Como lavar as roupas do bebê? Máquina de lavar ou á mão? Precisa passar?

Toda futura mamãe sonha em comprar o enxoval do bebê não é mesmo? E depois de adquirir tudo, vem o próximo passo: Como lavar as roupas do bebê?

Parece uma pergunta fácil de responder, mas nem tanto! Até porque as roupinhas não estão assim tão sujas, mas precisam sim ser lavadas com sabão apropriado! E acreditem, muitas mamães ainda tem dúvidas se lavam as peças na máquina ou não!

Quando lavar as roupas do bebê?

É um ansiedade ! Eu ainda me lembro de quando estava com tudo pronto, faltando apenas lavar as roupinhas e organizá-las nas gavetas para finalmente montar a mala de maternidade!

Como lavar as roupas do bebê_ (1)

Eu me lembro que lavei as roupas do Estêvão em torno da 30° semana, algo em torno do 7° mês. Você precisa lembrar de não lavar as roupas do bebê com tanta antecedência. Caso contrário elas vão empoeirar muito!

Separe as roupas do bebê por grupos! Por exemplo, grupo de fraldas, de bodies, macacões e por aí vai! E separe também por tamanho! Até por que não justifica você lavar com tanta antecedência uma roupa tamanho M ou G, não é? Que erá usada daqui a algum tempo!

Como lavar as roupas do bebê? Máquina ou á mão?

Esta pergunta ainda gera bastante dúvida! Pois eu te adianto algo pra você decidir já o que é melhor para a sua rotina! Primeiro responda se as peças que você adquiriu do enxoval de bebê são de boa qualidade.

Você já deve saber que grande parte das roupas do meu filho são da marca Carter´s. Nós conseguimos importar 80% de todas as roupa que ele usou! E as roupas importadas são de extrema qualidade!

VEJA AQUI COMO IMPORTAR ROUPA INFANTIL PAGANDO PREÇO DE FÁBRICA!

lavar as roupas do bebê

E esta questão foi decisiva no momento de lavar as roupas do bebê! E obviamente eu lavei as roupinhas na máquina de lavar.

Todavia não utilizei qualquer sabão. Utilizei sabão apropriado. Aliás em qualquer supermercado você encontra sabão para “roupas delicadas” ou “roupas de bebê”, como o os da marca “Olá” ou até “Omo”. Eles costumam ser feitos a base de coco. Veja aqui como escolher!

Lavando na máquina

Mesmo lavando na máquina, não utilizei ciclos longos. Até porque não há razão para utilizá-lo!

As roupas só estão empoeiradas! Eu recomendo usar o ciclo rápido ou delicado. Todas as máquinas de lavar tem estes dois ciclos, tenho certeza!

Agora se você não tem certeza da qualidade das roupas que você adquiriu, prefira lavar à mão. Ou ao menos interrompa o ciclo da máquina na hora que ela entrar no ciclo da centrifugação (torcer).

Cuidados que você tem com roupas comuns, são imprescindíveis com as roupas do bebê.

Estou me referindo a separar as roupas por cores e lavá-las separadas das demais roupas (suas roupas, roupas da casa por exemplo).

Cada ciclo da máquina deve lavar cada tipo de roupa. Um ciclo para roupas brancas (ou quase brancas, claras). E outro para as coloridas.

Aliás, não se esqueça dos cuidados que se deve ter quando a roupa é colorida a ponto de correr o risco de manchar as demais (isso vai depender do material que ela é feita)

Jamais utilize amaciantes! A pele do bebê é muito sensível. E é por este motivo que o processo de lavagem deve ser o mais neutro e indolor possível!

Se quiser deixar a roupa cheirosa, apenas utilize o tipo de sabão que mencionei anteriormente, eles são muito cheirosos!

Passar roupa?

Nunca pensei que fosse dizer isso, mas eu indico e super recomendo isso! Aliás, é quase impossível fujir desta etapa! Mas sabe, passar roupa do bebê, que vai nascer é uma atividade até gostosa!

É um momento recheado de expectativas. Sem contar que as roupas são tão pequeninas que o tempo passa rapidinho. E logo logo todas as roupas já estarão passadas!

Lavar as roupas do bebê

A rede de apoio

Eu contei com minha rede de apoio deste a gravidez, e foi durante este momento de lavar as roupas do bebê e passá-las. Eu contei com a ajuda da minha mãe, a futura vovó!

Não recuse ajuda ou hesite em solicitar! Com mais 30 semanas você com certeza já está sentindo o peso do barrigão e precisa sim de ajuda! Toda ajuda é bem vinda!

Roupas manchadas

Com o uso, entre uma mamada e outra, você verá que a quantidade de roupas sujas aumentam em uma quantidade espantosa! E não se deve lavar roupas de bebê uma vez na semana.

Mesmo que você tenha muitas roupas na reserva, é interessante ir planejando a lavagem das que mancharam e estão muito sujas!

Como as que mancharam de leite, vômito ou pior ainda, de cocô! Lembro-me que eu colocava as peças de molho em um balde. Isso facilita muito a remoção da mancha!

E outra coisa, não se deve colocar roupa suja assim, direto na máquina não é mesmo? O correto é ir trocando a água do balde. E por fim, em algumas situações esfregar com sabão de côco! Há momentos que o esfrega-esfrega é inevitável!

Agora quero saber de você mamãe ou futura mamãe! Como foi este momento de lavar as roupa do bebê? É um momento cheio de expectativa né! Vem conversar comigo nos comentários!

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    1 Comentário

    1. Pingback: Cronograma para iniciar o enxoval de bebê completo mês a mês!

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.