Como aproveitar os parques de Goiânia com as crianças

Como aproveitar os parques de Goiânia com as crianças

Goiânia é uma das capitais verdes do Brasil. E incrivelmente minha família não temos o costume de usufruir de toda essa área verde. Entretanto em uma cidade onde não tem praias, não há muito o que fazer, além de visitar parques, curtir e arborização e só.

Eu pensava assim, antes do meu filho nascer. E com o nascimento dele, tivemos de nos reinventar a cada dia para que ele gastasse energia e brincasse cada vez mais ao ar livre. Sorte nossa que moramos em casa térrea, mas há muitas famílias que residem em prédios. Nestas férias, com a ajuda da tia do Estêvão tivemos algumas ideias de como aproveitar os parques de Goiânia com as crianças.

Goiânia: capital verde

A prefeitura da cidade de Goiânia investiu intensamente na implantação de unidades de conservação e na preservação das áreas verdes. De acordo com o Plano Diretor de Arborização Urbana (Pdau), Goiânia é a capital brasileira que possui o maior número de metros quadrados de áreas verdes por habitantes.

Conforme o levantamento da Agência Municipal do Meio Ambiente, a capital tem 94 metros quadrados de áreas verdes para cada cidadão, ficando em segundo lugar, já que a campeã mundial é a cidade de Edmonton, no Canadá, com um número de 100 metros quadrados de área verde por habitante. Dados coletados do site da prefeitura de Goiânia.

Fim de semana no parque : piquenique ao som de música clássica

Em um dos fins de semana das férias de julho, Estêvão foi dormir na casa da tia, e o apartamento dela fica de frente a uns dos maiores parques da cidade. E minha cunhada já havia me contado sobre como aproveitar os parques de Goiânia com as crianças, no caso com o Estêvão.

No parque frente ao apartamento dela haveria uma apresentação da orquestra sinfônica e em outro parque próximo ao autódromo da cidade, haveria também a apresentação de uma orquestra. Então o passeio já estava decidido: piquenique ao som de orquestra filarmônica.

Parque Marcos Veiga Jardim

Era a primeira vez que eu estava visitando este parque. Fiquei encantada com o local. E justamente por ser ocasião de férias ele estava cheio, mas com muitas atividades acontecendo. Logo acomodamos nossos objetos do piquenique e permanecemos aguardando o som da música clássica iniciar.

Assistimos toda a apresentação nesta tranquilidade e calmaria. E detalhe, o Estêvão não curtiu muito como eu gostaria por que chegou ao parque dormindo e assim ficou!

Parque-Marcos-Veiga-Jardim- como aproveitar os parques de Goiânia com as crianças

Fonte https://www.emaisgoias.com.br/parque-marcos-veiga-jardim-recebe-o-ii-festival-ar-e-cultura-nas-ferias-de-julho/

Ao chegar em casa fui buscar informações sobre o parque com intenção de um breve retorno. Descobri que o Parque Marcos Veiga Jardim estava sendo palco da 2° edição do Festival Ar e Cultura, oferecendo mais de 50 atividades esportivas e culturais gratuitas para todas as idades durante o mês de julho.

A programação era intensa e diversificada, compreendendo piqueniques literários, brincadeiras, oficinas de pintura, teatro e até presença de personagens famosos. Além disso ainda teria a apresentação da orquestra Filarmônica, aulas de skate, patins, basquete, yoga, treinamentos funcionais, capoeira, funcional kids, oficina de ginástica artística, 1° Etapa do Circuito Goiano de Campeonato de Skate e uma exposição de carros antigos e encontro de motos. Eu simplesmente assisti um dos últimos eventos do festival.

Pista-Skate-Parque-Marcos-Veiga-como aproveitar os parques de Goiânia com as crianças

Fonte https://vamosporai.com/viagens-pelo-brasil/centro-oeste/goias/passeios-goiania-criancas/

Ao menos conheci a super estrutura do local, com grande estacionamento, segurança 24h e grande infraestrutura, possuindo quadras poliesportivas, academia ao ar livre, pista de caminhada, teatro de arena, lanchonete e uma das maiores pistas de skate da região Centro-Oeste.

A dica máxima de diversão é aproveitar os parques de Goiânia com as crianças. Penso que as famílias que residem em apartamentos seguem mais esta tendência, já que apartamentos não tem quintal.

Os parques de Goiânia

A cidade conta com 32 parques. Tem bastante opção para fazer piquenique, andar de bicicleta, exercitar, fazer caminhada ou corrida, brincar nos playgrounds e alguns até tem pedalinhos. Preciso ressaltar que infelizmente existem parques com estruturas ruins ou ainda mal finalizados.

Certamente são por estes motivos que mutias pessoas não aproveitam os parques próximos de onde moram, já que os parques menores são os mais “esquecidos” pela administração pública, infelizmente.

Parque Flamboyant

Este parque apresenta área de 125 mil metros e foi inaugurado em 2007. Possui dois lagos, ponte de madeira, mirante, parque infantil, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica, jardim japonês, quiosques, sanitários e muita vegetação nativa do cerrado.

O entorno do parque e compreendido por grandes prédios de apartamento residenciais, o que certamente contribuiu com um acréscimo do valor imobiliário na região.

Como aproveitar os parques de Goiânia com as crianças - Parque Flamboyant

http://www.curtamais.com.br/goiania/parque-flamboyant

Aproveitar os parques de Goiânia com as crianças não é uma opção somente das famílias que moram no entorno do parque. Há famílias que moram distante do parque e aproveitam o dia para se divertir por lá. O parque também é cenário de grandes fotos profissionais de gestantes e crianças.

Parque Vaca Brava

Este parque fica no setor Bueno. Ele fazia parte de uma fazendo, e o termo “vaca brava” foi dado ao parque por causa das vacas não-domesticadas da região, que era um brejo e um bosque pequeno com espécie nativa de fauna e flora.

Atualmente este parque é um local privilegiado da cidade, possui um lago, playground, estação de ginástica, área para caminhada e corrida. O entorno deste parque é marcado por grandes prédios de apartamento residenciais, bares, shoppings e o Goiânia Shopping, um dos principais shoppings da cidade.

Parque Areião

parque Areião tem 215021 m², um lago com três nascentes do córrego Areião e um braço do córrego Botafogo, além trilhas, playground, estações de ginásticas, campo de futebol e uma vila ambiental projetada para desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

Aos sábados acontece atividades de um grupo de escoteiros. As trilhas são cheia de macacos. Eles costumam ficar comendo frutas ou nas grades que cercam o parque esperando que os visitantes lhes dê coco.

Parque Lago das Rosas

Este parque é o mais antigo de Goiânia. Foi construído na década de 40 e possui 315000 m² de área construída. Possui lago, pista de corrida, trilhas, morante, playground, estações de ginástica e pedalinho.

O interessante de visitar este parque é que ele está localizado no Zoológico da cidade, sendo possível fazer os dois passeios e ainda aproveitar e dar uma volta de pedalinho. 

Como aproveitar os parques de Goiânia com as crianças - Parque Lago das Rosas

Fonte http://www.curtamais.com.br/goiania/parque-lago-das-rosas

Parque Leolído Ramos de Caiado

Este parque fica no setor Goiânia II e foi inaugurado em 2010. É um parque grande, onde contempla área administrativa, lago com peixes e patos, entrada com pórtico, estação de ginástica, pistas de caminhada, playground, estacionamento, sanitários, quiosques.

O grande destaque de aproveitar os parques de Goiânia com as crianças deste empreendimento, é que o local também é apto para prática de esportes.

A área também conta com uma ciclo rota de 3447,24 metros quadrados, academia ao ar livre e recomposição florística e paisagística priorizada com espécies nativas do cerrado. Este parque apresenta 123,9 mil metros quadrados de área construída, todavia é muito pouco conhecido.

Uma atividade que vem fazendo bastante sucesso no local é o Aeromodelismo. Sempre há pessoas adeptas com os aviões e helicópteros de brinquedo. Sem contar os quiosques, os famosos food truck, que ocupam lugar de destaque no parque. O pôr do sol no parque vem ganhando muito destaque entre os visitantes.

Bosque dos Buritis

Esta área verde está localizada no centro da capital. O Bosque dos Buritis é um espaço ideal para descanso após uma pausa na correria do dia. O parque cotem lagos, pistas de corridas, trilhas, playground para as crianças, estação de ginástica.

—————-

É um parque tradicional e antigo. Além de bastante área verde, este parque também contempla um marco histórico da cidade, abrigando monumentos e prédios importantes da capital. O Museu de Arte de Goiânia, que mantém exposição de fotografia, desenho, pintura e escultura e ainda o Monumento à Paz Mundial, obra do artista plástica Siron Franco. O bosque tem área estimada de 124800 m², e é 30% do tamanho original, projetado pelo arquiteto Attílio Correia Lima.

Depois de todo este apanhado de informações sobre a minha cidade, preciso juntar os amigos e ir aproveitar os parques de Goiânia com as crianças, não é mesmo? Tem atividades para todos os gostos. O que vale mesmo é ficar em contato com a natureza. 

Você também mora em uma cidade verde? Conte pra gente nos comentários como é passear no parque, fazer um piquenique! As prefeituras costumam utilizar os parques como palco de grandes eventos públicos! Vamos ficar de olho para não perdermos oportunidades bacanas de passearmos com as crianças não é mesmo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.