Readaptação escolar após as férias

Readaptação escolar após as férias

É a primeira vez que Estêvão curte as férias propriamente dita. Os 30 dias corridos do mês de julho! Antes, quando estava no berçário era apenas recessos curtos.

Já estou aqui imaginando como será a readaptação escolar após as férias. E o interessante é que até eu terei de passar por esta readaptação. Acordar sem despertador, ficar de pijama e ainda passear sem se preocupar se é segunda ou sábado. 

Eu e meu filho mergulhamos juntos nestas férias. Dormimos juntinho quase todas noites (eu na caminha dele). Até programas de reformas de casa, como ele mesmo diz, ele assistiu comigo.

Em dias de aulas ele estaria dormindo. Mas estes momentos estão com os dias contados! É necessário voltar a rotina de antes.

Readaptação escolar após as férias. Como fazer

Já estou aqui anotando e me programando algumas mudanças para facilitar o processo de readaptação escolar após as férias.

E a questão da hora de dormir será o fator mais difícil de ser contornado. Acho que teremos de acordar cedo alguns dias antes das aulas finalmente começarem.

Este processo também será difícil para mim, pois mexe com minha “rotina de mãe“.  Se eu não estivesse de férias junto com Estêvão, acordasse cedo todos os dias para ir trabalhar, certamente o processo todo seria mais fácil (imagino).

Rotina

Férias, significa viver sem rotinas (ao menos rotinas rígidas) e quando elas acabam é necessário que estas sejam estabelecidas novamente.

E esta transição deve ser feita gradativamente. Alguns dias antes das aulas começarem, acorde seu filho cerca de 40 min antes e vá relembrando as lembranças da escola, como os colegas e a professora que ele não vê há tanto tempo.

As crianças costumam ficar empolgadas em dividir as novidades das férias com os colegas.

Diga a verdade sempre

É sempre bom ser sincero independente de qualquer coisa com a criança, caso ela chore ao ir ou ficar na escola.

Diga a verdade acima de tudo. Você vai embora mas você vai voltar! Entendo que é difícil e eu mesmo não gosto.

Mas muitas vezes devemos confiar que a professora vai conseguir persuadir a criança a permanecer na sala de aula sem chorar.

por falar nisso, a confiança, o relacionamento entre a escola e a família da criança deve ser transparente e sem restrições. Levo comigo o lema de que a escola deve ser extensão do lar da criança.

Envolvimento

Envolver a criança nos processos da rotina pode facilitar a readaptação escolar após a férias. Peça ajuda da criança para preparar o lanche escolar, o uniforme e ainda ensine-a a separar o material escolar na mochila e até mesmo verificar se é necessário repor os materiais escolares faltantes.

Pontualidade

A pontualidade ao deixar a criança na escola faz muita diferença, visto que elas são imprevisíveis nestas circunstâncias, pois podem chorar, resistirem em não querer ficarem tranquilamente na escola etc.

E além disso é importante também que a despedida seja rápida. Dê um beijo, um abraço diga o que for necessário, mas é importante que seja rápido para que a criança não tente te manipular através do choro ou até mesmo frase (isso é bem comum por aqui).

Abaixo um guia rápido para tornar a readaptação escolar após as férias algo natural e até prazeroso para a criança e os pais:

Readaptação escolar após as férias. Como fazer

Como foi este processo de volta às aulas por aí? Conta pra mim nos comentários! Quero saber!

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    1 Comentário

    1. Pingback: Como escolher a escola para seu filho? Veja o que você precisa saber!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.