Parto normal ou cesáreo? Quais as indicações de cada um?

Parto normal ou cesáreo?

Há dois modos de nascer: parto normal ou cesáreo (via cirurgia cesárea e via vaginal ). Entretanto, no Brasil a quantidade de cesáreas representa mais da metade dos partos realizados.

O que gera grandes questionamentos, já que na teoria, o parto cesáreo é indicado apenas em específicas circunstâncias. Mas como circunstâncias específicas representam mais da metade de TODOS os partos realizados no país?

A cirurgia cesariana é mais lucrativa para o médico-obstetra. No mesmo período que um obstetra acompanha uma parturiente em um parto normal ele realiza vários partos cesarianos. Sem contar que a cesárea é algo possível de se planejar (apesar de não ser o ideal).

SAIBA MAIS SOBRE OS MEDOS QUE ACOMPANHAM O PÓS-PARTO!

A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA EM PARTO NORMAL OU CESÁREO!

PREPARE-SE PARA ESTE MOMENTO EM UM CURSO PARA GESTANTE ONLINE!

O que dizem os médicosParto cesáreo ou normal

Há médicos que são verdadeiros adeptos da cesariana justamente por trabalharem em fins de semanas ou até mesmo feriados.

A cesárea agendada aumenta o índice de prematuridade do bebê, afetando o peso e ainda o pulmão que pode estar imaturo, o que vai obrigar o recém-nascido a ir para UTI.

Em contrapartida a esta realidade, ainda há mulheres que desejam por um parto normal. E importante encontrar desde o início do pré-natal um profissional apto para os dois tipos de parto e que ofereça um apoio genuíno em todas as decisões tomadas.

Atualmente, tem crescido muito a quantidade de profissionais que trabalhem a questão da humanização em seus pacientes. E isto tem feito grande diferença para as grávidas e também para os recém-nascidos.

A humanização nada mais é que respeito. Respeitar a vontade da gestante em achar a melhor posição para ter o bebê, ou ainda questionar processos rotineiros entre os médicos como o uso da episiotomia. Certamente, há casos em que ela é necessária.

Mas atualmente tem sido usada para TODAS as mulheres que tiveram parto normal! Isso já torna o procedimento questionável! Creio que a empatia, está fortemente ligada ao respeito.

E quando se trata de nascimento, independente da via de nascimento, esses dois itens devem estarem presentes no relacionamento entre a parturiente e o médico-obstetra.

A escolha é sua

Independente da via de parto escolhida, é imprescindível que a gestante esteja preparada tanto para o parto vaginal quanto para o cesáreo. Primeiro que, na hora “H” pode haver impedimentos para o parto normal, justificando uma cesariana. Parto normal ou cesáreo: os caminhos que levam à melhor escolha

O contrário, é raridade, já que a maioria das mulheres que optam por cesárea, são submetidas ao parto normal apenas na rede pública.

Atualmente há várias campanhas de incentivo ao parto normal, e este novo conceito de humanização nas maternidades públicas do país faz parte desta ideia.

Como foi o seu parto? Normal ou Cesáreo? Conte pra gente nos comentários!

 

 

SEJA BEM VINDA AO MELHOR MOMENTO DA SUA VIDA! ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 5 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe) e neste momento me descobri empreendedora digital e o blog "Integralmente Mãe" nasceu! Desde então, eu busco influenciar as mamães a optarem por melhores escolhas no exercício da maternidade. E ainda a empreenderem em casa ou em qualquer lugar! Por que é somente com esta liberdade que conseguiremos curtir de verdade nossa família e filhos!

Website: https://www.integralmentemae.com

    8 Comentários

    1. Ótimo post, é bem esclarecedor para os dois métodos, mas tudo depende da hora H mesmo…

      • Hellen Xavier Manso

        Exatamente!

    2. Paloma Martinez

      acho q parto normal é o melhor. mas depende muito da situação da mãe e claro do bebê.

      • Hellen Xavier Manso

        Eu tb acho! Tive parto normal inclusive! Sou a favor da cesariana apenas para salvar vidas!

    3. Vivian

      gostei muito , Esclarecedor

    4. Pingback: A escolha do parto normal humanizado – Tome sua Decisão

    5. Pingback: Bolsa da maternidade do bebê e da mamãe: Você sabe o que levar?

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.