

Sabemos que os bebês trazem uma nova rotina à casa, então, considere que aquela família que você conhecia agora tem uma nova vida e, com isso, novas regras.

Além disso, os pais, certamente estão exaustos devido a chegada do recém-nascido, principalmente as mamães.

Não use perfumes

Recém-nascidos têm um olfato muito sensível, então, cheiros fortes podem fazer com que eles tenham irritações e reações alérgicas. Dê preferência a não usar perfumes ou então a usar desodorantes sem cheiro.

Fumar: nem pense nisso

Ainda falando sobre a sensibilidade olfativa, se a fumaça do cigarro faz mal para um adulto, você consegue imaginar o quanto é prejudicial para um recém-nascido?

visitas ao recém nascido

Portanto, atente-se a essa regra: não se deve fumar nem antes, nem durante a visita. Lembre-se: eles têm narizinhos delicados.

Higienize as mãos

Nós pegamos em diversos objetos ao longo do dia, isso faz com que nossas mãos se tornem fontes de bactérias e possam contaminar os pequeninos. Para evitar isso você deve:

  • Lavar as mãos antes de tocar no bebê ou em objetos dele;
  • Evitar pegar no bebê em excesso.

Cuidado para não acordar o bebê

Se você foi especialmente para ver o bebê, e por azar o encontrou dormindo, respeite isso. O cochilo dele é um momento no qual eles e os pais descansam, se você acordá-lo, isso o deixará estressado, além de fazer com que os pais gastem seu tempo e energias focados em tentar acalmá-lo novamente.

Não beijar o bebê

visitas ao recém nascido (1)

Os recém-nascidos não devem ser beijados, pois, nossa boca é outra fonte de bactérias que pode fazer com que a saúde do recém-nascido fique prejudicada, para evitar que isso aconteça: não os beije.

CONFIRA COMO FAZER O BEBÊ DORMIR! E AINDA

CURIOSIDADES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE TODOS RECÉM-NASCIDOS!

Às vezes, alguns pais e mães dão beijos na cabeça ou na barriga, isso não quer dizer que a visita pode se sentir no direito de fazer o mesmo, já que, o bebê se familiariza mais facilmente com as bactérias dos pais porque esses tendem a estar sempre presentes com ele.

Na dúvida, pergunte aos pais se pode beijar, e opte sempre por beijar a região onde tem cabelo.

Ofereça ajuda ao invés de conselhos

Conselhos são uma forma importante de aprendermos sobre algo novo, porém esse é um período delicado na vida da família, provavelmente os pais estarão cansados com as novas demandas e não se sentirão confortáveis caso você passe a dar conselhos sobre tudo.

Por isso, dê preferência por oferecer ajuda a eles ao invés de ficar dizendo o que eles devem ou não fazer durante todo o tempo.

Fotografar pode?

Quem não quer tirar uma linda foto com o recém-nascido e postar nas redes sociais? É realmente maravilhoso e tentador, não é? Mas… cuidado!

visitas ao recém nascido (2)

Isso pode não ser uma coisa legal. Vai depender que os pais disserem, nem todo pai gosta de ter seus filhos expostos em fotos compartilhadas nas redes sociais.

Antes de fotografar, pergunte se pode e ainda se poderá compartilhar aquela foto em alguma rede social. Caso os pais deixarem, não use o flash, a luz pode causar irritação nos olhos dele.

Evitar levar crianças na visita

As crianças podem ser extremamente inquietas e isso pode ser um grande problema, pois elas não têm muita atenção em certas coisas que estão fazendo.

Por isso, podem pegar em algum objeto do bebê sem terem higienizado as mãos, podem espirrar próximo dele, ou até mesmo acabarem fazendo barulho e acordando o bebê.

Basicamente, elas podem quebrar a maior parte das regras que falamos acima, então, evite levar crianças para a visita.

Se isso não for possível, tente ao menos deixar a criança em algum outro cômodo da casa e permita a aproximação apenas com supervisão do adulto.

Não faça visitas demoradas ou frequentes

Mesmo que você siga todas essas regras acima, é importante reconhecer que a família não teve o bebê para que você possa ficar visitando-o.

Se você está ajudando a família com algo durante esse período, pode ficar um tempinho a mais.

Lembre-se que nessas situações uma ajuda pode ser muito bem-vinda, seja para lavar roupas, preparar refeições, ou alguma outra tarefa doméstica.

Mas caso for uma visita apenas por curiosidade ou lazer, talvez você possa pensar em reduzir a frequência, sem contar que passar muito tempo pode atrapalhar a rotina dos pais ou deixar eles ainda mais cansados do que já estão.

visitas recem nascido (1)

Hora de dar tchau

Por fim, é importante que você esteja atento aos sinais de quando é a hora de ir embora.

Não se sinta ofendido caso eles sinalizem que pretendem ficar sozinhos, eles provavelmente estarão bem cansados, além de preocupados com a saúde do recém-nascido.

Despeça-se educadamente e agradeça pela oportunidade de compartilhar desse lindo momento com eles.

Quando o bebê estiver um pouco maior você poderá visitar com mais frequência e sem tantas dores de cabeça, e não se esqueça: respeite o recém-nascido e a vontade dos pais.

Este artigo foi útil? Compartilhe! 😙🤗

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.