Melhor Raça de Cachorro para Criança – 8 opções de bons companheiros!

Antes de falar da Melhor Raça de Cachorro para Criança, é preciso levar em consideração aspectos como a idade ou características dos pequeninos da casa. Desta forma, podemos identificar 3 categorias principais de cães babás: cães com instintos protetores para crianças muito pequenas, companheiros muito ativos para crianças hiperativas e companheiros de brincadeiras pacientes para crianças em geral.

Uma das regras gerais a ter em mente quando falamos das melhores raças de cachorros para crianças é “quanto menor a criança, maior deve ser o cão”.

Neste artigo explicaremos por que essa regra se aplica, mas acima de tudo mostraremos quais são as Melhores Raças de Cachorros para Crianças.

Cães grandes para crianças pequenas

Crianças pequenas, sem fazerem de propósito, podem machucar ou irritar muito um cachorro, por exemplo, puxando suas orelhas, pelo ou rabo. Se o cão for pequeno, é mais fácil para ele sentir dor ou reagir inesperadamente adotando uma atitude agressiva e defensiva.

Pelo contrário, um cão grande nem sempre reage ou percebe as travessuras das crianças, por isso tende a não reagir muito ou mesmo a ficar sem paciência.

No entanto, isso não significa que os pequeninos da casa possam fazer tudo com o cachorro, mesmo que ele seja grande. O tamanho ideal de um cão para crianças pequenas é o de um pastor alemão ou semelhante.

Vamos então começar a nossa lista de melhores raças de cachorros para crianças.

1. Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um cão perfeito para crianças muito pequenas. Ele é calmo, inteligente e fácil de treinar. Ele é inteligente, forte e com um bom instinto protetor, então se for socializado desde cedo se dará muito bem com as crianças.

2. Pitbull Terrier

Apesar da má fama desta raça, o Pitbull é um excelente cão para crianças, tanto que nos séculos XIX e XX foi um cão babá por excelência. Sua aparência robusta esconde um coração de ouro e uma paciência infinita com as crianças, tornando-a uma das melhores raças de cachorro para criança.

Este cão precisa de uma família ativa para educá-lo e cuidar de sua estimulação física e mental com várias caminhadas diárias. Além disso, é preciso fazer com que ele se socialize, principalmente fora de casa, já que é filhote.

Uma boa opção é levá-lo a um profissional adestrador de cachorro desde pequeno.

3. Golden Retriever

O Golden Retriever é um cão fofo com os menores, considerado um dos melhores cães para uma família com filhos pelas suas características como inteligência, paciência e doçura.

raça de cachorro golden retrievier

É um cão muito ativo e brincalhão, mas apesar disso tem um temperamento calmo e paciente. Ele precisa de um ritmo de vida ativo e estimulante, pois é muito inteligente e possui bastante energia.

4. Dogue Alemão

O Dogue Alemão é um cão de tamanho gigante e uma das melhores raças de cachorro para criança com idade entre 6 e 8 anos de idade. Ele é um cão gentil, bem-humorado e protetor, perfeito para famílias tranquilas e seu tamanho manterá qualquer pessoa com más intenções longe.

O único problema com o Dogue Alemão é o mesmo que acontece com o São Bernardo: ele precisa de muito espaço e tem que comer grandes quantidades de comida, então mantê-lo pode custar caro.

5. Boxer

O Boxer é de longe a melhor raça de cachorro para criança, porque nunca deixa de querer brincar, mesmo quando fica mais velho. Ele se dá bem com crianças e adora qualquer tipo de jogo.

raça de cachorro boxer

Eles são uma das melhores raças para crianças a partir de 6 anos, pois podem involuntariamente ser um pouco rudes quando brincam. É adequado para todas as famílias, o único problema é que baba muito, então se você não gostar desse tipo de comportamento dos dogs, será necessário optar por outra raça citada.

6. Rough Collie

O Rough Collie, ou Cão Pastor Escocês de Pelo Comprido, é um cão muito apegado aos membros da família que o acolhe, principalmente as crianças.

Eles têm uma paciência verdadeiramente infinita. É adequado para crianças com mais de 7 anos e que não sejam muito impulsivas, porque é importante que não puxem os cabelos do cachorro.

raça de cachorro Rough Collie

É um cão muito inteligente, assim, não deve faltar estimulação mental e exercícios diários de obediência por parte de seu tutor. É perfeito para famílias disciplinadas e organizadas.

7. Beagle

O Beagle é a raça de cão mais adequada para crianças hiperativas. É ótimo para famílias dinâmicas com um estilo de vida ativo que costumam fazer caminhadas ou atividades em contato com a natureza.

Essa raça tem muita energia e um ótimo olfato, sendo que às vezes tendem a ser muito independentes.

raça de cachorro beagle

Além de estar entre os cães que se dão bem com crianças, é também um cão que pode viver num apartamento sem problemas, se o levar pra passear mais de uma vez por dia e se o obrigar a fazer exercícios e atividade física regular.

Tudo isso se deve a necessidade de manter o organismo do cão saudável, mesmo que ele esteja em um espaço reduzido, como o apartamento em questão.

8. Labrador Retriever

O Labrador Retriever, como o Beagle, é uma das raças adequadas para crianças hiperativas. É também um cão muito inteligente que se adapta a diferentes tipos de famílias.

raça de cachorro labrador

No entanto, é particularmente bom para pessoas que têm tempo para fazer atividades ao ar livre, bem como para educar e treinar o cão para ter certeza de que ele está sempre estimulado tanto física quanto mentalmente.

Antes de comprar um cachorro: precauções e conselhos

Gostaríamos de lembrar que selecionamos apenas 8 raças que em nossa opinião formam uma lista completa das melhores raças de cachorro para criança, mas qualquer cão pode ser um ótimo companheiro para seu filho ou filha.

É importante que o cão tenha sido devidamente socializado com as crianças desde seus primeiros meses, não tenha problemas de comportamento e tenha um temperamento estável.

Lembre-se de que você tem que treinar o cachorro, mas também terá que educar as crianças lhes explicando como se comportar com o novo amigo de 4 patas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.