Como lidar com os impactos da pandemia e ainda evitar o stress em família?

As mudanças

Com a crise, o medo e a incerteza cercam o mundo. Muitas famílias mudaram a rotina para se proteger do vírus, das ameaças à saúde e à vida.

A escola, o lazer, o trabalho, a convivência social, tudo está resumido no “fique em casa” e o ambiente tende a ficar tenso e sobrecarregado.

Como conseguir conciliar filhos, casamento, vida profissional,  e auto-cuidado? E como lidar com os impactos da pandemia, é o assunto que vamos conversar hoje!

impactos da pandemia (1)

Os Impactos da Pandemia

Somos naturalmente capazes de adaptar as mudanças, sejam elas causadas por acontecimentos bons ou ruins.

Quando o meu organismo começa a ter sinais de sofrimento posso desenvolver o stress, onde o corpo vai ter reações para buscar a adaptação. Este vídeo pode te ajudar a lidar melhor com esta tensão! Confira abaixo!

CONFIRA AS ATIVIDADES INFANTIS PARA ENTRETER AS CRIANÇAS NO PERÍODO DO ISOLAMENTO SOCIAL!

10 DICAS DE FILMES PARA ASSISTIR NA ÉPOCA DA QUARENTENA!

No início há uma produção maior de adrenalina fornecendo energia para as ações de enfrentamento, mas com o passar do tempo chegará a fadiga e a exaustão física e emocional ( ex.prejuízo da memória, gastrite, queda do cabelo, insônia, choro).

O que pode ajudar?

Acordos, flexibilidade e auto-cuidado são excelentes comportamentos para facilitar a adaptação aos impactos da pandemia, para prevenir e tratar o stress. Seguem algumas orientações para as mamães e esposas:

Conversa e muita conversa

Procure conversar e estabelecer regras em acordo com os familiares. Entenda que o Lar e a família serão responsabilidade de todos e multiplica a força.

A casa é espaço comum de direitos e deveres. Até os pequenos devem ajudar em tarefas domésticas compatíveis com sua idade.

Transforme os ambientes deixando-os mais amplos para dar espaço para as crianças, mesmo que você precise guardar, ou empilhar objetos.

A  casa adaptada às condições do isolamento social vai criar um ambiente mais leve.

Alternância de atividades

Alternar as atividades que exijam maior concentração com as de maior movimentação, tendo horários para o trabalhos, tarefas escolares, uso de games e do celular, promoverá qualidade de vida.

impactos da pandemia (2)

Se você puder fazer qualquer atividade física até suar, ajudará seu cérebro a produzir substâncias para melhorar seu humor. Envolva a família com momentos de descontração enquanto se exercita .

Planejamento

A exaustão poderá ser evitada se você planejar e dividir as atividades do lar ao longo da semana. Resista a tentação de fazer tudo de uma só vez, ou de ter a casa muito arrumada.

Aprender a lidar com o caos, flexibilizar  um lanche, um filme, um horário, um colinho. Toda  adaptação exigem mudanças e essas fazem um pouco de bagunça.

Será importante fazer pausas e dormir um pouco enquanto seu bebê dorme durante o dia, por exemplo.

impactos da pandemia

Você só poderá cuidar de seus filhos, marido, casa, home office, se cuidar de si mesma, nos pequenos gestos. Você não tem que dar conta sozinha.

Este artigo foi útil para você? Imagino que te acalmou bastante né! Então, deixe-nos um comentário abaixo e compartilhe com aquela amiga que anda cansada com todos os impactos gerados pela pandemia! Um abraço e até a próxima!

Este artigo foi escrito pela psicóloga Grasiela Mota, atuante há 23 anos, especialista nas áreas clínicas da Saúde e mediação de conflitos. Também é pós graduada em Teologia Sistemática, escritora, palestrante e autora / idealizadora do canal SER GENTE, por Grasiela Mota – esposa e mãe.

Inscreva-se AGORA para receber boletins, brindes e descontos exclusivos!

Hellen Xavier Manso

Sou a Hellen, esposa, mãe do Estêvão de 6 anos, dona-de-casa, arquiteta de formação e blogueira por paixão. O blog "integralmente Mãe" nasceu assim que fui demitida (após ser mãe)!! E meu objetivo é gerar conhecimentos através do marketing digital para instigar você a viver com mais liberdade! Liberdade que se traduz em viver a maternidade sem culpa, a conquistar uma vida profissional de sucesso e livre de estereótipos e muito mais! Vem comigo!

Website: https://www.integralmentemae.com

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.