Pular para o conteúdo

20 coisas para NÃO deixar de fazer no primeiro ano do bebê

PRIMEIRO ANO DO BEBÊ

Enquanto estamos grávidas, temos um expectativa enorme quanto à conhecer o nosso bebê e literalmente, o que fazer com ele assim que ele nascer. E para que você curta bastante esse momento de início, hoje vou te mostrar as uma lista de 12 coisas para fazer no primeiro ano do bebê. Vamos lá?

O primeiro ano do bebê

O primeiro ano do bebê é recheado de emoções, concordam? É como um parque de diversões tanto para a mãe quanto para a criança, principalmente se esta for uma mãe de primeira viagem!

O bebê passa por um salto imenso de desenvolvimento em apenas um ano, e mesmo muitos ainda andam de fato pouco tempo após o primeiro ano de vida, o que é normal em grande parte dos casos tá!

É amamentação, introdução alimentar, estímulo para sustentar a cabecinha, para sentar, engatinhar, andar….ufa! E pensar que com o tempo, quando o bebê já for uma criança na pré-escola você já terá esquecido boa parte desses desafios né.

Primeiro-ano-do-bebe-21

Mas é exatamente por isso que decidi criar essa lista aqui, pra você criar boas memórias afetivas afim de não esquecer facilmente do primeiro ano de vida do bebê, seja da parte boa e ainda, da parte não tão agradável assim. Agora vamos à lista.

#1Trabalhando menos

Seu bebê precisa de você mais do que nunca em seu primeiro ano, pois está desenvolvendo uma associação com rostos e sons familiares. O calor e o amor de uma mãe podem acalmar um bebê e esse vínculo é inato! 

primeiro-ano-do-bebe-

Não estou dizendo para você deixar seu trabalho completamente, mas você certamente pode reduzir algumas horas de trabalho para passar algum tempo de qualidade cuidando do seu bebê.

#2 Levando-os para o Playground

Seu bebê pode ser muito pequeno para brincar em um playground, mas um pouco de ar fresco definitivamente fará bem a ele. 

Leve-o ao parquinho para que ele interaja com outras crianças, isso vai melhorar as habilidades receptivas e cognitivas do seu bebê e é uma ótima fonte de entretenimento também!

#3 Tirar fotos de família suficientes

Você deve ter memórias suficientes para colocar na parede para que possa apreciá-las sempre que se lembrar daquela época. 

Primeiro-ano-do-bebe-8

À medida que seu filho cresce, você tende a sentir muita falta de seus primeiros anos e, apenas para manter ótimas lembranças, sempre capture-as em fotos de família!

Meu filho tem 8 anos atualmente, e sinto uma saudade quanto vejo as fotos…ainda bem que as tenho!

#4 Abra uma conta poupança ou previdência

Qualquer dinheiro que você receber como presente para o seu bebê, economize. Criar um bebê pode ser caro, certifique-se de economizar abrindo uma conta e investindo o dinheiro em coisas importantes para o seu bebê, como um novo berço, mesa de cabeceira ou andador.

Ou, faça melhor, abra uma previdência, para que seu filho, apenas ele consiga ter acesso ao dinheiro guardado quando atingir sua maioridade. Eu fiz isso quando meu filho nasceu, abri uma conta na BrasilPrev.

#5 Certifique-se de armazenar as fotos em uma nuvem como ICLOUD OU GOOGLE PHOTOS

Faça o armazenamento de backup corretamente para armazenar fotos. Dessa forma, mesmo que seu telefone ou sua câmera quebre, você nunca perderá o controle das memórias do 1º ano do seu filho. 

Primeiro-ano-do-bebe-7

As mães geralmente se arrependem mais disso, pois uma vez que uma foto é perdida ou seu cartão de memória é corrompido, as fotos de seus bebês não podem ser recuperadas.

#6 Uma impressão colorida com as mãos e os pés

Você sempre vai se arrepender de não ter tirado uma impressão de suas mãozinhas e pés, então faça isso antes que ele fique mais velho!Eu me arrependi viu!

#7 Não tirar fotografias profissionais de recém-nascidos

O primeiro ano pede uma sessão de fotos profissional para bebês, eles parecem incrivelmente adoráveis ​​e lembram o tempo em que você gostava de segurar seu bebê para sua pose perfeita! 

Estevão fez ensaio newborn aos 9 dias de nascido. Confere aí um pouquinho como ficou. O umbigo dele caiu durante a sessão de fotos!

Primeiro ano do bebê newborn 1
Primeiro ano do bebê newborn 2

#8 Não dar chupeta

A chupeta ajuda a acalmar os bebês e, de acordo com pesquisas, bebês que tomaram chupeta no primeiro ano ficaram mais calmos e menos rebeldes na vida adulta.

Isso eu fiz…e confesso que ajudou demais a ter um bebê calmo em casa!

#9 Ouvir os conselhos de outras pessoas e ir contra o que eu sentia

Às vezes você realmente deve ir para o pressentimento. Uma mãe disse “ultimamente eu senti que meu bebê estava com cólica e quando fui ao médico, ele confirmou isso” Fora isso nós, mães, devemos ouvir e aprender com as experiências de outras mães.

#10 Falando minha língua nativa com eles

Essa dica vale para as famílias bilíngues! As crianças imitam e aprendem mais rápido com 1 ano de idade, pois suas habilidades de cognição estão nos estágios de desenvolvimento. 

primeiro-ano-do-bebe-3

Falar sua língua nativa os ajudará a aprendê-la com facilidade e rapidez do que você imagina! Uma mãe diz: “Comecei a falar com meu bebê em minha língua nativa com 1 ano de idade e agora, aos 6 anos, ela é tão fluente quanto eu!”

#11 Levando-o para aulas de natação

É uma introdução à água para eles. Você pode sentar com eles na piscina e apenas observá-los balbuciar e espirrar na água, aproveitando seu tempo. uma senhora afirmou: “passar meu tempo com meu bebê ao longo da piscina foi o momento mais memorável de todos os tempos!”

Primeiro-ano-do-bebe-15

Não precisa ser aulas de natação propriamente. Muitas vezes apenas um passeio em um clube já vai gerar uma memória afetiva inesquecível do primeiro do bebê.

#12 Tire uma foto mensal

Se há uma coisa que eu aprecio mais do que tudo são as fotos de marcos mensais que tirei do meu bebê a cada mês.

Se você puder pagar um fotógrafo, isso é incrível, mas não é difícil você mesma fazer. Há muitas inspirações por aí.

Primeiro-ano-do-bebe-9

E junto com as fotos, prepare uma atividade tipo mêsversário para celebrar a cada mês. E não se esqueça de tirar fotos né!

#13 Tire uma foto com o Papai Noel e o coelhinho da Páscoa

Essa eu juro que tentei. Estêvão tinha medo acredita? A verdade é que eu incentivo essa prática apenas se ela for importante para suas crenças de família. Já que ao contrário, pode não ter como resultado a memória afetiva que estamos almejando.

#14 Leia, cante, converse com o bebê

Além disso fortalecer a rotina familiar, vai gerar grandes recordações.

primeiro-ano-do-bebe-1

Eu e Estêvão criamos o hábito de ler antes de dormir um livro. E depois cantar uma música. Isso tudo em uma poltrona que outrora servia apenas para eu amamentar.

#15 Saia de casa com frequência

Eu sei que pode ser difícil sair de casa com um bebê e antes que eles possam andar lá não parece muito o que fazer.

Primeiro-ano-do-bebe-18

Mas é muito importante que vocês dois tomem um pouco de ar fresco. Leve o bebê para passear no carrinho, leve o almoço e faça um piquenique no parque, qualquer coisa para sair. É ótimo para o desenvolvimento dos bebês e para sua saúde mental também.

Mas eu confesso que, apesar de sair, preferia a praticidade ao invés de piqueniques trabalhosos. Eram só passeios na casa da vovó, shoppings e pracinhas.

#16 Desenvolva uma rotina consistente

Criar uma rotina consistente para seu bebê no primeiro ano tornará esse primeiro ano muito mais agradável para você e para o bebê.

primeiro-ano-do-bebe-2

Os bebês prosperam na estrutura de rotina. Quando seu bebê aprende sua rotina e sabe o que esperar ao longo do dia, é menos provável que faça birras.

#17 Dê um salto na prova do bebê

Não espere até que o bebê comece a engatinhar e bata uma TV na cabeça para começar a proteger sua casa.

Você sabia que uma criança morre a cada dez dias devido à queda de móveis?

#18 Escreva uma carta para seu aniversário de 18 anos

Que melhor presente você pode dar ao seu filho em seu aniversário de 18 anos do que uma carta que você escreveu para resumir seu primeiro ano de vida?

Inclua algumas histórias engraçadas, observe seus traços de personalidade e suas previsões de seu futuro.

#19 Tente viver o momento

O primeiro ano do bebê realmente passa em um piscar de olhos. Quando você olhar para trás naquele primeiro ano, eu prometo que você não vai desejar manter a casa mais limpa. Você não vai desejar ter cozinhado jantares melhores ou algo assim.

Primeiro-ano-do-bebe-12

O que você deseja é segurar você bebê mais. Apenas o segure e mergulhe em cada momento.

Você tem uma chance no primeiro ano do bebê, então viva o momento. Não se preocupe com as pequenas coisas e tente aproveitá-las o máximo que puder.

Agora conte aí se você fez alguma dessas atividades no primeiro ano do seu filho, queremos saber!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: