Já chegando o momento da introdução alimentar por aí? Imagino que já saiba que as frutas serão os primeiros alimentos a serem oferecido neste processo. E hoje vamos saber mais esta questão, sobre frutas para introdução alimentar do bebê, vamos lá?
Antes de tudo, consulte o pediatra do seu filho para saber qual o momento adequado para a introdução alimentar, já que este momento pode acontecer de forma diferente quando o bebê é alimentado com fórmulas infantis.
O que dar no início da introdução alimentar?
Frutas, essa é a resposta. Elas são de fácil aceitação por terem um sabor adocicado. São de preparo fácil e indicadas como primeira etapa no processo de introdução alimentar.
“Mas qual fruta exatamente devo oferecer ao meu bebê?” Saiba que tem algumas frutas para introdução alimentar do bebê que são mais indicadas que outras, até porque vamos lembrar que o intestino do bebê passará por mudanças após todo este processo.
As frutas constipantes
As frutas constipantes tendem a ter uma quantidade de fibras reduzida, o que, caso sejam oferecidas em excesso aos bebês, podem prender o intestino.
Para manter um bom funcionamento intestinal, é imprescindível que na dieta alimentar estejam presentes tanto as frutas constipantes como as laxantes, as quais veremos logo mais. Vamos conhecer algumas frutas constipantes típicas da introdução alimentar infantil:
- BANANA
- MAÇÃ
- GOIABA
- MELÃO
- JABUTICABA
- PÊRA
- CAJU
E antes que eu me esqueça, meu filho teve um probleminha chamado constipação crônica, o qual pode ser que seja do seu interesse.
Lembro-me de testar frutas e mais variedades de frutas e não obter melhoras no trânsito intestinal dele. Enfim, vai lá no artigo, caso seu filho esteja constipado de modo que não consiga resolver com a alimentação!
As frutas laxantes
Esta classificação é exatamente o oposto da anterior. Frutas laxantes tem muitas fibras, as quais contribuem com o trânsito intestinal, especialmente quando ingeridas em conjunto com as frutas constipantes. Vamos conhecer as frutas laxantes:
- AMEIXA
- ACEROLA
- LARANJA
- MAMÃO
- ABACATE
- KWI
Como dar a primeira papinha de fruta para o bebê?
Papinhas
Não pense que o bebê vai aceitar de primeira o novo alimento e pronto! Pode não ser assim. Lembre-se que os bebê não sabem mastigar e engolir ainda. E é exatamente por isso que o primeiro contato com as frutas seja através das papinhas.
Mas calma, não é nada elaborado. Em algumas frutas por exemplo, basta que você a amasse, como a banana. A maçã, você raspa, não oferecendo em inicialmente a casca.
Não pode esquecer que, pedaços grande são riscos de engasgos, todavia a medida que o bebê aprende a comer, você já pode introduzir papinhas mais firmes ou a própria fruta in natura.
Não dê sucos
Muitos papais e mamães acreditam que oferecendo o suco, é a mesma coisa que oferecer a fruta in natura e não é. O suco deve ser oferecido ao bebê somente após o primeiro ano de vida.
Isso porque no processo de fazer o suco, as frutas perdem muitas fibras preciosas ao bebê. Dessa forma é melhor deixar que o bebê conheça a fruta por inteiro: sua cor, cheiro, sabor e textura.
E tem outro motivo importantíssimo. Todo suco tem açúcar não é? É imprescindível oferecer açúcar para crianças somente após os 2 anos, no caso dos sucos, alguns profissionais alertam para o primeiro ano de vida.
Método BLW
E se você oferecer a fruta inteira para o seu bebê? Este método chama BLW. e tudo que você precisará fazer é retirar a casca da fruta e dá-la para o bebê chupar.
Isso consiste no desenvolvimento do bebê a partir da sua percepção dos alimentos. Com o BLW, o bebê segura seu próprio alimento e come até se sentir saciado.
Frutas para introdução alimentar do bebê
É importante que você não se esqueça do significado do processo de introdução alimentar. E ele é muito mais que ensinar e apresentar para os bebês os gostos, cores e texturas de novos alimentos.
É na introdução alimentar que se forma bons hábitos alimentares que duram a vida toda. É nesta etapa que o paladar do seu filho está sendo treinado.
Daí a importância de seguir algumas medidas imprescindíveis como não oferecer açúcar, refrigerante, chocolate e outros itens semelhantes para crianças menores de 2 anos.
EXTRA: Receitas de papinhas criativas
Papinha de mamão
Ingredientes
- 1 laranja
- 1 mamão médio
- água a gosto
Modo
- Reúna todos os ingredientes e pique em pedaços pequenos.
- Em uma panela, adicione o mamão e cubra com água. Leve ao fogo até ferver.
- Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
- Retire do fogo, descarte a água e adicione o suco de laranja.
- Leve tudo para um liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
- Espere esfriar e está pronto. Bom apetite.
Fonte: Receitaria
Papinha de banana com abacate
Ingredientes
- 1 banana
- 1/2 abacate
- 1 colher de sopa de leite ou iogurte
Modo
- Reúna todos os ingredientes.
- Em um recipiente, adicione a banana, o abacate e o leite.
- Amasse tudo muito bem até obter uma mistura homogênea.
- Está pronto, agora é só servir. Bom apetite.
Fonte: Receitaria
Papinha de maçã, banana e mexerica
Ingredientes
- 1 maçã
- 1 banana
- 1 mexerica
Modo
- Reúna todos os ingredientes.
- Descasque as frutas e pique pedaços pequenos. Reserve.
- Em um liquidificador, adicione as frutas e bata até obter uma mistura homogênea.
- Está pronto, agora é só servir. Bom apetite.
Fonte: Receitaria
Papinha de ameixa
Ingredientes
- 1 pera madura
- 5 ameixas frescas e maduras
- 1 laranja
Modo
- Reúna todos os ingredientes.
- Divida a ameixa em quatro pedaços e remova o caroço.
- Em uma panela, adicione as ameixas e o suco da laranja. Tampe e deixe cozinhar.
- Assim que a mistura ferver, abaixe o fogo e deixe reduzir até que a ameixa fique bem cozida.
- Espere esfriar e está pronto. Bom apetite.
Fonte: Receitaria
Papinha de maça
Ingredientes
- 1 maçã
- 1 litro de água filtrada
Modo
- Lave a maçã, retire a casca e sementes
- Corte-a em cubos
- Em uma panela coloque a água e a maçã, deixe ferver por 5 minutos
- Quando cozida, aguarde amornar e amasse com um garfo
- Espere esfriar e sirva com uma colher as pequenas porções
Agora conta pra mim aí mamães você ofereceu açúcar ao seu bebê menor de dois anos?
LEIA TAMBÉM
20 ideias de pratos divertidos para o lanche das crianças
20 segredos que você não sabe sobre alimentação infantil saudável