Como ensinar o significado do Natal para as crianças?

O significado do natal

Desde que meu filho era bebezinho eu tentava fazer o que todas as mães fazem, como uma foto com papai noel ou algo assim para recordar no futuro.

Mas incrivelmente Estêvão sempre teve medo do “bom velhinho”. O significado do natal para as crianças é bem vago e sempre (quase) está conectado à ganhar presentes e ao papai noel.

 Eu até imaginava se eu ia contar logo para ele que papai noel não existe, ou se ia permitir ele acreditar na imaginação dele.

Atualmente, sinto grande necessidade de explicar o verdadeiro significado do Natal. E aos poucos estou fazendo.

Por onde começar?

Eu me vi procurando esta resposta! Mas é missão de cada família transmitir os próprios princípios e crenças aos filhos.

Não acho ideal permitir que o mundo faça esta tarefa no futuro. E por aqui como somos uma família cristã, estamos ensinando para o Estêvão o significado do Natal totalmente como sinônimo do nascimento de Jesus.o significado do natal para as crianças – presentes

Atualmente o mundo está tão diversificado que é melhor garantir que conteúdo como estes sejam ensinados pelos pais das crianças.

E foi o que fiz. Mas ainda assim a escola influencia bastante neste conceito, creio que justamente por isso, ele acaba conectando natal com ganhar presentes (comum né!).

Aos 4 anos de idade (ou talvez antes) já é possível estabelecer grandes diálogos com a criança sobre muitos assuntos.

Eu tirei proveito disso e passei a contar a real história. Falei sobre Jesus, como ele nasceu e até mostrei como é a manjedoura em fotos na internet. Resumi bastante a história, mas aos poucos pretendo falar um pouco mais.

Mas e o Papai Noel?

Incrível como o significado do Natal para as crianças está atrelado ao “Papai Noel”. Esta é a parte que não necessita de esforço algum por parte da família.

As crianças aprendem isso no mundo, na escola ou até em sociedade com outras crianças. E foi assim que meu filho demonstrou para mim que acreditava no Papai Noel.

Eu nunca acreditei no bom velhinho. Desde pequenina minha família dizia que ele nunca existira.

E agora estou nesta situação de contar a verdade para meu filho ou permitir que ele siga a imaginação dele.

Quem sabe eu consiga mesclar os conceitos não é mesmo? Até por que foto com Papai Noel é um mimo e são excelentes recordação não é mesmo? Estêvão tirou a primeira com 3 anos de idade. o significado do natal para as crianças 3

o significado do Natal para as crianças

É sempre bom e quase infalível tirar proveito de brincadeiras e objetos lúdicos para inserir o conceito do Natal na cabecinha do seu filho.

Há várias atividades infantis natalinas que podem ser introduzidas nas rotinas das crianças. Mas o imprescindível aqui é você, pai ou mãe ser o responsável por esta atividade. Ser pai e mãe exige presença, e é neste momento que estamos fazendo diferença na vida dos filhos.presença de mãe

O portal Família tem grandes sugestões para ensinar o significado do natal para as crianças. Algo mencionado neste site inclusive é o exemplo, o qual é o maior e mais poderoso instrumento de todos para passar qualquer ensinamento ao nossos filhos. Seja para ensinar algo bom ou algo ruim, o exemplo ensina.O significado do natal para as crianças 1Eu e minha família congregamos assiduamente em uma igreja evangélica e apenas por seguir este exemplo, meu filho já absorve parte dos princípios que desejo passar a ele.

Lembremos de não terceirizar este aprendizado. É difícil mas devemos ter o controle de tudo que nossos filho aprendem.

Como vocês introduzem este assunto com seus filhos? Vamos conversar? Deixe seu comentário!

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.